Erros e Heresias da Igreja Moderna

24-11-2010 12:57

"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." Gálatas 1:6-8

 

Meus irmãos e amigos, fui levado pelo Espírito Santo a escrever este artigo, até em forma de estudo, para esclarecer alguns pontos que têm sido mudados, confundidos ou mesmo substituídos dentro de algumas denominações evangélicas, proporcionando transtornos a Palavra e para a vida cristã. Espero do fundo do meu coração que este artigo seja lido por muitos irmãos e amigos, que produza frutos de arrependimento e mudança rumo ao caminho certo, o qual é Jesus Cristo!

 

Abordarei aqui os seguintes pontos, críticos nos dias atuais: Evangelho da Prosperidade, Triunfalismo Cristão, Menosprezando os Frutos pelos Dons e Talentos, Amar os Sonhos mais do que a Deus, Bênçãos Materiais e Temporais acima das Bênçãos Espirituais e Eternas.

 

Evangelho da Prosperidade

 

Nos últimos anos temos visto o crescimento da pregação da prosperidade nos púlpitos das igrejas. Tal pregação consiste em dizer ao povo de Deus que, se eles tiverem fé, poderão possuir tudo o que quiserem aqui nesta terra, como: carros esportivos de último modelo, casas novas e mansões, empregos em multinacionais com salários exorbitantes, ser um empresário de sucesso e fama internacional, entre outras.

 

Na verdade, em algumas igrejas, esse modelo de evangelho tem se tornado o único existente, em detrimento das bênçãos espirituais e mesmo do ensino sobre a Salvação. Claro que eu acredito na prosperidade bíblica, mas a prosperidade bíblica nada tem a ver com riqueza! É um erro de muitos cristãos pensar que prosperidade é sinônimo de dinheiro no bolso, carros modernos e mansões! É equívoco imaginar que dinheiro no bolso produz felicidade. Se isso fosse verdade não veríamos homens ricos se suicidando, jovens de classe alta no mundo das drogas e, por vezes, assassinando seus próprios familiares em busca da herança milionária!

 

Pelo contrário, a Bíblia ensina em I Timóteo 6:9-10: "Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores". Quando Paulo fala a Timóteo sobre bens materiais, no mesmo livro de I Timóteo, capítulo 6, versículo 8, ele diz: "Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.".

 

Observe a diferença entre o ensino bíblico e o evangelho da prosperidade! O caso tem ficado tão sério que, em algumas denominações evangélicas, o evangelho da prosperidade se tornou doutrina, a chamada doutrina da prosperidade, ou seja, é ensinada como norma para a igreja e vida cristã. Assim, se você não possui carro próprio, é porque "você não tem fé"; se não tem casa própria é porque "você está em pecado, não tem fé, por isso Deus não te abençoou". Isso é um absurdo, uma heresia, pois condenam a fé de alguém pelo que ele tem, e não pelo que ELE FAZ! A fé não é demonstrada pelos bens que uma pessoa possui, mas pela atitude renovada e conduta reta diante do Senhor, crendo que a recompensa maior é no CÉU e não na terra.

 

Foi exatamente isso que Jesus Cristo disse em Mateus 6:19-21: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.".

 

Alguns poderiam perguntar: "Mas Fernando, então ser cristão é ser pobre?". Bem, primeiro devemos definir com clareza o termo "pobre". Conheço muitas pessoas que recebem um salário de R$ 1000,00, R$ 1500,00, R$ 800,00, e são ricas! Sua família é feliz, pagam suas contas em dia, não tem falta de nada e não devem nada para ninguém... Quantos milionários tem falta de paz, alegria, familiares perdidos em alcoolismo, preferem trabalhar até tarde a voltar para casa? Nós relacionamos a pobreza somente ao valor monetário quando, na verdade, é apenas uma parte.

 

Claro, existem pessoas de Deus que podem chegar a serem ricas, financeiramente falando, mas isso não é uma verdade para todos, nem para a maioria! O Senhor, em sua soberania, conhecendo o coração das pessoas, determina dar bens e dinheiro para uns mais do que a outros. Ele é o dono do ouro e da prata, e distribui conforme desejar a cada um de nós. O importante é saber que Ele supre as nossas necessidades na medida certa, como testificou o rei Davi, dizendo no Salmo 37:25: "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado um justo, nem a sua descendência a mendigar o pão."

 

Prosperidade é um conjunto envolvendo todas as áreas da vida, das quais o dinheiro é, na realidade, a menor parte!

 

Triunfalismo Cristão

 

Outro assunto que tem chamado a atenção é o triunfalismo cristão! Tem sido pregado e ensinado em algumas igrejas que o cristão nunca perde, nunca falha, não pode sofrer... Assim prega-se sobre o triunfo absoluto e não se prepara o povo para os embates da vida! Jesus Cristo disse em João 16:33: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.".

 

Basta ler o livro de Atos dos Apóstolos e perceber o quanto eles sofriam pelo evangelho: eram presos, açoitados, apedrejados e mortos. Como podemos aceitar em sã consciência que não há sofrimento, nem perdas, para quem quiser seguir a Cristo? Paulo diz para Timóteo que "todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições" II Timóteo 3:12.

 

O grande mal desse evangelho triunfalista é não preparar o povo de Deus para as adversidades, deixando as ovelhas desestruturadas. Além disso associa-se toda adversidade e problema ao pecado, fazendo com que irmãos queridos, fiéis e justos, pensem estar em pecado quando a luta aparece, aumentando a carga emocional e psicológica advinda da situação. Começam os pensamentos: "Pequei contra Deus e estou sendo castigado." ou "Estou passando por isso por não ter fé.".

 

Haverão momentos de dores, tristezas, perdas e aflições por causa de nosso amor por Jesus e por seguirmos uma fé viva Nele. O próprio Senhor explicou isso aos discípulos em João 15:19: "Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.". O mundo nos odeia porque somos de Cristo e, consequentemente, existirão situações desagradáveis no decorrer de nossa caminhada.

 

Pregar que não há perda nem sofrimento é um engano, uma mentira, contrário ao próprio evangelho. Verdade é que não será sempre sofrimento, mas ele existirá. Há muito ganho, mas também há perdas. Há tristezas, mas também existe o refrigério e alegria do Espírito Santo. Nos momentos de lutas lembremos do que Jesus Cristo disse aos discípulos: "tende bom ânimo, eu venci o mundo".

 

Menosprezando os Frutos pelos Dons e Talentos

 

Um outro erro que está, infelizmente, tornando-se comum nas igrejas cristãs como um todo é permitir que os dons e talentos de uma pessoa tenham maior importância do que os frutos que ela produz. Os dons e talentos são concedidos por Deus a um indivíduo por Sua infinita graça e misericórdia, conforme a vontade Dele, para que o Nome Dele seja glorificado. Os frutos são dados dos homens para Deus, mostrando respeito, mudança real de comportamento, manifestando fé e confiança no Único Senhor e Salvador de nossas vidas! Dom é de Deus para o homem (pela graça), fruto é do homem para Deus (pela conduta).

 

Os dons e talentos nunca podem substituir os frutos, pois não é pelo dom que alguém é conhecido pelo Senhor! Veja o que Jesus Cristo disse em Mateus 7:21-23: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade".

 

Veja que Jesus se referiu ao que nós, hoje, damos maior importância na igreja: Profecia, Expulsar demônios e Operação de Maravilhas (milagres). E depois completou que, por esses dons, ele não conhecia aquelas pessoas! Mas, se alguém quer ser conhecido pelo Senhor, então deve produzir bons frutos, como está escrito em Mateus 12:33: "Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore". E também está escrito em Mateus 3:8: "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento".

 

Está acontecendo uma inversão de valores nas igrejas: menospreza-se o fruto em favor dos dons! Assim, existem pessoas que, apesar da vida errada e devassa que levam, continuam nos altares das igrejas, pregando e louvando, cantando e levando multidões após eles. Mas onde está a mudança de vida, os frutos bons pelos quais a árvore é conhecida? Por causa de um dom risca-se partes da Palavra, e o que está escrito em Romanos 2:21-22 se cumpre: "Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?". Quando Paulo disse isto se referia aos judeus, contudo, pode-se aplicar perfeitamente a alguns "servos de Deus" hoje em dia...

 

Se os dons e talentos Deus concede aos homens para ser glorificado por eles, significa que, por meio desses dons, deveriam ser produzidos mais frutos. Contudo, o contrário tem ocorrido com alguns: tira-se a glória de Deus e glorifica-se aos homens! Homens que adoram ser aplaudidos, cumprimentados, convidados para festas e congressos para exibirem seus talentos... Isso te lembra algo? Se não, leia os versículos de Mateus 23:4-7: "Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; e fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi".

 

Meus amados irmãos e amigos, o que realmente importa é glorificar a Deus e produzir bons frutos, demonstrando mudança real de vida e de conduta, sendo sinceros e honestos, amando ao Senhor e o nosso próximo. São estas atitudes que nos tornam agradáveis a Ele. Os frutos fazem toda a diferença...

 

"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro e hospedastes-me; estava nu e vestistes-me; adoeci e visitastes-me; estive na prisão e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? e quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? e quando te vimos enfermo ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." Mateus 25:34-40

 

Amar os Sonhos mais do que a Deus

 

O profeta Isaías, inspirado pelo Espírito do Senhor, disse: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:8-9

 

O que temos visto em muitas denominações evangélicas é a busca incessante e maciça da realização pessoal, dos sonhos particulares, em detrimento da vontade, sonhos e desejos de Deus. Pior do que isso: tem-se amado mais os sonhos do que a Deus, mais a realização completa na terra do que a vinda de Jesus Cristo e o arrebatamento ao céu. Prega-se prosperidade, realização de sonhos, cumprimento de promessas na terra, mas se esquece do maior dos sonhos, da maior promessa, que é morar no céu e ver ao Senhor.

 

Isso me faz lembrar do que disse Jesus: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (riquezas)" Mateus 6:24.

 

Esse evangelho de busca incessante de sonhos e objetivos particulares, em detrimento do coletivo (relacionados com a Igreja de Cristo e sua obra); o amor aos bens terrenos em detrimento do amor pelos bens espirituais e eternos; a idéia de que toda a plenitude da vida se realizará na terra; a falsa imagem de que Deus é um mordomo que é obrigado a servir a pessoa de tudo o que ela quer, em detrimento da verdade cristã que ensina nossa real função: somos servos, chamados para servir a Deus. Tudo isso mostra a deturpação do evangelho, o amor aos bens mais do que a Jesus, a busca de sonhos mais do que a Deus, tornando-nos novamente mais carnais do que espirituais...

 

Por isso também temos observado cristãos mesquinhos, que se negam a ajudar a obra de Deus, tanto com seus talentos e dons, como com suas finanças. Aprendem a olhar somente para seus próprios interesses, sua própria satisfação pessoal, quando, na verdade, o evangelho do Senhor ensina-nos que: "Quem, pois, tiver bens do mundo, e vendo a seu irmão necessitado, lhe cerrar o coração, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade" I João 3:17-18.

 

Lembremo-nos das palavras do apóstolo Paulo e voltemos a viver na simplicidade que há em Jesus Cristo: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo" II Coríntios 11:3.

 

Bênçãos Materiais e Temporais acima das Bênçãos Espirituais e Eternas

 

Como foi citado no tópico anterior, está ocorrendo uma inversão de valores em muitas denominações evangélicas. Quanto tempo faz que não vemos, em muitas pregações da Palavra, temas voltados integralmente às bênçãos espirituais, relacionadas com a salvação? Por que os bens materiais e temporais (que se esgotam pelo uso e tempo) têm um destaque tão grande e contínuo nos altares das igrejas, enquanto as bênçãos espirituais e eternas são relegadas a um segundo plano? Quem disse que buscamos a Cristo para sermos ricos nessa terra? Por que deixamos a idéia errada de prosperidade tomar conta de nosso coração e direcionar a nossa vida?

 

Amados irmãos e amigos, sou cristão, evangelista, convertido, lavado e remido pelo sangue de Cristo há cerca de 5 anos. Não sou um ateu, nem uma pessoa de outra religião ou uma seita qualquer. Não tenho interesse em escandalizar a ninguém com esse artigo nem sou perfeito naquilo que faço. Saibam que todas as igrejas possuem falhas, imperfeições em alguma área ou setor, e isso porque a igreja de Cristo é formada por seres humanos, sujeitos a falhas. Mas a Palavra diz que devemos exortar uns aos outros em amor (I Tessalonicenses 5:11; Hebreus 3:13).

 

Também não tenho interesse em criticar a casa dos outros e convidar vocês para virem a minha, como um hipócrita que semeia semente em terreno alheio! Graças a Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo estou bem amadurecido para fazer tais coisas. Meu interesse com esse artigo é exortar, fazê-los pensar e meditar no que realmente significa EVANGELHO. Caso algumas das coisas descritas aqui sejam vistas em sua igreja, faça como disse o apóstolo Paulo em I Tessalonicenses 5:21: "Examinai tudo, retende o bem". Retenha o bem e filtre o que é mal, não deixe dominar seu coração. Leia a Palavra, pois nela está escrito tudo o que te convém fazer. Somente em casos extremos, onde não se encontra mais a verdade, mas somente a mentira, ganância e falsidade, então aí, nesses casos, ore a Deus, busque direção Dele e peça para guiá-lo a um ministério sério, onde a Palavra continua sendo pregada de acordo com a "simplicidade que há em Cristo".

 

E, se você é um obreiro(a), pastor(a), missionário(a), que tem condições de mudar situações contrárias que estejam ocorrendo em sua igreja, busque em Deus as estratégias e ajuste seu ministério/igreja no caminho reto do Senhor.

 

"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." Apocalipse 2:5

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!