A Intercessão de Jesus Cristo

23-12-2017 16:12
"Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti; Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste. Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus... Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse... E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim" João 17:6-9;12;20.
 
Nunca houve um intercessor tão bem sucedido como Jesus Cristo! Na verdade a oração do Filho de Deus é a própria Vontade de Deus manifesta em palavras, a qual expõe o amor do Pai e do Filho! Ela é perfeita, com argumentos perfeitos e intenção perfeita. Nenhum homem pode se expressar como o próprio Deus se expressa, por isso disse Paulo: "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos." Romanos 8:26-27
 
Sendo assim, vamos analisar a oração de Jesus pelos seus discípulos, pouco antes de partir da Ceia para o Getsêmani. Cristo inicia sua oração informando aos homens sobre a eleição de Deus Pai, declarando: "Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra." João 17:6. Vemos em um único trecho dessa intercessão algo que é fundamental para a fé cristã: a eleição de Deus
 
A Palavra nos garante que somos salvos porque Deus escolheu nos salvar! Não fomos nós que o escolhemos, mas Ele escolheu a quem quis. Como diz a escritura: "Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia." Romanos 9:15. Desta maneira, quando dizemos no púlpito "Aceite a Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal", na verdade estamos dizendo "Venha para o Deus que já te escolheu primeiro!". O apóstolo Paulo, ao se referir a essa verdade, declara: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade" Efésios 1:3-5.
 
Fomos conhecidos antes da fundação do mundo, eleitos pelo Pai antes de termos sequer existido. Uma vez eleitos, fomos entregues a Cristo, como Ele próprio diz "eram teus, e tu mos deste". Após entregues, fomos guardados em Cristo, de maneira que JAMAIS PODEMOS NOS PERDER! Esta é outra verdade, pouco compreendida e divulgada na pregação em nossas igrejas hoje... Inclusive há aqueles que acreditam, sendo cristãos, que a salvação, uma vez conquistada, pode ser perdida. Isso é claramente negado por Cristo em meio à sua oração, quando diz: "Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu" João 17:12.
 
É impossível que uma pessoa ganhe acesso ao Céu, receba a salvação pela fé, seja feito uma nova criatura, tenha recebido de Deus um novo coração e depois venha a perder-se e a perecer! Salvo uma vez, salvo para sempre! Nunca acontecerá de um cristão verdadeiro se perder e perecer! Ele pode até cair, mas Deus o levanta! Pode até se afastar, mas voltará como o filho pródigo para a casa de seu pai! Mas, perguntará alguém, e se não voltar? Digo que, se não voltar, é porque jamais esteve salvo! O Senhor, ao falar de seus servos, disse: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia." João 6:37-39.
 
Desta forma, a salvação é dada aos escolhidos, os quais não podem perecer, pois "A vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia". Mas, pode ser que alguém diga: Jesus estava se referindo apenas aos apóstolos que estavam com Ele naquele tempo, não a todos que cressem. Essa indagação é desfeita quando vemos a intercessão do Senhor em João 17, mais especificamente no versículo 20, quando diz: "E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim". A oração do Senhor era por aqueles discípulos e por todos os que futuramente cressem Nele. Isso inclui a mim e a você que está lendo este texto! Por isso meu irmão (ã) se você confessou a Cristo por fé, crê que Ele é o único Senhor e Salvador da sua vida, busca obedecê-Lo em tudo, se você tem prazer em conhecer o Seu caminho e se a Vontade Dele tem sido a sua vontade, saiba que, você é um escolhido (a), você é um eleito (a). Foi o próprio Pai quem te entregou a Cristo e Ele, em Sua oração, declarou sobre você "Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu" João 17:12.
 
Viva feliz com Jesus, cuja oração não pode falhar e em cuja morada você certamente habitará!
 
Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!