Os Perigos da Falta de Atenção

31-12-2011 16:51

"Havia muitas luzes no cenáculo onde estávamos reunidos. Estando certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo, e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está." Atos 20:8-10

 

Segundo o Dicionário Web Dicio (www.dicio.com.br), o termo Atenção significa "Ação de fixar o espírito sobre alguma coisa". Isso quer dizer que uma pessoa, quando presta atenção a algo ou alguém, tende a se concentrar naquilo que está sendo o alvo de seu interesse.

 

Quando observamos o comportamento de Êutico na passagem citada acima, percebemos que esse jovem não estava muito interessado no discurso que Paulo fazia na igreja. Quando queremos prestar atenção a um assunto, geralmente, focamos nossos sentidos e pensamentos para o alvo e nos "isolamos" das demais coisas à nossa volta. Quantas vezes você se concentrou tanto em algo que fazia e nem percebeu as pessoas em volta te chamando? Ou quantas vezes já se irritou com alguém que atrapalhava a sua atenção?

 

Êutico deu vários sinais de que não estava com vontade de prestar atenção nas palavras de Paulo: em primeiro lugar sentou na janela onde o movimento na rua e das pessoas dispersavam a sua concentração; depois sentiu forte sono, mesmo a Palavra dizendo que "havia muitas luzes no cenáculo onde estávamos reunidos" Atos 20:8. A iluminação forte de um ambiente tende a dispersar o sono, principalmente quando um assunto é interessante.

 

Ele era um jovem, sentado em uma janela, atraído pelas coisas do lado de fora da igreja e com pouco interesse pelo que era feito dentro da igreja... Esse fato é como uma parábola dos tempos atuais, onde vemos inúmeras pessoas sendo iludidas pelos movimentos do mundo, dispersas pelo "movimento das ruas" e com sono apesar da Luz estar brilhando continuamente para elas, sentadas em uma janela de religiosidade e falta de interesse pelas coisas de Deus.

 

Os perigos que envolvem a falta de atenção são vistas na história de Êutico: "caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo... e foi levantado morto". Toda queda do homem na história bíblica foi ocasionada pela falta de atenção ao mandamento de Deus.

 

Não vamos cair no mesmo exemplo de Êutico. Fechemos a janela para o mundo, voltemos para Jesus a nossa atenção. Não sejamos dispersos e descuidados, mas vigilantes e sóbrios, atentando para a vontade Daquele que tem o poder de dar vida para os que o buscam.

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!