Como Crer?

16-07-2018 09:15

"Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça." Romanos 4:3

Crer é a base para a salvação de uma alma. Muitas vezes falamos sobre isso, pregamos sobre isso, mas na verdade pouco explicamos sobre isso às pessoas. Eu acredito que muitos dos problemas que temos em nossas igrejas, com relação à conversão, é que falamos pouco sobre os elementos essenciais à vida e à salvação. Pregamos salvação para quem não entende que precisa ser salvo, sem demonstrar que o ouvinte é um pecador, antes, amenizamos a situação, por receio de que, se explorarmos as verdades desse fato, talvez a pessoa nunca mais volte à nossa congregação. Como esperamos que alguém, de fato, creia, se ele nem sequer sabe sua real situação nesse mundo?

Antes de crer em Cristo você e eu devemos compreender que somos pecadores! Que estamos perdidos! Que somos escravos! Que estamos na posição de inimigos! Antes de crer em alguém que não vemos (Deus), devemos crer no que estamos vendo diante do espelho! Se não crermos que somos perdidos e precisamos ser achados, nunca realmente creremos no sacrifício de Cristo!

Claro, ninguém realmente se vê assim. Somente com a ação do Espírito Santo é que somos despertados para essa realidade! Talvez algum leitor esteja se sentindo assim nesse momento, e, se for esse o caso, quero felicitá-lo. Isso indica a ação do Senhor dentro de você, abrindo os seus olhos para que enxergue a realidade da sua situação. E saiba, se você está se sentindo assim, se sua consciência começa a acusá-lo, se seu coração começa a remexer dentro do seu peito, isso é porque o Senhor começou em você uma BOA OBRA, e Ele a acabará!

Talvez você pergunte: "Eu tenho visto essa realidade em mim, que sou errado e pecador, tenho acreditado nisso e experimentado isso, o que devo fazer?" Bem, para seu conforto quero dizer que o mais que você precisa fazer, após reconhecer o que reconheceu, que é pecador, é apenas e tão somente crer em Jesus Cristo! Mas crer em que? Crer que Ele é o Filho de Deus, crer que Ele veio em carne, em forma humana, perfeitamente homem, mas ao mesmo tempo perfeitamente Deus, e que veio para assumir o seu lugar na condenação de cruz! Ele foi seu substituto na cruz, sofreu a sua morte em seu lugar, foi seu representante, sacrifício pelo pecado em seu lugar. Ele tomou sobre si os seus pecados e levou-os na cruz completamente. Creia nisso e viva!

Mas talvez você pergunte: "Como sei que Ele fez isso por mim?" A Palavra responde: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça". Apenas creia nisso! A Palavra diz: "Todo aquele que nele crer não será confundido." Romanos 10:11. Mas alguém objete: "Mas eu errei tanto, como Ele poderia fazer isso por alguém como eu?" Novamente disse Jesus: "Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento." Mateus 9:12,13.

Alguém ainda pode indagar: "Mas eu não sinto que Ele fez isso por mim". Querido, você não é salvo por sentir, é salvo por crer! Creia Nele e Ele terá feito isso por você. "Todo aquele que nele crer não será confundido" - a palavra TODO inclui você também! Creia e viva! Talvez existam alguns que pensem: "Mas apenas crer me salva? Eu acho que devo fazer algo mais!" Quero dizer que vocês, se pensam assim, estão errados! A salvação é pela fé somente, por graça, não por obras, nem por merecimento! Somente a fé em Jesus é suficiente, somente a fé simples. Nada além dessa fé é requerida, pelo contrário, somente pela fé e sem nenhuma obra, pois se você colocar as suas obras, terá que retirar a fé! O galardão da salvação é segundo a graça, pela fé. Paulo explica isso na continuação do texto em Romanos 4:4-5:

"Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça."

E no fim do capítulo o apóstolo conclui, dizendo: "Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta, Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação." Romanos 4:23-25.

Se você crer em Jesus, é um salvo em Jesus. Salvo agora, salvo imediatamente, salvo totalmente, salvo completamente, salvo eternamente. Creia, por favor, somente creia, e viva! Busque uma igreja cristã, igreja Evangélica, e firme-se Naquele que é a Rocha de nossa Salvação, Jesus Cristo, o Filho de Deus!

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!