Quem São Os Verdadeiros Profetas da Atualidade?

28-01-2023 09:57

Existem inúmeras igrejas que ensinam a plena continuidade dos dons espirituais citados no Novo Testamento (veja Efésios 4, Romanos 12, 1Coríntios 12 e 1Pedro 4). Nessas denominações não é estranho conhecer novos apóstolos e profetas, os quais tomam para si a responsabilidade de "revelar a vontade de Deus" para a igreja. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com revelações e profecias, pois a própria Bíblia alerta: "Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores." Mateus 7:15. No meio de tanta confusão em torno desse assunto específico como podemos identificar falsos apóstolos e profetas? O que a Bíblia nos ensina? Espero que esse estudo possa ajudá-lo a identificar e se posicionar acerca dessa questão.

 

1- Ofício de Apóstolo e Profeta

Os profetas surgiram da vontade de Deus em estabelecer um canal de comunicação com Seu povo. A Bíblia estava sendo escrita ao longo da história e a revelação de Deus para o povo ainda não estava completa. Nesse tempo quando o Senhor queria comunicar alguma verdade, instrução, admoestação ou indicar fatos futuros Ele usava um profeta especialmente designado para isso. Uma coisa que muitos deixam de notar é que REVELAÇÃO era apenas uma parte do ofício de profeta. Em grande parte do Antigo Testamento os profetas são instrumentos de exortação e admoestação para o povo, ensinando por qual caminho eles deveriam andar. Então havia REVELAÇÃO (a Palavra foi sendo revelada continuamente através dos séculos) e exortação/consolação/ensino.

Já no Novo Testamento vemos surgir o ofício de apóstolo, o qual indicava, primeiramente, uma pessoa enviada para propagar o evangelho e estabelecer igrejas locais. Nesse sentido, Barnabé é chamado nas Escrituras como apóstolo, conforme vemos em Atos 14:4 "Mas dividiu-se o povo da cidade: uns eram pelos judeus; outros, pelos apóstolos." No entanto Barnabé não era como Paulo, a quem foi concedida sabedoria, entendimento e revelação especiais de Deus, conforme ele mesmo disse: "Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo." Gálatas 1:11,12

Paulo, assim como os outros doze apóstolos, viram o Senhor Jesus ressurreto, foi usado pelo Espírito para escrever grande parte dos livros do Novo Testamento e completar a revelação da Palavra de Deus. Como a Palavra está agora completa, o dom de Profecia hoje não pode mais revelar a Palavra, mas ainda serve para exortação, consolação e ensino mediante a Palavra já revelada.

 

2- Quem são os apóstolos e profetas do tempo atual?

Como dito anteriormente, uma vez que a Palavra já está completa, não há razões para profetas e apóstolos ainda receberem qualquer revelação de Deus. Então, nesse sentido, NÃO HÁ mais profetas e apóstolos hoje! Contudo, se usarmos como referência as outras atribuições de um profeta (ensino, consolo e admoestação), então todo aquele que prega a Palavra ou a ensina pode ser considerado um profeta dos tempos atuais. Isso engloba pastores, professores e professoras de escola bíblica dominical, professoras do ministério infantil, dentre outros.

Da mesma maneira se assumirmos unicamente o papel de propagar o evangelho e estabelecer igrejas locais, o apostolado ainda existe hoje e é realizado pelos missionários que são enviados pelas igrejas para locais onde a Palavra ainda não foi divulgada. Esses missionários viajam, pregam, plantam congregações, assim como os apóstolos faziam no primeiro século.

Temos que ter em mente que nem todos os dons espirituais mantem-se iguais até hoje. Alguns foram concedidos em épocas específicas e para funções específicas. Após o período em que eram necessários eles cessaram e não ocorrem mais. Deus trabalha de maneiras diferentes ao longo da história e como está escrito: "Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente." 1 Coríntios 12:11

 

Para complementar esse estudo segue um trecho de uma entrevista fictícia de Augustus Nicodemus sobre o assunto:

"E qual seria então o critério para dizermos quais os dons que permanecem para os dias de hoje e quais os que cessaram?

Acredito que a regra de ouro é esta: todos os dons que foram veículos de novas revelações ou que estavam ligados diretamente aos instrumentos das revelações, que foram os apóstolos, cessaram com a morte deles. Ilustrando, o dom de profecia continua hoje, conforme entendo, mas somente enquanto exortação, consolo, confrontação pela Palavra. Já o aspecto revelatório da profecia que vemos, por exemplo, em João ao escrever Apocalipse, ou em Paulo e Pedro ao prever como será o futuro, a vinda de Cristo, a ressurreição dos mortos, etc., isso certamente não faz parte da profecia hoje. Já cessou.

Da mesma forma o dom do apostolado. Se entendermos apóstolo como missionário, enviado das igrejas para pregar o Evangelho aos povos (é este o sentido básico do termo em grego), não vejo problemas em dizer que ainda hoje temos apóstolos entre nós, que são os missionários que vão desbravar campos ainda não atingidos pelo Evangelho. Mas, certamente não existem mais apóstolos no sentido dos Doze e Paulo, que viram o Senhor Jesus ressurreto, foram chamados diretamente por Ele pessoalmente ou numa aparição após a ressurreição, e que receberam não somente poderes extraordinários de curar e realizar milagres, como foram também veículos da revelação divina, tendo profetizado acerca do futuro de Deus para seu povo e o mundo. E mais, seus escritos às igrejas foram inspirados pelo Espírito Santo, de forma que são infalíveis e inerrantes, sendo a própria Palavra de Deus. Obviamente, nenhum dos que se intitulam de apóstolo hoje tem estas credenciais. Portanto, não podem ser considerados apóstolos como Pedro, Tiago, João e Paulo. Este é um dos dons que permanece hoje somente em parte."
 Fonte: https://spurgeonline.com.br/artigos/entrevista-sobre-cessacionismo-e-continuismo/

 

Que Deus os abençoe em Nome do Senhor Jesus!