A Verdadeira Doação

12-05-2011 23:18

"Quem tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, cerrar-lhe o coração, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade" I João 3:17-18.

 

Existem muitas pessoas que possuem uma idéia equivocada sobre o que é doação. Para se conhecer realmente o que é a verdadeira doação, em primeiro lugar, deve-se lembrar o que Jesus ensinou sobre o amor ao próximo, que está em Mateus 22:39: "O segundo [mandamento], semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo".

 

Desta maneira, antes de doarmos algo, pensemos o seguinte: "Como eu me sentiria recebendo isto?". Existem muitos "doadores" por aí que somente doam coisas inúteis, que ninguém mais pode usar. São doações de sapatos furados, ventiladores sem hélices, roupas rasgadas...

 

Um dos princípios da doação é o amor e onde ele se faz presente a verdadeira doação acontece. Devemos doar coisas úteis que, se permanecessem conosco, poderiam ser perfeitamente usadas e aproveitadas.

 

Não devemos usar a doação como um meio de nos livrarmos de coisas inúteis ou entulhos, mas como um instrumento de propagação do evangelho, através da bondade e amor demonstrados por esse gesto.

 

Além disso, não são somente bens que devem ser doados, mas também carinho, atenção, companheirismo, simpatia, fidelidade... Devemos doar do nosso tempo e esforço para anunciar as boas novas do evangelho aos que estão perdidos e em trevas. Doemos sem esperar nada em troca, mas pelo simples fato de sermos úteis para os outros.

 

Assim não estaremos amando somente com palavras, mas "por obra e em verdade" I João 3:18c.

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!