Como o inimigo age? - Parte III

20-08-2013 15:05

No tópico anterior "Como o inimigo age? - Parte II" vimos que o adversário analisa nossas fraquezas de alma e sentimentos demonstrados para encontrar brechas por onde possa nos atacar. Depois que ele consegue nos fazer cair em tentação, ele não pára o ataque, mas acrescenta outra arma às que já estava usando: a arma da Acusação!

 

Nesse ponto quero fazer uma clara e precisa distinção entre Acusação do diabo e o Convencer do Espírito Santo, para que ninguém se confunda. Quando erramos em alguma coisa que fazemos, existem duas forças que podem operar em nossas mentes e corações, as quais são opostas entre si e possuem objetivos totalmente contrários: A voz do Espírito Santo, para convencer do pecado e produzir arrependimento e conversão; e a voz do diabo, acusando do pecado cometido, procurando desenvolver na mente e no coração da pessoa o sentimento de que Deus a abandonou, de que seu pecado não tem mais perdão e que ela está inegavelmente condenada ao inferno.

 

Infelizmente muitos cristãos têm sofrido com tal confusão e ouvem a voz do diabo acreditando que estão ouvindo a voz de Deus, por isso se julgam incapazes de servir a Deus, condenam-se a si próprios, desviam-se do Caminho da Verdade (pois tal pensamento vem acompanhado de outros como: "já que você não tem mais o perdão de Deus, porque continuar servindo a Ele ainda? Aproveite a vida, saia com seus amigos e participe novamente das coisas do mundo") e voltam ao engano do pecado e das trevas!

 

A acusação é uma das armas mais terríveis que o inimigo usa contra os servos de Deus. Muitos se julgam incapazes de evangelizar, pois logo são tomados de pensamentos como "se eu já errei tanto, como posso ser digno de evangelizar?", ou então são tomados de sentimentos de desespero, pois sentem que sua oração não é mais ouvida e que o Senhor, que por eles morreu, os abandonou. Satanás é tão sujo que, quando consegue colocar a pessoa em tal estado de perturbação em sua mente e alma, começa a fazer com que outras áreas da vida da pessoa fiquem perturbadas, pois ele faz com que as pessoas associem todo o mal ao fato de estarem "abandonadas". Assim, se a pessoa é demitida da empresa, ele faz ela pensar "você foi demitido porque Deus te abandonou por causa do seu pecado", se ela ficar enferma, ele lança o pensamento "você está doente por causa do seu pecado, está abandonado por Deus".

 

A acusação é um dos dardos inflamados do maligno, que foi citado por Paulo em Efésios 6:16: "tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno". O diabo sabe que a fé é um escudo que apaga seus dardos, então usa da acusação para abalar justamente esse escudo!

 

Mas eu quero te dizer, meu querido e amado irmão(a), que eu já passei por isso também e com Cristo venci! Você também pode vencer! Jesus não veio chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento! Se você errou, pecou, transgrediu, não é pior nem melhor que todos nós que estamos em Cristo, pois todos nós também já pecamos e erramos. O segredo é se arrepender e se esforçar por mudar, pois Jesus morreu por você na cruz, não vai te abandonar agora! Repreenda pelo Nome Dele esses pensamentos, levante-se do chão frio da acusação do diabo e venha para o calor dos braços do Pai, os quais nunca deixaram de estar abertos para você!

 

Lembre-se: o diabo é mentiroso, é enganador, você não está condenado para sempre como ele quer fazer você pensar! Quando o diabo foi acusar Martinho Lutero, dizendo a ele: "Você é um pecador!", Lutero usou as Escrituras para rebater as acusações e disse: "Sim, realmente sou um homem pecador, mas Jesus Cristo veio para salvar os pecadores!". Tenha em sua mente esse pensamento, creia em Jesus Cristo, arrependa-se e peça a Ele perdão pelo seu erro e volte para os seus calorosos braços de amor!

 

No próximo tópico do estudo, veremos sobre as armas que Deus nos dá para lutar contra o inimigo! Veja em "Se esse é o inimigo, como lutar?".