Todos que Aceitam Jesus são Convertidos?

06-01-2011 01:32

"E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." Lucas 19:1-10

 

Versículo 5: "Zaqueu, desce depressa..."


Jesus queria dizer: Zaqueu desça depressa antes que caia e se machuque, pois quanto mais você subir, mais você irá se machucar. Quantos estão pendurados em pecados, como prostituição, bebedices, mentiras, etc.

 

Versículo 5: "... hoje me convém pousar em tua casa."


Jesus não queria dizer casa habitação, mas casa coração.


Exemplo: Apocalipse 3:20 "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."


Exemplo:
João 2:19 "Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas Jesus falava do templo do seu corpo."

 

Versículo 6: "E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente"


Aqui Zaqueu recebeu Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador da sua vida e a mesma alegria que ocorre no céu é transferido para o seu coração conforme Lucas 15:7 "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende".

 

Versículo 8: "E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado."


Depois que Zaqueu recebeu Jesus em sua vida, imediatamente houve mudança de atitude no seu agir.

 

Versículo 9: "E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa..."


Jesus só disse que Zaqueu foi salvo não imediatamente na confissão de Jesus como seu Senhor e Salvador, mas somente depois que Zaqueu teve uma mudança de atitude, de comportamento em sua vida.


Muitas pessoas não se convertem, apenas aceitam Jesus. Continuam freqüentando os mesmos lugares, tendo as mesmas atitudes e pensamentos que hoje não cabe mais aquele que se tornou filho de Deus conforme está escrito em João 1:12  "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome". Conversão é ter os seus valores internos mudados e forjados a semelhança de Cristo. Isso é a genuína conversão, isso é vida cristã!

 

Versículo 10: "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."


Essa é a maior característica que podemos ter de Deus: o Amor.


Podemos confirmar isso conforme está escrito em
João 3:16-18 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus".

 

Efésios 2:3-6 "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus".

 

Romanos 5:8-10 "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida".

 

Lembre-se: Deus te ama, nunca te esqueceu e jamais te esquecerá!!!


Isaías 49:14-15 "Porém Sião diz: Já me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim. Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti".

 

Contribuição de Sérgio O. Nishimura - servo de Deus, membro da Igreja Assembléia de Deus Ministério Betesda

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!