Você Crê na Sua Salvação?

10-12-2013 23:01

Todo aquele que vem a Cristo deve confiar em Sua Palavra. A Palavra nos dá certeza de que nossa esperança não é infundada e está firmada para sempre, pois Aquele que a proferiu é imutável: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" Tiago 1:17.

 

A Palavra declara que a Salvação é pela graça de Deus através da fé, não por obras de justiça que tenhamos praticado, e é dom de Deus: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie" Efésios 2:8-9. Se admitimos que a Palavra de Deus é verdadeira e nunca mente, logo a Salvação de Deus é perfeita e real, pois Tiago diz que todo dom e dádiva de Deus são perfeitos e Paulo declara que a graça salvadora é um dom.

 

Contudo, essa certeza de salvação não pertence a todos! Aliás, ouso escrever aqui que não está no coração nem da maioria! Não me refiro àqueles que não conhecem o Senhor ainda, nem àqueles que, uma vez conhecendo-O, se afastaram... Estou mais preocupado com esse sentimento de incerteza nos corações daqueles que são fiéis, que buscam a santidade, que congregam e louvam a Deus em amor! O que tenho visto nesses últimos dias são pessoas que não conseguem mais ter o consolo no mundo espiritual nem na promessa de Salvação. Pessoas que sofrem e choram sem conseguirem lembrar daquilo que está reservado para elas junto de Nosso Senhor na Cidade Celestial; cristãos que não ousam olhar para o Céu com alegria e esperança, pois temem não estarem entre aqueles que herdarão a Vida Eterna! Mas por que isso tem acontecido?

 

Vejo, na verdade, diversas razões para esse comportamento. Em primeiro lugar, nossos púlpitos estão ficando cada vez mais cheios de mensagens e pregações sobre bençãos materiais, alcance de objetivos pessoais, obtenção de casas, carros, empregos, família, filhos e coisas semelhantes a essas, as quais forçam o olhar das pessoas para baixo. Se meu desejo mantém-se nas coisas da terra, se meus olhos estão focados nas coisas materiais em detrimento das espirituais e eternas, não é de se admirar que não consiga enxergar nada mais do que elas à minha frente. Se meu consolo está no que materialmente obtenho, quando essas coisas faltarem, não terei mais consolo algum e serei um miserável: "Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima" I coríntios 15:19.

 

Em segundo lugar, em virtude de menos mensagens sobre a doutrina da Salvação e sua explicação, muitos se vêem ainda condenados ou não conseguem ter plena certeza de sua nova condição como filhos de Deus. Sofrem por pecados já perdoados na cruz, culpam-se por coisas que praticavam antes da submissão a Cristo, sentem-se fracos e ainda pesados, quando o Mestre já lhes desatou das costas seus pesados fardos: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" Mateus 11:28-30.

 

Em terceiro lugar, a falta de leitura bíblica em casa faz com que o Senhor seja cada dia menos conhecido pelos crentes. A Palavra é clara: "Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus" Romanos 10:17. A falta de conhecimento, meditação e estudo enfraquece a própria fé, da mesma forma que o corpo sem o alimento fica debilitado. Se uma pessoa não crê que será salva, como pode dizer que está em harmonia com Deus? Se duvida que o sacrifício de Jesus possa salvá-la, em que está fundamentada a sua fé?

 

"Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" João 6:37. Se você veio a Cristo foi porque o Pai te levou a fazê-lo. Se chegou aos pés da cruz e creu Nele, foi lavado pelo Sangue do Senhor e está salvo! Não há lugar para dúvidas nem medos, pois como disse o apóstolo João: "o medo produz tormento" I João 4:18. Livre-se das dúvidas, estude a Palavra, busque as coisas excelentes, foque seu olhar no Senhor Jesus, o qual está à Destra de Deus e intercede por nós! Creia que está perdoado e viva com o Senhor em harmonia, pois de maneira nenhuma Ele te lançará fora!

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!