A Serpente de Bronze

26-03-2015 07:51

"Então partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom. Mas o povo tornou-se impaciente no caminho; falaram contra Deus e contra Moisés, dizendo: Por que nos fizestes subir do Egito, para morrermos neste deserto? Aqui não há pão nem água, e nossa alma detesta este miserável pão. Então o Senhor enviou contra o povo serpentes venenosas, que os picavam, e morreu muita gente de Israel. O povo veio a Moisés, e disse: Pecamos, pois temos falado contra o Senhor e contra ti. Ora ao Senhor que tire de nós as serpentes. Então Moisés orou pelo povo. Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente, e põe-na sobre uma haste. Todo aquele que for mordido, e olhar para ela, viverá. Moisés fez uma serpente de bronze, e a pôs sobre uma haste. Então quando alguém era mordido por alguma serpente, se olhava para a serpente de bronze, vivia." Números 21:4-9.

"Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, da mesma forma importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna." João 3:14-15.

 

Quando lemos essa passagem acerca da Serpente de Bronze, talvez não tenhamos a completa compreensão de seu significado espiritual. Que Deus, por intermédio do Espírito Santo, nos conduza à compreensão de Sua Palavra e que todos nós possamos olhar para Aquele que foi crucificado por nós e obtenhamos a vida por Seu intermédio.

Em primeiro lugar quero dividir essa passagem bíblica em três pontos principais:

  1. O que eram as serpentes venenosas?
  2. O que era o veneno dessas serpentes?
  3. O que era a cura desse veneno?

 

1. O que eram as serpentes venenosas?

 

Todo o povo de Israel tinha acabado de vencer um rei cananeu que havia aprisionado alguns israelitas e estavam novamente caminhando no deserto. Contudo, mesmo tendo obtido a vitória sobre esse rei, através de um voto que haviam feito ao Senhor (leia Números 21:1-3), seus corações não haviam se convertido ao Deus Vivo. Contornando a terra de Edom, começaram a falar contra o caminho, certamente por ser aparentemente difícil e cansativo, o sol esquentando seus corpos no deserto, tudo ao redor se resumia a areia e vegetação rasteira, típica de desertos, dunas e cenários que pareciam sempre se repetir. Blasfemaram do caminho no qual o Senhor mandou-os seguir, e em seus corações desejaram retornar à escravidão do Egito.

Além disso, reclamaram do pão do céu que recebiam como alimento todos os dias, chamando-o de "miserável pão"! Deus todos os dias lhes enviava o maná, que sempre recolhiam, porção suficiente para um único dia (exceto às sextas-feiras, quando a porção recolhida deveria contemplar a sexta e o sábado). Deus mostrava-se sempre presente, pois a entrega diária do pão, feita pelo próprio Senhor, mostrava que Ele sempre se lembrava deles, pois: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, pois as suas misericórdias não têm fim. Novas são a cada manhã; grande é a tua fidelidade." Lamentações 3:22-23. No entanto eles não viam dessa maneira...

Pecaram contra o Senhor, blasfemando de seu caminho, o qual preparou para eles no deserto e também contra o alimento que graciosamente lhes concedia. Assim são todos os homens que não querem a Deus e rejeitam a Cristo! Blasfemam do Senhor das almas, não querem caminhar por onde Ele lhes designa, rejeitam a Sua Palavra, que é o alimento dos nossos espíritos e tornam-se contaminados com o veneno de sua própria insensatez.

Então o Senhor enviou as serpentes. Percebam algumas características delas: são animais sorrateiros, ou seja, podem aproximar-se em silêncio, sem serem notados, e surpreendem suas vítimas com ataques rápidos e letais. Além disso camuflam-se muito bem, chegando a tal ponto que muitos acidentes, mesmo nos dias atuais, acontecem porque as pessoas não vêem que há uma serpente em seu caminho. As serpentes representam o pecado em si.

Meus irmãos, quantas serpentes tem se enrolado em seus pés e vocês simplesmente não veem isso! Quantas vezes você esteve distraído e de repente, zás, uma bela mordida de serpente atingiu sua perna em uma velocidade tal que você não pôde evitar o seu golpe! Há pessoas hoje em dia que pensam que podem brincar com essas cobras, assim como os encantadores de cobras fazem na Ásia. Brincam com seus pecados como se brincassem com serpentes encantadas, mas não percebem o erro que cometem e os riscos associados a tais atitudes. Lembrem-se que bastou uma serpente para Eva e Adão desfigurarem a criação de Deus, introduzindo o pecado que habita em nós. O pecado inseriu a morte no mundo, as pragas, os vícios, os adultérios, os homicídios, as doenças, as dores, os choros, as violências, a ganância, as traições, e toda espécie de males. Que triste é saber que alguns pensam que podem brincar com ele ou ter controle sobre ele...

Você que está na igreja e peca deliberadamente, saiba que é só questão de tempo até que essa serpente abra a sua boca e te morda com veneno mortífero em seus dentes para te destruir. Livre-se dela antes disso! Lembre-se que foi por causa dessa serpente maligna que nosso Salvador morreu na cruz! Ousará alguém brincar com ela, sabendo que ela foi a causa de tantos sofrimentos de Cristo, o Filho de Deus? Você imagina Jesus brincando com o pecado? Certo que não! Se o pecado provocou o que vemos em Jesus, o que não fará com você?

As serpentes são sorrateiras, aproximam-se devagar! Portanto esteja atento e expulse todas que detectar, não presumindo que possa obter alguma vantagem! A vantagem do cristão é sempre Cristo e nenhuma outra vantagem se obtém do pecado. Nada que o pecado possa nos oferecer vale a pena, lembre-se disso, NADA! Se você tentar algum benefício do pecado perceberá em breve que perdeu muito mais do que teria ganho se tivesse pisado em sua cabeça logo no início.

Dessa forma tenho mostrado que as serpentes representavam o pecado, ou seja, o mal que o povo praticou ao rejeitarem o caminho do Senhor. Agora vamos entender o que era o veneno dessas serpentes, para compreendermos então como obter a cura desse mal.

 

2. O que era o veneno dessas serpentes?

 

A Palavra diz que ao ver a atitude do povo, Deus enviou as serpentes venenosas entre eles, as quais os picavam e matavam. As serpentes não vieram antes de terem pecado, mas surgiram após terem blasfemado. Dessa maneira o Senhor quis demonstrar o que acontece com aquele que peca, como está escrito: "Pois o salário do pecado é a morte" Romanos 6:23. Percebam que as serpentes vieram como consequência do pecado, picando o povo e matando muitos deles, visto que desejaram lançar o veneno de suas palavras contra Deus e Moisés, receberam em troca o veneno de seus atos!

As serpentes geralmente picam as partes mais baixas do corpo, e existem serpentes do deserto que possuem a capacidade de se lançar sobre suas vítimas, mesmo se estiverem a vários metros de distância. Se uma pessoa fosse picada em seu pé, ela certamente sentiria uma dor horrível, além de ficar impossibilitada de continuar caminhando e seguindo com o povo. Depois a febre certamente provocaria vários calafrios e delírios, o suor e a palidez da pele seriam os próximos sinais de envenenamento e por fim a toxina alcançaria um órgão vital, como o coração, e a pessoa morreria em pouco tempo. Bastava uma picada para que a morte fosse certa!

Assim acontece com aquele que peca. As pessoas pensam que por muitos pecados se é condenado. Quem dera isso fosse uma verdade! Não importa a quantidade de pecados, pois não é a quantidade que condena, mas o pecado em si. A Bíblia não diz, pela multidão de seus pecados serás condenado, mas "a alma que pecar, essa morrerá" Ezequiel 18:20. Dessa maneira, basta um pecado, uma só transgressão, e o homem está condenado. Quem nesta igreja estaria a salvo de uma lei tão rígida como esta, como está escrito: "Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, torna-se culpado de todos." Tiago 2:10.

Não vos enganeis, meus irmãos, uma só mordida do pecado basta para que haja a morte. Por isso devemos refletir: onde estou ainda sendo picado por esta vil serpente? Que área de minha vida está ainda infestada dessa serpente mortal, que se lança sobre mim? Lembrem-se que as mordidas geralmente ocorriam nas partes inferiores do corpo, impossibilitando a caminhada. Se a serpente não possuísse um veneno mortal e mordesse no braço, ou na mão, a caminhada prosseguiria normalmente. Mas não era assim o caso: a mordida geralmente se dava no pé, na perna, provocando dor e interrompendo o caminho. Da mesma forma acontece com o pecado: ele endurece a tal ponto o pecador que sua caminhada espiritual pára, seus pés não conseguem dar um passo em direção de Deus, e mesmo que tente, o veneno o imobilizaria. Nenhum homem picado dessa maneira pode sobreviver!

Aquele que peca está envenenando sua própria alma. Assim como o veneno da serpente que circula pelo sangue da vítima até parar no coração, da mesma maneira o veneno do pecado circula pelos membros do corpo até chegar ao mesmo destino e, quando seca o coração do homem, este torna-se espiritualmente morto! No caso dos israelitas a morte espiritual foi também demonstrada por Deus pela sua morte física e o veneno do pecado representado pelo veneno das serpentes.

Não havia cura para a picada dessas cobras. Sendo picado, a morte era certa! Então o povo recorreu a Moisés e ele clamou ao Senhor! Se Deus quisesse teria retirado as serpentes de perto do povo (o que certamente era o que o povo queria), mas não foi isso que Ele fez. Ao invés disso, mandou Moisés construir uma serpente de bronze e colocá-la sobre uma haste, dando a ordem de que, se alguém picado olhasse para a serpente levantada, seria curado e viveria!

Mas o que Deus queria dizer com isso? Vamos compreender melhor o que representava essa serpente e como a cura era realizada, para que todos nós possamos igualmente sermos curados e viver livres desse veneno mortal.

 

3. O que era a cura desse veneno?

 

Quando Moisés levantou a serpente de bronze no deserto, mandou dizer ao povo que, quando fossem picados, se olhassem para a serpente de bronze que estaria no meio do arraial, seriam curados e viveriam. A partir daquele momento uma cura estava estabelecida por Deus, mas que cura estranha! Afinal, olhar para aquilo que provocava a morte, traria a vida? Sofrendo por causa das serpentes, deveriam olhar para uma serpente, e viver? Pois era exatamente isso!

Entendamos o que essa figura representa: em primeiro lugar, não era uma cura que necessitava de algum esforço ou méritos humanos. Uma pessoa não pode se exaltar por olhar uma figura de serpente, nem dizer, "sou o melhor", só por ter olhado para uma figura de bronze! Deus estava querendo mostrar para aquele povo que a cura era inteiramente pelo poder e graça Dele, e nada por esforço ou poder humanos! Não havia ciência envolvida ali, nem médicos com remédios exóticos ou orações de pastores. Nada, senão a grandiosa Graça de Deus, a qual operava pelo simples olhar daqueles que eram mordidos!

Assim ocorre com aqueles que se achegam a Cristo para a Salvação! Não é por seu esforço que você é salvo, nem por méritos de virtude, nem por méritos de obras, nem por coisa alguma que você tenha! É simplesmente pela graça soberana de Deus que o remédio foi fornecido para as almas pecadoras! E a forma de se obter esse remédio para o pecado é da mesma maneira que a cura do veneno no deserto: simplesmente por olhar para Cristo. Quando uma pessoa olha para o Senhor, que foi crucificado por ela, e vê as marcas de seu sangue na cruz, em suas mãos os pregos, em suas costas as feridas do chicote, em sua cabeça uma coroa de espinhos, seu lado trespassado pela lança romana, acontece o que diz Zacarias: "Olharão para mim, a quem trespassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único, e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito." Zacarias 12:10.

Jesus mesmo disse: "Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim" João 12:32, ou seja, quem olha para Cristo crucificado, arrepende-se e é perdoado. Não importa a quantidade de veneno do pecado em seu corpo, se foi uma única mordida ou se foi mordido da cabeça aos pés, nem mesmo quanto tempo esteve nessa condição. A cura daqueles que eram mordidos pelas serpentes, ao olhar para a serpente de bronze, era eficaz, independente se a pessoa tinha sido mordida a meia hora, uma hora, duas horas, se estava à beira da morte, não importava, bastava uma olhadela, era curado! E curado completamente! Nenhum resíduo do veneno ficava, nenhum vestígio permanecia ali, nada que mostrasse que antes essa pessoa tinha veneno em seu corpo. Assim ocorre com Cristo e nossos pecados: quando olhamos para Cristo, somos perdoados, purificados de tal forma que mesmo se os anjos procurassem em nós algum vestígio de pecado, nada mais seria encontrado! Uma vez puros por Cristo, somos completamente puros!

Em segundo lugar, a serpente ficava no meio do arraial, onde pudesse ser vista à distância por qualquer um. Foi colocada sobre uma haste, para que ficasse em um plano mais alto e era de bronze, que resplandecia a luz do sol e indicava, mesmo para os mais distantes homens mordidos, em que direção olhar. E digo que talvez, nem todas as pessoas conseguissem olhar com clareza aquela figura. Talvez existissem pessoas com problemas de visão, que viam somente um vulto da serpente, ou então pessoas com tanto veneno em seu corpo que seus olhos já não podiam distinguir claramente o que estavam olhando. Mas independente disso, eram curadas! À noite, com menos luz, talvez fosse difícil ver de longe a serpente, mas certamente os israelitas marcavam o lugar onde ela estava e, mesmo se não pudessem distingui-la em meio à escuridão, olhavam e ficavam sãos.

Com isso quero dizer que, talvez, hajam pessoas que estão passando por problemas tão grandes, situações tão difíceis na vida que nem eu, nem nenhum de nós aqui, jamais passou ou imaginou. Mas quero te dizer uma coisa: mesmo nessa escuridão em que você está, mesmo com sua visão borrada de tanto chorar ou turva de tantos pecados que você tenha, não importa, se você hoje olhar para Jesus Cristo, confessando o Seu Nome, Ele te curará e salvará, mudará sua história, tirará você do meio dessas trevas e escuridão e te colocará em um lugar espaçoso, com pastos verdejantes e águas tranquilas. É vir para Cristo, da forma como você está, cheio de vícios, cheio de dores, cheio de pecados, cheio de mágoas e tristezas e Ele te salvará, Ele te livrará, Ele te restaurará. É no Nome Dele que pregamos, e sabemos que Ele é verdadeiro! Queremos que todos tenham essa certeza em si! Venham a Cristo, provem Dele, e verão com seus próprios olhos que Maravilhoso Senhor Deus nos deu!

Em terceiro lugar quero dizer que, com certeza, haviam pessoas naquele deserto que eram mordidos novamente pelas serpentes venenosas. Talvez houvessem alguns que eram mordidos mais que uma vez em uma hora, dezenas de vezes em um semana... Contudo, o remédio era sempre o mesmo: bastava olhar para a serpente de bronze e eram curados! A serpente de bronze tornou completamente ineficaz o veneno das víboras, elas podiam morder 100 vezes, mil vezes, e se 100 vezes e mil vezes se olhasse a figura de bronze, a cura acontecia.

Assim também meus irmãos ocorre conosco e Cristo! Se você que já olhou para Ele, e é um salvo por Ele, pecar, saiba que basta voltar à antiga posição – "aos pés da cruz" – e serás purificado! Mesmo que tenha caído tanto que pecou 100 vezes, mil vezes, se você voltar hoje à velha posição, aos pés da cruz, e olhar para Ele, será perdoado. Não há exceções à regra, nem quantidade de vezes a se fazer e depois não mais... assim como o remédio era SEMPRE eficaz no deserto, é SEMPRE eficaz agora! Venha como está, é tudo o que Ele pede, e Ele te restaurará. A serpente de bronze representava o próprio Cristo, e Ele te chama para te curar, te restaurar e te purificar! Não negue esse chamado, nem endureça seu coração! Somente eram curados os que olhavam para a serpente de bronze e, se recusassem olhar, aí sim morreriam! Jesus Cristo é muito mais poderoso, negará olhar para Ele? Em nenhum outro há salvação, ninguém mais morreria por você, nem suaria sangue por você, mas Ele fez todas essas coisas.

Venha como você está, mesmo que seu pecado seja vermelho como o sangue, o Sangue de Jesus Cristo te purificará e ficará mais alvo que a neve! Não espere parar de beber e fumar para vir, pois Cristo disse: "Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Mateus 11:28. O peso desse vício, a opressão dessa bebida, somente sairá de você por intermédio de Deus e Cristo! Mas alguns dizem: "Deixarei de beber e fumar primeiro" ou "Deixarei primeiro meus pecados e então virei". Você está errado, meu querido. A serpente de bronze não foi levantada senão para os que estavam envenenados. Se uma pessoa estivesse sã não precisava olhar! Da mesma forma Jesus Cristo foi levantado por você, envenenado como está, sujo como está, e Ele te limpará. Assim como não havia cura para o veneno da serpente, senão na serpente de bronze, assim também não há verdadeira cura para o pecado senão por meio de Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna!

Espero que todos os que lerem sejam impactados e o poder do Espírito Santo opere em cada coração fazendo-os olhar para Cristo nessa mesma hora! Em Nome de Jesus! Amém.

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!