Introdução - Efésios, capítulo 6, versículos 10 ao 18

20-08-2013 12:50

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. E orai em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito. Vigiai nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos." Efésios 6:10-18

 

Em primeiro lugar, como em toda guerra, é necessário identificar bem quem é o oponente que se levanta contra nós. É impossível guerrear sem sabermos contra quem lutamos, pois conhecendo o adversário, podemos também analisar as formas como ele trabalha. A passagem da carta de Paulo aos Efésios citada acima é bem clara com respeito a isso: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" e "Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes".

 

A Guerra Espiritual que se trava dia após dia é contra o diabo e seus anjos ("Principados, potestades, poderes deste mundo tenebroso, forças espirituais da maldade nas regiões celestes"), que em todo momento ronda e tenta destruir o povo de Deus. Com relação a isso a Bíblia não deixa dúvidas, como podemos perceber nas passagens a seguir:

 

"Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar" I Pedro 5:8

 

"Simão, Simão, Satanás vos pediu para vos peneirar como trigo" Lucas 22:31

 

"Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" Tiago 4:7

 

Leia o próximo artigo "Conhecendo mais acerca do nosso inimigo" e aprenda um pouco mais sobre o nosso adversário e como ele trabalha contra nós.