É Pecado Ser Rico?

04-05-2019 11:09

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." 1 Timóteo 6:10.

 

A resposta é NÃO, NÃO É PECADO. Um erro muito comum e que se difundiu na igreja foi associar riquezas ao pecado, ou o desejo de progresso ao desejo carnal. Até inventaram um ditado: "você deve pedir para ser próspero e não rico". Contudo, quando lemos a Bíblia encontramos homens que Deus enriqueceu muito e que foram exemplos para nós. O que dizer de Abraão, o pai da fé, ou de Davi, que deu uma fortuna para construção do primeiro templo? Foram infiéis por terem riquezas? Claro que não.

 

Então como entender o versículo citado acima? Leiam com atenção: "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males...". O problema não é ter dinheiro, mas o amor ao dinheiro, ou seja, a ganância, cobiça desenfreada, tornar o dinheiro seu deus, seu ídolo! Pensemos um pouco no texto: "amor ao dinheiro". De onde brota esse amor? Do dinheiro ou do coração do homem? Claro que é do coração, do íntimo do ser humano. Como disse o Senhor Jesus: "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem" Mateus 15:19-20a. Todo pecado começa no coração humano. Para uma pessoa um veículo é uma benção, para outra pessoa o mesmo veículo torna-se uma maldição e porquê? Porque o coração corrompido do ser humano consegue contaminar tudo quanto ele toca e possui. Mas uma pessoa regenerada pelo Espírito Santo pode possuir tudo e não ser contaminado por nada.

 

Dessa forma esforce-se e empenhe-se na sua profissão, em seus estudos e por uma melhor condição financeira, isso é lícito. Ore e peça para o Senhor te direcionar naquilo que Ele tem preparado para você e siga em frente. Se Ele te conceder riquezas reparta com o necessitado, ajude seu próximo, sabendo que nesse mundo nada possuímos, somos apenas mordomos daquilo que Deus nos concedeu. Faça com que sua riqueza e prosperidade sirva para a Glória de Deus e de Cristo. Tenha um coração sincero e mostre a liberdade de Jesus, pois se você foi salvo por Ele não pode ser dominado e preso pela ganância que domina esse mundo. 

 

Que Deus nos abençoe.