Como o inimigo age? - Parte I

20-08-2013 13:13

No artigo anterior "Conhecendo mais acerca do nosso inimigo" vimos quem é o nosso adversário, que continuamente tenta contra nós. Ele é chamado maligno, que significa "mau, perverso"; também diabo, que significa "enganador" ou Satanás, que quer dizer "adversário". Agora aprenderemos como esse inimigo voraz trabalha, a maneira como age contra os escolhidos de Deus e também contra toda a humanidade.

 

Um dos métodos de trabalho do inimigo tem estreita ligação com o significado do nome diabo ("enganador"). Ele tem enganado a humanidade desde o princípio da criação e continua fazendo isso até hoje. Quando lemos em Gênesis, capítulo 3, dos versículos 1 ao 6, percebemos muito claramente esse atributo do diabo:

 

"Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu".

 

Da mesma forma como o inimigo agiu contra Eva, fazendo-a pensar que desobedecer a ordem de Deus não traria consequências, ele trabalha contra a humanidade, distorcendo a Palavra de Deus, corrompendo os entendimentos dos incrédulos, cegando seus olhos para não verem e buscarem a Verdade. Perceba como a astúcia do inimigo engana as pessoas em todo o mundo:

 

- A Bíblia ensina: "Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam." Lucas 6:27-28. O inimigo ensina: "Vingar-se é algo natural, afinal, você tolerará maus tratos até quando?";

 

- A Bíblia diz: "Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, não lhe negues também a túnica." Lucas 6:29. O inimigo diz: "Se alguém te bater, devolva a ofensa. Se alguém te tirar algo, vingue-se, tire também dele tudo quanto tem!";

 

- A Bíblia ensina: "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." Romanos 12:21. O inimigo fala: "Retribua mal por mal".

 

Alguns que estão lendo até este ponto podem pensar: "Mas eu já conheço isso, na minha igreja ensinam assim, isso que você está dizendo serve somente para as pessoas que não conhecem a Jesus ainda". Isso é um engano no qual também já vivi. Realmente na igreja ensinam o correto, disso não há dúvida alguma, mas nós não vivemos assim! Se vivêssemos assim, Satanás não encontraria brechas nessa área para nos atacar! Pense por um instante: você já viu pessoas pedindo "justiça" de Deus por terem sido afligidas por alguém? Você já ouviu o termo "Deus, pesa a mão sobre ele..." ou coisas do gênero? Pois eu posso provar, pela Palavra de Jesus Cristo, que orações assim são distorções da Palavra e inspiradas pelo inimigo e não pelo amor de Deus!

 

Você se lembra do que os apóstolos disseram a Jesus quando não puderam entrar em determinada aldeia? Veja abaixo:

 

"Enviou, pois, mensageiros adiante de si. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe prepararem pousada. Mas não o receberam, porque viajava em direção a Jerusalém. Vendo isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir (como Elias também fez?)" Lucas 9:52-54.

 

O que era isso senão um pedido de vingança? O que era senão uma oração inspirada pela astúcia do adversário? Veja a resposta de Jesus a esse pedido:

 

"Ele porém, voltando-se, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Pois o Filho do Homem não veio para destruir as vidas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia." Lucas 9:55-56.

 

Quantas pessoas na igreja, quando afligidas, se acham no direito de orar pedindo "justiça", mas não a Justiça que vem pelo Sangue de Cristo, mas a "justiça" no sentido de "vingança, retribuição do mal pelo mal"? Quando somos injustiçados, devemos sim, pedir a Justiça, que é segundo a oração de Estevão! A Justiça que vem pelo Sangue de Cristo, ou seja, que aqueles que nos afligem venham a se converter, e então, serem Justificados pelo Sangue de Cristo, pois o próprio Senhor disse "o Filho do Homem não veio para destruir as vidas dos homens, mas para salvá-las". Veja a oração de Estevão, e como ele pediu a Deus a verdadeira Justiça:

 

"E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu." Atos 7:60.

 

Além de ser enganador e deturpador da Palavra, o inimigo também encontra meios de nos atacar visualizando os sentimentos que demonstramos e as fraquezas que reconhece em nossa alma. Veja no próximo tópico "Como o inimigo age? - Parte II" como isso ocorre.