Combatendo as Trevas do Coração

12-05-2016 13:50
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4:23
 
Muito se fala sobre os pecados que os homens cometem... Clama-se por arrependimento, conversão de vida, tornar atrás em atos e palavras malignas que se tenha pronunciado. Prega-se arrependimento de atos exteriores, buscar mudanças através da fé em Cristo em ações e atitudes que podem ser vistas pelo mundo, como se somente isso bastasse para alguém ser uma Nova Criatura. Tratar somente os efeitos de uma doença não leva ninguém à cura, antes pode tornar a enfermidade ainda mais forte e difícil de ser medicada.
 
O Evangelho jamais se preocupou tanto com o exterior do homem sem antes apontar para o interior de seus corações! Todo pecado, blasfêmia e transgressão não inicia do lado de fora de nossos corpos, mas bem no interior dele. O coração (ou mente, dependendo do contexto) é o lugar onde os males humanos iniciam, são projetados, maquinados e, após um período de tempo, exteriorizados. Por isso, muitas vezes, antes do pecado se manifestar ao mundo, já se manifestou aos olhos santos do Deus Bendito Eternamente...
 
Todos aqueles que professam fé em Jesus devem, em primeira instância, aprender a olhar para o interior de seus corações e de seus pensamentos. É lá que a infecção do pecado inicia. O fedor da iniquidade que habita no homem provém de dentro, no profundo de seu íntimo. É impossível tratar alguém cuidando da superfície de seu ser, mas o efetivo tratamento deve ser aplicado nas tábuas de carne do coração!
 
Devemos anunciar o mal que habita no homem! As imundícias de seu caráter devem ser expostos à luz do sol! Não há nada são nele, nem fora, nem dentro, mas os piores males do homem não estão aparentes ao mundo, mas escondidos de seus olhos. Há trevas densas dentro do coração do homem não regenerado, que conduzem todo seu ser ao mais profundo abismo...
 
Basta lembrarmos de Adão e Eva, quando comeram do fruto proibido: primeiro se viram nus e se envergonharam, a malícia ocupou suas mentes e corações, depois agiram, cobrindo-se com folhas de figueira. Não houve ninguém que os ensinasse sobre a nudez, seus corações maliciosos foram seus professores e a ação resultante só veio após o pecado estar estabelecido no coração: usaram folhas de figueira para se vestirem.
 
Se o estado exterior do homem não regenerado é podre, pior ainda é o estado de seu coração! Está em putrefação e miséria total, completamente caído do estado de graça e alheio à vontade de Deus!
 
Mas não só o coração dos homens não regenerados estão em estado de miséria, como também o coração de muitos crentes dentro de suas igrejas! Eles não matam com suas mãos, mas matam em seus pensamentos, não agridem com palavras, mas em seus corações humilham o seu próximo, não se vingam em atos, mas em suas imaginações realizam toda espécie de vingança e violência e suas enfermas consciências tornam-se tão cauterizadas quanto no tempo de sua ignorância espiritual.
 
Jesus Cristo disse: "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem..." Mateus 15:19,20a.
 
Deus clamou contra o seu povo: "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim." Mateus 15:8.
 
Todo cristão verdadeiro deve buscar uma santificação verdadeira. O progresso da santificação é um processo que ocorre de dentro para fora. Muda-se o sentimento de inveja, o desejo de vingança, de rebelião e outros tantos por amor, longanimidade, bondade, fidelidade, domínio próprio e paciência. Deve-se deixar a luz de Cristo resplandecer onde as trevas estão mais densas e espessas, para que todo o ser seja iluminado. De nada adianta tirar a poeira das beiradas da casa se no interior há montões de pedras! Livre-se das pedras primeiro, então retire a poeira e toda a casa estará limpa!
 
Satanás sabe da situação do coração humano e nesse campo ele trabalha arduamente, tentando minar toda a conversão. Ele tenta convencer que pensar o mal é diferente de praticá-lo, buscando manter a mente do homem sob seu controle. É claro que somente pensar o mal, sem desfrutá-lo, não é pecado, mas o que o inimigo tenta estabelecer é uma mente que se satisfaz em meditar no mal e isso é claramente condenado pelo Senhor:
 
"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." Mateus 5:27,28.
 
"Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados." Tito 1:15.
 
Talvez você esteja se perguntando: Como posso mudar meu pensamento? Como posso mudar os sentimentos de meu coração? Estou tão acostumado a ter pensamentos e idéias ruins que não acho possível mudar...
 
Claramente temos muita dificuldade em mudar nosso modo de pensar e sentir, uma vez que crescemos acostumados ao mal. Somos nascidos em pecado e acostumados ao pecado e, quando algo novo entra na nossa vida, contrário à nossa natureza, temos muitas dúvidas se vamos conseguir. E, na verdade, se pensarmos friamente, nunca conseguiremos, pois a bondade é contrária à nossa natureza, como a luz é contrária às trevas! Por isso que a Bíblia nunca ensinou ao homem que tentasse mudar com suas próprias forças, mas diz: "Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos." Zacarias 4:6. É por meio do Espírito do Senhor que essa mudança radical pode ocorrer em nossas vidas!
 
Jesus, vendo seu povo fatigado com o peso do pecado, disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11:28-30.
 
Está sofrendo pelo pecado? Venha a Cristo! Está cansado de sua vida, quer uma mudança real? Corra para Cristo imediatamente! Não sabe se consegue mudar seu coração e mente? Nem tente fazê-lo sozinho, mas se abrigue debaixo das asas de Cristo nesse exato momento! Somente Ele pode criar um novo coração dentro do homem, uma natureza nova e tão perfeita pelo Seu Poder que, pouco a pouco, aniquilará as velhas manias e costumes do pecado!
 
O remédio para essa enfermidade foi totalmente fornecido na Cruz, a doença só pode ser medicada e erradicada pela obra consumada de Cristo! Somente Nele a ferida é ligada e suas pisaduras nos saram completamente! "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12.
 
Há também em nossas igrejas muitos irmãos fiéis, que amam o Senhor e o temem, que desejam viver plenamente em Cristo, mas que sofrem com pensamentos tão absurdos e abomináveis que eles sentem como se o próprio céu fosse desabar sobre suas cabeças! Querem cantar as maravilhas de Sião, desejam de todo coração louvar a Cristo, mas, nesses instantes de devoção, quase ao mesmo tempo, suas mentes são tomadas por uma nuvem tão escura e densa que até mesmo a luz do sol é impedida de entrar! Querem enxergar, mas parece que seus olhos os traem e os louvores cedem lugar a orações desesperadas, gemidos e suores frios. A tentação de Satanás vem no mesmo momento em que os crentes mais desejariam não ver nenhuma tentação e os momentos de devoção tornam-se, imediatamente, momentos de guerras e lutas interiores tão grandes como o próprio inferno seria capaz de criar!
 
Se você, meu leitor, passa por isso, saiba que não está sozinho nesse campo de batalha! Junto contigo estou eu e outros milhões de cristãos devotos em todo mundo! Você pode não enxergar isso, achar que é o único no mundo que sofre tais tormentos, mas tenha certeza de que todo crente autêntico já passou, passa ou ainda passará por este campo de combate!
 
A primeira coisa que vem à mente, nesse instante, é: como eu posso ser um verdadeiro filho de Deus e ainda possuir tais pensamentos? Um erro comum é achar que a santidade nos isenta de sermos tentados, quando é exatamente o oposto: quanto mais santos, mais sensíveis seremos ao menor negrume de nossa alma; quanto mais puros, mais detestaremos a impureza de nossos corações; quanto mais próximos de Jesus, mais detestados por Satanás e, consequentemente, tentados por ele.
 
Deve-se enxergar claramente o que está acontecendo e, para ajudar, enumerei algumas verdades sobre essas lutas interiores:
 
1- "Nossa luta não é contra a carne e o sangue" Efésios 6:12, portanto, não é contra você mesmo que você está lutando;
 
2- Se minha luta não é contra mim (que sou feito de carne e sangue), então é contra os "principados, potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes" Efésios 6:12;
 
3- William Gurnall (1616-1679), pregador puritano, em seu livro "O Cristão com Armadura Completa", disse: "Assim como em todo o pecado, Satanás é o grande e invisível instigador de cada pecado do coração.";
 
4- Se Satanás é o grande e invisível instigador do pecado, então somente estarei pecando se desfrutar do mal que esse espírito maligno destila como veneno contra mim;
 
5- Se o diabo é o instigador, o pecado é dele e não meu;
 
6- Devo combater o mal com o bem, assim "levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo" 2 Coríntios 10:5;
 
7- Levar meu pensamento à obediência de Cristo é "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" Colossenses 3:2a.
 
Leitura Bíblica, estudos e meditações sobre a Palavra, rejeitar a todo mal seja do corpo como do espírito, rejeitar os maus sentimentos e imaginações, abandonar toda malícia e maldade, sejam em pensamentos, sejam em ações, torna-nos mais parecidos com Cristo e conduz a todos nós pelo caminho da santificação e, por fim, à promessa da Vida Eterna! Amém e amém.
 
Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!