As Tentações e as Dúvidas

19-04-2020 11:07

"E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus" Mateus 4:3a

Muitos cristãos passam, no decorrer de sua peregrinação nesse mundo, por momentos de incertezas e aflições. Suas mentes e corações ficam perturbados com dúvidas acerca de sua fé, sua segurança eterna, seu relacionamento com Deus, dentre outras coisas. Existem inclusive pessoas que chegam ao ponto de não acreditar na segurança eterna, dizendo que isso seria uma "desculpa para cometer pecado". Outras pessoas somente se satisfazem quando estão com os corações aflitos, pois acreditam que somente na aflição e na visão de sua indignidade podem perceber que são salvos pois "uma pessoa sem desejo por Deus não pode sofrer por Ele".

Basicamente existem três motivos para a contínua incerteza no coração dos santos:

1- Olhar Demais para Dentro;

2- Pecados não Confessados;

3- As Tentações.

Vou tentar expor cada um desses tópicos por ordem, mas quero enfatizar que, por muitas vezes, eles se misturam e combinam-se. Cabe a cada um de nós fazer a leitura de nossa própria condição à Luz das Escrituras, buscando entendimento para nossa situação particular.

 

1- Olhar Demais para Dentro

 

É comum aos filhos de Deus com percepção mais apurada do pecado exagerarem acerca da autoanálise. Por vezes a ordem do apóstolo Paulo é seguida de forma exagerada, quando ele diz: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo" 1 Coríntios 11:28a. Examinar-se é um ato importante, sem dúvida, mas sem os exageros que, por vezes, somos tentados a cometer. Ficar olhando demais para dentro do próprio coração não faz bem para ninguém. O remédio não pode ser obtido onde só existe doença. Nosso coração é enfermo e carente de Cristo, por isso a ordem expressa nas Escrituras é "Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro." Isaías 45:22.

A autoanálise proposta pelo apóstolo Paulo deve ser feita mediante a fé em Cristo. Somente com o olhar fixo no Salvador é que podemos ter esperança. Assim também o autor da epístola aos Hebreus diz: "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé" Hebreus 12:1,2a.

O que acontece muitas vezes é que o diabo deturpa as Escrituras, dizendo: "Você foi ordenado a olhar para dentro, então olhe! Viu quanta sujeira, quantos desejos maus e quanta corrupção? Isso é o que você é. Como você pode perceber, alguém com um coração sujo como o seu não se parece com Jesus, portanto, certamente, você não é de Cristo!" E assim, com essas e outras sugestões ele consegue abalar a fé e a confiança do cristão.

O que deve ser respondido a essas sugestões é que o cristão foi salvo, contudo, não foi feito perfeito ainda! Tiago diz claramente: "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência." Tiago 1:14. Existe o que é chamado nas Escrituras de "concupiscência" ou "cobiça" e que permanece no corpo do crente.

O apóstolo Paulo, discorrendo acerca desse assunto, diz: "Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos." Romanos 8:22-25. Note que Paulo diz "nós que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos". E por que o apóstolo gemia? Ele mesmo responde: "esperando a adoção". Se ele parasse aí qualquer um poderia dizer: "Ué, mas quando fui salvo não fui adotado por Deus?" Mas então ele explica: "a saber, a redenção do nosso corpo". Ou seja, o cristão foi adotado e redimido, mas seu corpo ainda não! Nele ainda habita o pecado, manifesto como cobiça ou concupiscência! E o apóstolo ainda continua dizendo que: "Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos." Nossa esperança é a redenção completa de nosso corpo, a qual ocorrerá somente na volta do Senhor!

Por isso é importante muito cuidado com os exageros aos quais nosso inimigo nos tenta. A resposta mais sábia é olhar para as Escrituras e para o Cristo que ela apresenta! Ficar olhando para o nosso pecado não pode nos ajudar, mas olhar para Aquele que foi crucificado nos liberta do poder do pecado!

 

2- Pecados não Confessados

 

Por vezes somos afligidos pela culpa e pela consciência! Isso pode acontecer se houverem pecados que nos recusamos a confessar ou a mortificar. A verdadeira confissão de pecados exige desejo de mortificar o pecado e uma coisa não funciona sem a outra. Já vi casos absurdos de pessoas que pediam perdão por pecados que ainda iriam cometer! Isso não pode existir!

Diz o salmista: "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão." Salmos 32:1-6.

Existe hoje em dia uma falácia que cristão não peca, verdadeiro cristão é aquele que não cai em pecado. Sinceramente gostaria que isso fosse verdade, mas não é assim. Continuamos nesse corpo, não somos perfeitos e o pecado continua habitando em nós. Então, sempre que cairmos, "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno." Hebreus 4:16.

Vejam a dinâmica do Salmo 32:

- O salmista declara que tentou não reconhecer seu erro: "Quando eu guardei silêncio";
- Então Deus o aflige, sua consciência pesa: "envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.";
- Não podendo mais ir contra a consciência despertada por Deus ele confessa seus pecados: "confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões";
- Então sua consciência e coração ficam aliviados pois Deus o perdoa: "tu perdoaste a maldade do meu pecado".

O que gosto muito nesse Salmo é que o salmista, inspirado pelo Espírito Santo, declara que o santo é aquele que confessa seu pecado: "Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão.".

O apóstolo João confirma isso ao dizer: "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." 1 João 1:7-10.

Por isso, se sua segurança está sendo abalada, dobre seus joelhos em oração a Deus, confesse a Ele seus pecados, abrigue-se debaixo das Mãos Protetoras e Acolhedoras do Salvador e não tema! Ele nunca negou perdoar alguém e você não será exceção! Ele morreu na cruz para dar perdão e se negasse você estaria indo contra Sua própria obra! Creia Nele, confesse a Ele, abra seu coração, declare suas fraquezas e Ele te encherá de forças!

 

3- As Tentações

 

"E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus" Mateus 4:3a

Chegamos ao nosso terceiro ponto nesse assunto. Todo cristão, em maior ou menor grau, passa por tentação similar à de Cristo no deserto: "Se tu és filho de Deus". O diabo trata disso seguindo certas linhas de ação. Uma delas, como dito anteriormente, é fazer o cristão olhar tanto para dentro de si mesmo (onde o pecado abunda) que faz a pessoa desesperar-se. Outra maneira dele agir é lançar dúvidas sobre a autenticidade das Escrituras e da própria obra do Salvador. Foi o que ele fez com John Bunyan (autor do livro O Peregrino), como ele próprio declara em seu livro Graça Abundante Ao Principal dos Pecadores:

"O tentador também me atacava por meio de outros pensamentos: Como posso afirmar que Jesus é o Salvador através das Escrituras se os mulçumanos podem fazer o mesmo em relação a Maomé? Como é possível que milhares de pessoas pelo mundo vivam sem conhecer o caminho para o céu? E se realmente existe um céu, somente nós, de uma parte da Terra, devemos ser abençoados por ele? Todos pensam que sua própria religião é a mais correta, tanto judeus e mouros, como os pagãos, e se Cristo, as Escrituras e a nossa fé também forem simplesmente um achismo?".

Esses pensamentos, juntamente com blasfêmias contra Deus e Cristo que vinham aos montes na mente de Bunyan fizeram ele concluir que:

"Essas coisas me afundaram em um profundo desespero, pois concluí que elas não poderiam, de maneira nenhuma, ser encontradas entre aqueles que amam a Deus."

É exatamente assim que o diabo faz com muitos dos filhos de Deus para privá-los da segurança em relação à salvação! Ele lança seus dardos inflamados de dúvidas, blasfêmias, palavras soltas, palavrões, imagens e imaginações perversas nas mentes dos santos e diz: "Um cristão com pensamentos como os seus? Isso é impossível! Nunca poderia existir alguém tão ruim como você! Você pecou além da misericórdia!" Essa é obra do próprio Satanás que tem a habilidade de esconder-se nas sombras e não ser visto, ao mesmo tempo em que dispara suas setas no coração dos santos!

Vejam o que disse John Owen, um famoso pregador puritano, famoso por suas obras sobre Tentação e Mortificação do Pecado:

"Satanás tenta algumas vezes sozinho, sem tirar proveito do mundo, das coisas do mundo ou das pessoas, ou de nós mesmos. Então, ele desfere sua injeção de maldade e pensamentos blasfemos sobre Deus no coração dos santos; isso é a obra dele mesmo, sem ajuda do mundo ou de nosso próprio coração, pois a natureza não vai contribuir com algo assim em nada, nem nada que há no mundo, nem qualquer homem do mundo, pois ninguém pode conceber um Deus e conceber mal sobre ele. Nesse caso Satanás está sozinho no pecado e também estará no castigo. Esses dardos inflamados são preparados na fornalha da sua própria malícia, e serão lançados, juntamente com seu veneno e malignidade, no próprio coração dele para sempre." John Owen – Para Vencer o Pecado e a Tentação, São Paulo: Cultura Cristã, 2010. p. 162.

Com tudo isso o adversário tenta se opor à própria confissão de pecados, pois ele faz com que a pessoa afligida não creia que existe perdão para as abominações que surgem em suas mentes. Assim ele tenta desacreditar a obra de Cristo, lança o crente em desespero e profundo desânimo.

Uma coisa que a pessoa aflita precisa perceber é que está sendo tentada. Muitas vezes a pessoa acredita que está além do perdão e misericórdia quando, na verdade, nem pecou! Tentação e pecado são coisas bem distintas e é necessário que tratemos disso. Vou usar um autor renomado para explicar isso. Vejam abaixo um trecho tirado do livro O Combate Cristão de D.M. LLoyd Jones, páginas 262 e 263:

"Uma tentação só se torna pecado quando a aceitamos, quando a afagamos, quando gostamos dela. A sugestão mesma, a tentação, o sentir desejo não é pecado. Aceitá-la, porém, apreciá-la e acariciá-la é pecado. Esse é o ponto vital onde devemos fazer esta distinção. A coisa em si não é pecado, mas aceitá-la e gostar dela é pecado, definitivamente. Alguém perguntará: 'Como posso dizer se é tentação?' Sugiro alguns testes, sempre aplicáveis a nós mesmos e que nos habilitarão a fazê-lo.

Você tem consciência de que lhe sobrevêm os pensamentos, as imaginações e os desejos? Você vê, às vezes, que estes pensamentos ou imaginações lhe vêm, talvez, logo que você acorda de manhã, antes de começar a pensar ativamente, e antes de você estar bem desperto? Se é assim, eles não são seus. Você não estava pensando, não teve tempo para pensar; todavia, eles já tinham vindo. Portanto, eles vieram de fora, e são os dardos inflamados do maligno. Você já não notou também que, na realidade, enquanto você estava lendo a Bíblia, lhe vieram estes pensamentos? Evidentemente não eram seus, pois você estava concentrado na leitura da Bíblia. Talvez, quando você estava de joelhos em oração, lhe tenham vindo pensamentos blasfemos, ou alguma imaginação feia, obscena, vil. Isso não é seu. Se você está concentrado na oração, na leitura da Bíblia, ou no que for, e estas coisas surgem em sua mente, isso é prova segura de que o seu lugar de origem não é o seu coração, e sim o diabo...

Agora considere um segundo teste. Você pode dizer com toda a sinceridade que os odeia, que os considera maus e que os detesta completamente? Para alguns estas questões podem parecer triviais; porém posso assegurar-lhe que estas questões simples muitas vezes foram o meio de libertação de almas atormentadas... Lembro-me de uma senhora que era uma obreira muito ativa na igreja, superintendente de uma Escola Dominical da igreja, e que era também muito boa cantora e muito habilidosa para ensinar canto às crianças. De repente ela largou tudo aquilo e ficou em grande aflição porque foi atormentada por maus pensamentos, por pensamentos blasfemos, e por isso achou que não era cristã e que não era apta para realizar nenhuma obra cristã. Ela se demitiu de todos os cargos, não houve quem a persuadisse doutra coisa, ela estava em agonia de alma... Eu lhe perguntei: 'Você odeia estas coisas más?' 'Eu as odeio com todo o meu ser', disse ela. 'Muito bem', repliquei, 'elas não são suas'. Mas o diabo a tinha persuadido de que eram, de que, desde que ela tivera os pensamentos, por conseguinte eram dela. Eu lhe disse: 'Eis o teste. Você os odeia, você os considera maus?' 'Naturalmente', respondeu ela. Então passei para o meu ponto subsequente: 'Você deseja ficar livre deles?' Disse ela: 'Eu daria o mundo inteiro, se pudesse, para pôr um fim nisso'. 'Muito bem', disse-lhe eu, 'você não consegue ver que estas coisas lhe estão vindo, lhe estão sendo lançadas?' Continuei: 'Estas coisas são os dardos inflamados do maligno. Não surgem de você mesma, e sim do diabo. Contudo ele a persuadiu de que vêm de dentro de você e, portanto naturalmente, as suas defesas foram abaixo e você foi derrotada completamente. Você tem que reconhecer o que lhe está acontecendo. Se você pode dizer que odeia estas coisas, que deseja ardentemente ficar livre delas, desgarrar-se e purificar-se delas, e nunca mais ter que sustentá-las, então eu lhe digo, elas não são suas, não lhes pertencem'.

E depois acrescentei um último e final ponto: 'Como você está atormentada por estas coisas, pode dizer sinceramente que deseja conhecer a Deus, que o seu maior desejo é conhecê-Lo, amá-Lo e serví-Lo, e viver sempre para o louvor da glória da Sua graça? Você pode dizer, assim como está, que o seu maior desejo é ser uma verdadeira filha de Deus e conhecê-Lo e fruí-Lo? Se pode, não me preocupam os pensamentos ou as imaginações ou o que mais for - você é filha de Deus e está apenas sendo perturbada, presa e enganada pelas astutas ciladas do diabo'".

Desta forma, quando afligido por dúvidas e tentações das mais diversas, você deve:

- Olhar para Cristo e para as Escrituras, assim como Nosso Amado Salvador fez quando tentado, rebatendo cada palavra maligna com a Palavra de Deus;

- Buscar conforto no lugar certo, ou seja, em Jesus e em Sua promessa, pois Ele disse: "Não te deixarei, nem te desampararei." Hebreus 13:5b;

- Confessar seus pecados a Deus, em Nome de Jesus Cristo, certo do perdão e da misericórdia;

- Ter consciência de que você não é o único que sofre tais pressões, pois muitos filhos e filhas de Deus estão lutando exatamente com as mesmas coisas em todo o mundo como disse o apóstolo Pedro: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." 1 Pedro 5:8,9;

- Aprender com essa situação, pois é uma verdadeira escola de fé e prática. Assim, quando tiver repouso, ajude outros com o mesmo tipo de problema através do seu próprio testemunho!

Que Deus os abençoe, sustentando-os em Sua Potente Mão e aliviando seus corações e mentes no Amor e Ternura de Jesus Cristo!