Como o inimigo age? - Parte II

20-08-2013 14:25

Vimos no tópico "Como o inimigo age? - Parte I" um dos meios de ataque do inimigo, que é usar a deturpação da Palavra e o engano de suas mentiras. Agora veremos outro de seus métodos de ataque, que é analisar os sentimentos que demonstramos em determinadas situações e as fraquezas de nossa alma para tentar nos destruir. Leia abaixo um exemplo disso em Gênesis, capítulo 4, versículos 1 ao 8:

 

"Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. Tornou a dar à luz a um filho-a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? Porventura se procederes bem, não serás aceito? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou".

 

Perceba como o inimigo age destruindo famílias desde a criação do mundo! Quando Caim e Abel se apresentaram diante do Senhor para lhe oferecer sacrifícios e ofertas, o inimigo, que "anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar" I Pedro 5:8b, estava à espreita, observando. Quando Caim, que não havia levado o melhor da terra para apresentar diante do Senhor, não foi tão bem aceito como Abel, ficou irado e demonstrou isso em seu semblante, conforme diz: "Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante". Deus, percebendo o sentimento que se formara no coração de Caim, advertiu-o de que isso poderia abrir uma porta pela qual o pecado poderia entrar: "Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? Porventura se procederes bem, não serás aceito? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar".

 

Satanás, percebendo tudo isso, usou essa ocasião para tentar Caim, o qual, sem resistência alguma ao desejo do inimigo, matou seu irmão. Quero leva-los à compreensão desta importante verdade: Deus é onisciente, o diabo não; contudo, naquilo que demonstramos fraqueza ou instabilidade damos brechas para que o inimigo possa atuar, desviando-nos da Palavra e levando a cada um de nós novamente para o pecado. No caso de Caim, foi o descontrole emocional, deixando a ira ser mais forte do que a instrução de Deus, que o fez pecar. No caso de Davi, foi a fraqueza sexual e o medo de ser descoberto que fez com que um dos maiores reis de Israel cometesse adultério e depois um homicídio.

 

A Palavra de Deus diz que Davi: "do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. Tendo Davi enviado a indagar a respeito daquela mulher, disseram-lhe: Porventura não é Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?" II Samuel 11:2-3. O diabo viu que Davi olhou para ela e se interessou por ela, pois Davi demonstrou isso buscando saber quem era aquela mulher. Então despertou nele o desejo de tê-la para si, desprezando o mandamento de Deus e, tempos depois, fez com que ele matasse seu marido.

 

Cuidado com aquilo que você demonstra que existe dentro de seu ser! Muito cuidado com as coisas que você tem cedido à voz do adversário. O inimigo estuda a cada um de nós muito mais do que nós imaginamos, buscando descobrir cada falha de nossa alma, cada brecha ainda não fechada e cada ponto fraco que possa ser explorado para nos fazer cair em tentação e em laço.

 

Depois que se cai em tentação, o inimigo não pára, mas usa de outra arma contra nós, que se chama Acusação, a qual veremos no próximo tópico "Como o inimigo age? - Parte III".