Você é Coerente?

13-08-2011 14:02

"Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?" Romanos 2:21-23

 

Segundo o dicionário on-line Dicio (www.dicio.com.br), a palavra incoerência tem os seguintes significados: "Estado do que é incoerente. Discrepância, falta de lógica, inconsequência". Desta forma, uma pessoa incoerente é aquela que age de forma inconsequente, contrária à lógica e à razão.

 

No caso bíblico, conforme citado nos versículos acima, a incoerência se refere a agir de forma adversa ao que se prega. Alguém que diz viver uma fé que não pratica ou que diz pertencer a Cristo, mas sem profundas mudanças na sua maneira de ser, está caindo no mesmo exemplo de incoerência citado pelo apóstolo Paulo.

 

Vejam outro exemplo de incoerência citado pelo apóstolo João: "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu" I João 4:20. Ou seja, amar a Deus está diretamente ligado ao amor pelo próximo e é totalmente incoerente dizer que se ama a Deus sem amar aos irmãos.

 

Outro exemplo de incoerência, citado por Jesus: "E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?" Lucas 6:46. Jesus estava querendo dizer que é incoerente chamá-Lo de Senhor e não obedecê-Lo, pois a obediência é premissa para todo servo de Deus.

 

Diante de todos esses exemplos, e muitos outros que existem na Palavra, comecemos a agir com mais sabedoria e prudência diante de Deus, desviando nossos passos do erro e da queda. Sejamos cada dia mais coerentes com Cristo, pois quem é coerente com Cristo é incoerente com o mundo!

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!