Parte 5 - Entendendo as Armas do Inimigo - Dividir para Conquistar

23-04-2012 23:50

"Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo acabará em ruína, e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma, não subsistirá" Mateus 12:25

 

Existem algumas áreas do conhecimento humano que utilizam uma técnica de resolução de problemas e alcance de objetivos denominada "Divisão e Conquista" ou "Dividir para Conquistar". Nessas áreas do conhecimento, em termos gerais, isso significa que, dado um determinado problema ou grande objetivo a ser alcançado, deve-se dividí-lo em partes menores, trabalhar sobre essas partes, resolvendo cada uma delas individualmente e depois agrupando parte a parte para concluir o objetivo final. A Administração, a Engenharia de Software, entre outras, utilizam essa técnica.

 

Contudo isso não é novidade dos tempos modernos. Na verdade essa é uma técnica usada há muito tempo, tanto pelos homens, como pelos principados e potestades. Satanás também utiliza essa técnica para tentar alcançar seus objetivos malignos. Vamos entender melhor como isso funciona utilizando a Bíblia e alguns acontecimentos cotidianos...

 

Em Números 13 lemos que Moisés enviou doze espias para a terra de Canaã (terra prometida para os filhos de Israel), a fim de obterem informações sobre o povo da terra, o fruto do solo e outros dados que fossem relevantes... Os espias fizeram o que Moisés ordenou, contudo, permitiram que Satanás os dividisse, por incredulidade, conforme está escrito em Números 13:25-31:

 

"Ao fim de quarenta dias, voltaram de espiar a terra. Vieram a Moisés, a Arão e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades. Deram-lhes conta a eles, bem como a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. Relataram a Moisés o seguinte: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela verdadeiramente mana leite e mel! Este é o seu fruto. Mas o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e muito grandes. Também vimos ali os filhos de Enaque. Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na parte montanhosa; e os cananeus habitam junto ao mar, e ao longo do Jordão. Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Subamos animosamente, e possuamo-la em herança, pois certamente prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós."

 

Percebam a divisão instaurada entre eles! Dos doze espias, dez diziam que era impossível possuírem a terra da promessa. Somente Calebe e Josué (veja Números 14:6) diziam que deviam obedecer a Deus e possuir a terra. O resultado dessa divisão foi o seguinte: tiveram que voltar ao deserto, peregrinando por anos, até toda aquela geração morrer, para somente então possuírem a benção de Deus, um atraso de quarenta anos!

 

Satanás dividiu o ânimo do povo, dividiu as opiniões e, assim, conseguiu retardar a vitória na vida deles! E, na verdade, tem conseguido fazer o mesmo nos dias de hoje!

 

Será que estamos tão cegos a ponto de não percebermos as divisões e contendas entre nós? Igrejas e pastores têm vindo a público expor os problemas dos ministérios uns dos outros, competindo para ver quem pode mais! Escândalos e mais escândalos dentro da igreja, causando divisão, intriga, separação, julgamentos, críticas...

 

Perde-se, e muito, quando se gasta tempo expondo os outros, pois isso não traduz a vontade de Deus! Plantando a semente da discórdia, dividindo igreja contra igreja, ministério contra ministério, pastor contra pastor, caímos no mesmo erro e motivo de repreensão que levou o apóstolo Paulo a escrever à Igreja de Corinto: "Ainda sois carnais. Pois havendo entre vós inveja e contendas, não sois carnais, e não andais segundo os homens? Pois dizendo um: Eu sou de Paulo, e outro: Eu de Apolo, não sois carnais?" I Coríntios 3:3-4.

 

Devemos lutar contra o diabo, não entre nós! Nossa luta é contra as trevas, os espíritos malignos e enganadores. Se há pessoas que não andam segundo a verdade que pregam, oremos, pois julgar cabe a Cristo! Se passássemos mais tempo orando e menos tempo nos acusando, certamente, muitos erros teriam sido corrigidos.

 

"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos a mesma coisa, e que não haja entre vós divisões, para que sejais unidos no mesmo sentido e no mesmo parecer" I Coríntios 1:10.

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!