A Soberania de Deus - Parte I

07-05-2019 11:14

"Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia." Salmos 139:15-16.

 

Talvez não haja doutrina mais rejeitada, incompreendida e esquecida pelos homens do que a doutrina da Soberania Divina. Muitos afirmam crer nela, em parte, quando convém a eles, mas em outros momentos a negam por completo. Contudo para o verdadeiro cristão essa doutrina traz paz, alegria e certeza de esperança. Meditemos nessa verdade e compreendamos seu significado bíblico, a qual é motivo de consolo para o salvo e desgosto para o ímpio.

 

Em primeiro lugar o que significa essa doutrina? Ela é ensinada por toda parte nas Escrituras e significa que Deus é soberano e exerce Sua Soberania na vida dos homens e em toda a história. Deus não é um mero espectador dos acontecimentos mundiais, intervindo de vez em quando aqui ou ali como alguns pensam. Nem está inerte, incapaz de fazer nada no mundo para não infringir o "livre arbítrio" do homem (acerca do qual em outra oportunidade falaremos, se Deus o permitir). A verdade bíblica é que Deus está ativo, atuando e continuamente exercendo Sua vontade nesse mundo.

 

Deus trabalha no mundo, na história e na vida de cada indivíduo. O livro da história não é escrito pelos homens, mas é redigido pela mão do Senhor. Cada acontecimento, cada instante, cada vida, cada morte, cada livramento, cada acidente, cada enfermidade e cada cura, todas as coisas, no céu, na terra e debaixo da terra, o cantar de um pássaro, o voo de uma borboleta, o bebê nascendo numa cidade, o idoso morrendo em outra, tudo e cada uma das coisas ocorrem pelo agir, querer e realizar de Deus.

 

O salmista expõe isso dizendo: "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia."

 

Essa é a verdade, mas muitos tem deixado de crer nela. Atribuem o bem a Deus e o que consideram mal ao diabo. Claro que o diabo executa o mal e nada de bom pode vir dele, contudo, nem mesmo isso o diabo pode fazer sem a expressa permissão de Deus. Martinho Lutero chegou a afirmar que "Satanás é um cachorro na coleira de Deus", ou seja, só pode ir até onde Deus permita, de maneira que mesmo o inferno está sob total controle da Soberania Divina.

 

Quanto consolo o cristão pode tirar disso? Na verdade toda consolação se encontra aqui, pois sabendo que isso é real temos plena certeza que absolutamente nada está fora do controle do Deus a quem amamos, tememos e servimos. Se houvesse algo no mundo ou na história que estivesse fora do controle do Senhor poderíamos temer que isso pudesse nos afetar para mal, contudo, se tudo está sob o controle Dele temos plena confiança, sabendo que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28.

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!