O Mormonismo - "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias"

15-12-2015 19:12
INTRODUÇÃO
 
Embora os Mórmons sejam um povo aparentemente simpático e tenham um programa de beneficência social igual aos melhores do mundo, o mormonismo é uma das piores seitas falsas de que se tem conhecimento. São verdadeiros lobos vestidos de cordeiros. Os missionários dos Mórmons são bem treinados em seus métodos, e quem é crente só de nome é presa fácil para seus argumentos. Entretanto, uma pessoa que realmente nasceu de novo não cairá em suas presas doutrinárias, porque sua regra de fé e prática é a Bíblia sagrada. 
 
BREVE HISTÓRICO DO MORMONISMO
 
O "profeta" dos Mórmons, Joseph Smith Júnior, nasceu em 23 de dezembro de 1805 em Sharon, Estado de Vermont. Foi criado na pobreza e superstição. Em 1820, aos quinze anos, já residente em Palmira, estado de Nova Iorque, participou de um grande movimento evangelístico na região, e ao orar num bosque (segundo ele), perguntando a Deus a qual Igreja devia pertencer, apareceram-lhe dois anjos resplandecentes e lhe disseram que todas as igrejas estavam desviadas; e que ele não se unisse a nenhuma. O evangelho de Cristo em breve seria restaurado. Veja Gálatas 1.8,9.
 
A SEGUNDA VISÃO DE SMITH
 
Segundo o relato do próprio Smith, apareceu-lhe o "anjo" Moroni, que, segundo fez crer, havia vivido naquela mesma região há uns 1400 anos. Ainda conforme o relato de Smith, Mórmon, o pai de Moroni, um profeta, havia gravado a história do seu povo em placas de ouro. Moroni teria essas placas ao pé de um monte próximo do local onde hoje é Palmyra. Nessa visão, Moroni teria indicado a Joseph Smith o lugar onde as placas teriam sido escondidas, e lhe emprestou umas pedras especiais, um certo tipo de lentes, chamadas, "Urim e Tumim", com as quais Joseph Smith poderia decifrar e traduzir os dizeres dessas placas.
 
Joseph Smith encontrou quem o aceitasse como profeta e fundou uma Igreja com seis membros. Esta, no conceito dele era a única igreja verdadeira. Somente nela se conseguiria a salvação da alma. 
 
PERSEGUIÇÃO À IGREJA MORMOM E SEUS MOTIVOS:
 
Devido à doutrina da poligamia, (dizem que ele teve 46 esposas), Smith e seus seguidores sofreram várias perseguições, razão pela qual eram levados a peregrinar de um a outro ponto da América, procurando onde estabelecer uma colônia e fundar o reino de Deus. Em Illinois, erigiram a cidade de Nauvoo. Aí acusado de grosseira imoralidade e falsificação, Smith foi preso, e uma multidão enfurecida invadiu a cadeia e matou Smith e a seu irmão Hyrum. Veja (2 Coríntios 4.4).
 
AS DOUTRINAS DO MORMONISMO
 
Esta igreja prega um Deus diferente, um Jesus diferente e um céu e inferno diferente. Ela ataca a integridade da Bíblia, e proclama um outro evangelho. Suas doutrinas "eternas" ou "evangelho" e plano de salvação são dirigidos pelo deus desta terra através de um profeta, "vidente e revelador" onde os membros devem demonstrar obediência total, se quiserem ganhar a vida eterna.
 
É CRISTÃO O MORMONISMO?
 
Esta talvez pareça ser uma pergunta enigmática para muitos mórmons, bem como para alguns cristãos. Os mórmons dirão que eles incluem a Bíblia na lista dos quatro livros que reconhecem como Escrituras, que sua crença em Jesus Cristo é parte central de sua fé, e que isto é indicado pelo seu nome oficial, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
 
Os livros em que creem são: a Bíblia, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor.
 
Doutrina e Convênios é o nome de uma parte das escrituras-padrão, que formam a base da doutrina de fé da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A obra foi publicada pela primeira vez em inglês no ano de 1835, e constitui-se de revelações modernas que teriam sido enviadas por Deus por intermédio de Joseph Smith Jr. e entre outros profetas mórmons para restauração da verdadeira igreja nos últimos dias.
 
Pérola de Grande Valor é outro dos escritos que compõe o cânon desta seita. Trata-se de uma coletânea de escritos seletos que tratam de muitos aspectos significativos da fé e doutrina de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Esses materiais foram produzidos por Joseph Smith e publicados nos periódicos da igreja da época. A primeira coletânea de materiais que apareceu com o título de Pérola de Grande Valor foi preparada em 1851 pelo Élder Franklin D. Richards com o propósito de tornar mais acessíveis alguns artigos importantes que haviam tido circulação limitada na época de Joseph Smith.
 
Com o aumento do número de membros da seita na Europa e nos Estados Unidos da América, surgiu a necessidade de se colocar esses escritos ao alcance de todos. A Pérola de Grande Valor começou a ser amplamente usada e, mais tarde, tornou-se uma das obras padrão da seita por determinação da Primeira Presidência e da conferência geral realizada em Salt Lake City no dia 10 de outubro de 1880.
 
1. HÁ MAIS DE UM DEUS VERDADEIRO?
 
A Bíblia ensina que há um só Deus vivo e verdadeiro, e que além dEle não há outros deuses (Deuteronômio 6:4; Isaías 43:10, 11; 44:6, 8; 45:21, 22; 46:9; Marcos 12:29-34).
 
Ao contrário, a Igreja Mórmon ensina que há muitos deuses, e que os seres humanos podem vir a ser deuses e deusas no Reino Celestial. Eles ensinam ainda que aqueles que alcançam a divindade teriam o que eles chamam de "filhos espirituais" que adorariam e orariam a eles, assim como nós adoramos e oramos a Deus Pai (o Livro de Abraão, 4:1-5:21 em A Perola de Grande Valor; Princípios do Evangelho, pp. 9, 11, 290).
 
2. DEUS PAI UMA VEZ JÁ FOI HOMEM COMO NÓS?
 
A Bíblia ensina que Deus é espírito (João 4:24; 1 Timóteo 6:15, 16), que não é um homem (Números 23:19; Oséias 11:9; Romanos 1:22, 23) e que sempre (eternamente) existiu como Deus — onipotente, onipresente e onisciente (Salmo 90:2; 139:7-10; Apocalipse 19:6; Malaquias 3:6).
 
Ao contrário, a Igreja Mórmon ensina que Deus Pai foi um homem como nós, que progrediu até tornar-se um Deus e, mesmo nessa condição, continua a possuir um corpo de carne e osso. Para completar, o mormonismo ensina que Deus tem um pai, um avô, e assim sucessivamente (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 365).
 
3. JESUS E SATANÁS SÃO ESPÍRITOS IRMÃOS?
 
A Bíblia ensina que Jesus é o único e verdadeiro Filho de Deus; Ele tem sempre existido como Deus, e é co-eterno e co-igual com o Pai (João 1:1-14; 10:30; Colossenses 2:9). 
 
Ao contrário, a Igreja Mórmon ensina que Jesus Cristo é nosso irmão mais velho, e que progrediu até chegar a ser um deus, havendo primeiro sido gerado como um "filho espiritual" por meio do Pai e de uma mãe celestial, e depois concebido fisicamente pelo Pai e pela virgem Maria. A doutrina mórmon afirma que Jesus e Lúcifer são irmãos (Princípios do Evangelho, pp. 9, 15, 16, 54, 57).
 
4. É DEUS TRÊS DEUSES?
 
A Bíblia ensina que o Pai, o Filho e o Espírito Santo não são deuses separados, e sim Pessoas distintas de um só Deus Triúno: Marcos 2:5-12; João 20:28; Filipenses 2:10, 11; Espírito Santo: Atos 5:3, 4; 2 Coríntios 3:17, 18; 13:14; mas, ao mesmo tempo, a Bíblia ensina que existe um só Deus, e que os três são manifestações distintas do mesmo e único Deus (veja novamente o ponto nº 1).
 
Ao contrário, a Igreja Mórmon ensina que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três deuses separados (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pp. 361-362; Mormon Doctrine, pp. 576, 577).
 
5. O PECADO DE ADÃO E EVA FOI UM GRANDE MAL OU UMA GRANDE BÊNÇÃO?
 
A Bíblia ensina que a queda do homem foi um grande mal, e que através disso o pecado entrou no mundo, pondo todos os seres humanos debaixo da condenação e da morte. (Ezequiel 18:1-20; Romanos 5:12-21).
 
Ao contrário, a Igreja Mórmon ensina que o pecado de Adão era "um passo necessário no plano da vida e uma grande bênção para toda a humanidade" (Princípios do Evangelho, p. 31; Doutrinas de Salvação, Vol. 1, pp. 114, 11; Livro de Mórmon, 2 Néfi 2:25).
 
6. BENEFICIA A MORTE EXPIATÓRIA DE CRISTO AQUELES QUE O REJEITAM?
 
A Bíblia ensina que a obra redentora de Cristo é, antes de mais nada, a solução provida por Deus para o problema do pecado da humanidade. (1 Pedro 2:24; 2 Coríntios 5:21; Apocalipse 21:1-4).
 
Ao contrário, a Igreja Mórmon ensina que a obra redentora de Cristo apenas garante o que ela chama de "salvação geral", que consiste no fato das pessoas serem ressuscitadas — acontecendo para todos, indiferente de terem aceito Jesus Cristo pela fé. Para eles, a obra redentora não é suficiente em si mesma para dar a vida eterna. Em vez disso, seria preciso acrescentar as nossas boas obras (Princípios do Evangelho, pp. 69, 291-292; Regras de Fé;, pp. 86, 88-89).
 
 
7. PODEMOS NOS FAZER DIGNOS DIANTE DE DEUS POR NOSSOS PRÓPRIOS MÉRITOS?
 
A Bíblia ensina que nós somos salvos do nosso pecado e morte espiritual pela provisão graciosa de Deus de perdão e vida eterna. Não podendo ser merecida nem conquistada pelas nossas obras (Efésios 2:8, 9). 
 
Ao contrário, a Igreja Mórmon ensina que todo homem receberá a salvação, referindo-se a ela como sendo nada mais que "uma conexão inseparável do corpo e do espírito, propiciada pela expiação e ressurreição do Salvador" (Princípios do Evangelho, p. 359). Mas, para obter a salvação "máxima", que eles chamam de exaltação e que significaria "morar na presença de Deus", a única possibilidade é se a pessoa perseverar "em fidelidade, guardando todos os mandamentos do Senhor até o fim de sua vida terrena" (Princípios do Evangelho, p. 292). As obras seriam requisitos para se poder "morar na presença de Deus" (Terceira Regra de Fé; Doutrinas de Salvação, Vol. 2, p. 5).
 
8. É A BÍBLIA A ÚNICA E DEFINITIVA PALAVRA DE DEUS?
 
A Bíblia ensina que a Bíblia é a única, final e infalível Palavra de Deus (2 Timóteo 3:16; Hebreus 1:1, 2; 2 Pedro 1:21) e que ela permanecerá para sempre (1 Pedro 1:23-25). 
 
Ao contrário, a Igreja Mórmon ensina que a Bíblia foi adulterada, tem perdido muitas de suas verdades e que não contém o Evangelho em toda a sua plenitude (Doutrinas de Salvação, Vol. 3, pp. 190, 191; Livro de Mórmon,1 Néfi 13:26-29; Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 12).
 
CONCLUSÃO
 
Os mórmons e os cristãos evangélicos têm em comum importantes termos bíblicos e preceitos éticos. Contudo, os pontos já mencionados são alguns exemplos das múltiplas diferenças fundamentais e inconciliáveis entre o cristianismo bíblico e o mormonismo.
 
COMO EVANGELIZAR UM MÓRMOM:
 
Seja um cristão convicto; Conheça a Palavra de Deus; Familiarize-se com um bom método de ganhar almas; Ore muito pela alma que você quer ganhar para Jesus; Saiba o máximo que você puder sobre a doutrina mórmon; Vá até os mórmons; Pense bem o que você vai dizer antes de ir a casa de um mórmon; Ensine e pregue a Jesus Cristo primeiro acima de tudo; Seja paciente; Dê um convincente testemunho pessoal da sua salvação; Mantenha o controle do diálogo; Peça definições das palavras usadas pelos mórmons; Seja honesto quando não souber responder uma pergunta; Use a Bíblia quer eles creiam ser ela confiável ou não; Recomende um bom programa de rádio e um ministério de sua confiança.
 
O QUE NÃO FAZER QUANDO ESTIVER EVANGELIZANDO
 
Não espere que os missionários venham até você; Não ataque ou ridicularize o mormonismo, Não permita que os mórmons mudem de assunto sem responder as perguntas específicas; Não permita que dois ou mais mórmons fale com você ao mesmo tempo; Não permita que o mormonismo domine o tempo todo; Não tente dizer tudo no primeiro encontro; Não os force a tomar uma decisão por Cristo.