Cuidado com a Soberba!

02-12-2010 10:05

"Também da soberba guarda o teu servo, para que não se assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão." Salmo 19:13

 

O versículo citado acima faz parte de uma oração feita pelo rei Davi. Esse grande rei se preocupava que o sucesso e fama pudessem corromper seu coração, tornando-o arrogante, presunçoso e altivo. A soberba é uma auto-elevação, que provoca no homem o sentimento de auto-suficiência. Uma pessoa que pensa ser auto-suficiente está dizendo, direta ou indiretamente, que não precisa de Deus!

 

Foi exatamente a auto-elevação, provocada pela soberba, o agente causador da queda e desgraça de Satanás, conforme está escrito em Isaías 14:13-15: "E tu dizias em teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo serás levado ao inferno, ao mais profundo do abismo."

 

Alguém que é dominado pela soberba assemelha-se ao diabo, torna-se ingrato e afasta-se de Deus, pois está escrito: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." I João 2:16 e em Tiago 4:6 diz: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes".

 

Portanto sejamos humildes, reconheçamos que todo o nosso potencial, tudo o que podemos fazer e mesmo o nosso sucesso, provém Dele, assim como disse o apóstolo Paulo aos Romanos: "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém" Romanos 11:36.

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!