Amor - Questão de escolha ou de obediência?

19-11-2010 14:43

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." João 13:34-35
 
Existem questões na nossa vida que dependem da escolha e opinião de cada pessoa e não interferem de modo algum na salvação de nossas almas. O apóstolo Paulo fala, por exemplo, em I Coríntios capítulo 7 sobre o casamento e diz no versículo 7 que gostaria que todos os homens não se casassem para servir ao Senhor sem distração alguma. Contudo ele explica que casar também não é pecado, depende da escolha de cada um. Já em Romanos capítulo 14 o apóstolo fala sobre as pessoas que comem somente legumes (o que hoje chamamos de vegetarianos) e diz no versículo 3: "O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu". Ou seja, comer determinados tipos de alimentos é escolha de cada um, nada tem a ver com salvação e da mesma forma acontece com outras questões da vida.
 
Contudo, com relação ao amor não é assim. Diferente do que muitos pensam, amar aos outros não é questão de escolha, mas sim uma questão de obediência, pois o amor é um mandamento de Jesus Cristo. Se queremos ser salvos da condenação eterna devemos obedecer a este mandamento, mesmo que isso signifique renunciarmos a nós mesmos. A Bíblia diz que devemos "revestirmo-nos de amor, que é o vínculo da perfeição" Colossenses 3:14. Quem ama se aperfeiçoa, torna-se mais perfeito cada dia e conhece a Deus, afinal "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." I João 4:8
 
Que Deus os abençoe em Nome de Jesus!