Arrependimento ou Remorso?

29-11-2010 10:00

"E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente." Mateus 26:75

"Então Judas, o que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles porém disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar." Mateus 27:3-5

 

Temos, resumidos nos versículos acima, duas situações bem parecidas que aconteceram com dois discípulos de Jesus: a traição. Pedro negou três vezes que conhecia a Jesus, por medo da retaliação que poderia sofrer. Judas conduziu uma multidão armada para prender o Senhor, traindo-o com um beijo! Ambos traíram a Jesus Cristo, mas o final da história deles foi totalmente diferente.

 

Quando Pedro lembrou-se que o Senhor havia predito, momentos antes, que ele o negaria, diz a Palavra que "chorou amargamente". Esse choro amargo representa o arrependimento, indignação com um ato particular praticado, auto-censura. Ele sentiu o peso do erro que cometeu, a culpa pesou em seu coração!

 

Judas, no entanto, percebendo que Jesus fora condenado, levou de volta para os sacerdotes as trinta moedas de prata pelas quais o havia vendido. Ele também sentiu o peso da culpa, mas buscou uma saída aparentemente mais simples: se matar. A atitude de Judas não foi motivada pelo arrependimento, mas pelo remorso.

 

O arrependimento conduz o indivíduo para um caminho melhor, pois produz um sentimento de busca pela mudança. O remorso desestrutura o emocional da pessoa que, geralmente, busca saídas aparentemente "mais fáceis" para suportar o peso da culpa. O final da história todos conhecemos: Pedro, arrependido, tornou-se um dos maiores apóstolos de Cristo enquanto que Judas perdeu a oportunidade de obter perdão.

 

Lembremos do que disse o apóstolo Paulo sobre esse assunto: "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, a qual não traz pesar, mas a tristeza do mundo opera a morte." II Coríntios 7:10

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!