A Doutrina da Eleição na Carta de Judas

17-06-2019 11:26

"JUDAS, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados em Jesus Cristo: Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados. Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos. Porque se introduziram furtivamente alguns, os quais já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo." Judas 1: 1-4.

 

Vemos, nesses quatro versículos, a Doutrina da Eleição de Deus claramente exposta por Judas, irmão do Senhor. Existem os chamados (verso 1) e os "escritos para este mesmo juízo" (verso 4), ou seja, salvos e condenados. Ninguém, sendo chamado (chamado eficaz - pelo Espírito) deixará de ouvir e de corresponder, pois "Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." Filipenses 2:13. Também ninguém, escrito para juízo, se salvará, pois o pecador, estando morto em delitos, não pode reviver por si mesmo. 

 

Se alguém deseja a Cristo pode ter certeza que, antes de ter qualquer desejo por Ele, foi trabalhado por Ele. Isso é operado pelo Espírito no coração. O que vive em desejos carnais, sem consciência e sem qualquer desejo por Cristo, não foi trabalhado pelo Senhor, razão pela qual permanece em trevas.

 

Essa Doutrina é, na verdade, contrária a tudo que o homem natural quer ouvir. Muitos não a aceitam, lutam contra ela, tentam trazer a salvação para o âmbito humano ou, muitas vezes, para o âmbito Divino com participação humana, mas não é assim. Deus deixaria de ser Santo e Bom se condenasse a todos os homens sem salvar nenhum? Claro que não! Ninguém merece ser salvo, ninguém! Deus salvou ou deu qualquer misericórdia aos anjos que pecaram? Claro que não, mas condenou a todos! Não foi dado um Cristo para os anjos, mas com relação aos anjos consideramos justo a condenação, mas quando se aplica aos homens somos muito mais sensíveis... Mas Deus resolveu chamar uns e condenar outros, salvar pela fé os que crêem e condenar os demais e, os que crêem, recebem tanto a fé quanto o querer assim como o realizar de sua salvação de Deus, nada vem deles. Essa é uma verdade, uma bíblica realidade, não crida por aqueles que acreditam ter qualquer controle ou participação em sua própria salvação.

 

Efésios 2: 8: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!