Vencendo a Amargura com o Amor

26-12-2011 16:47

"Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém. E sucedeu que, ao entrarem em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres perguntavam: É esta, porventura, Noemi? Ela, porém, lhes respondeu: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque o Todo-Poderoso me encheu de amargura." Rute 1:19-20

 

A amargura é um dos sentimentos mais destrutivos que existe. Se procurarmos a definição de amargura no dicionário, encontraremos algo como : "Tristeza, pena, angústia, aflição, azedume, disposição para o mal humor" - Dicionário On-line Dicio (www.dicio.com.br).

 

Esse sentimento, quando acumulado por algum tempo, provoca mudanças no comportamento e na saúde física, ocasionando problemas nervosos, insônia, dores de cabeça, esgotamento, mudanças de pressão arterial, artrite, taquicardia, doenças de pele, úlceras e até mesmo câncer.

 

Além disso, pessoas amarguradas tendem a ficar em isolamento, pois o mal humor constante e a tristeza sempre aparente repelem os demais indivíduos de buscarem o convívio e a aproximação. Isso pode abrir as portas para outras enfermidades, como a depressão.

 

Percebam pela passagem bíblica citada que esse era o caminho pelo qual Noemi estava seguindo após perder o marido e seus dois filhos: "Ela, porém, lhes respondeu: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque o Todo-Poderoso me encheu de amargura" Rute 1:20.

 

Contudo, houve algo diferente na história dessa mulher que modificou esse cenário. Veja a passagem de Rute 1:12-17:

 

"Voltai, filhas minhas; ide-vos, porque já sou velha demais para me casar. Ainda quando eu dissesse: Tenho esperança; ainda que esta noite tivesse marido e ainda viesse a ter filhos esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, porque mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim. Então levantaram a voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Pelo que disse Noemi: Eis que tua concunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses; volta também tu após a tua concunhada. Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti."

 

Percebam no versículo 12-13 que Noemi dá sinais de querer se isolar (amargura), pois manda embora as únicas pessoas que restaram consigo após a morte de seu marido e filhos. Contudo, Rute, que amava sua sogra e não queria deixá-la só, insistiu em ficar com ela. O amor demonstrado por Rute é percebido através de suas atitudes e isto chama a atenção de todos na cidade de Belém. Noemi começa, pouco a pouco, a ser contagiada por esse amor a tal ponto de retirar o olhar de sua própria situação e buscar o bem-estar de sua nora, conforme está escrito no capítulo 3:1-4:

 

"Depois lhe disse Noemi, sua sogra: Minha filha, não te hei de buscar descanso, para que fiques bem? Ora pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela. Eis que esta noite ele vai joeirar a cevada na eira. Lava-te pois, unge-te, veste os teus melhores vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber. E quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deita; então entrarás, descobrir-lhe-ás os pés e te deitarás, e ele te dirá o que deves fazer."

 

Vejam que mudança de atitude! Uma mulher que antes queria se isolar, amargurada diante dos combates da vida, agora busca o conforto e bem-estar de quem está a sua volta! O amor demonstrado por Rute foi o agente causador dessa transformação, quebrando as cadeias da amargura e da tristeza.

 

Quando se busca a Deus, colocando o amor em primeiro lugar, deixando outros sentimentos de lado, guardando o coração como está escrito em Provérbios 4:23, cumpre-se a Palavra, pois o amor está no centro de todos os mandamentos: "Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" Mateus 22:36-40.

 

Não permita que as tristezas do cotidiano se transformem em amargura e decepção. Não deixe que as lutas e adversidades mudem o seu coração e o seu ânimo! Lembre-se que Jesus avisou sobre as aflições que os seus servos teriam, mas também disse para mantermos o ânimo e a coragem, pois "na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" João 14:2-3.

 

Não há outro meio de vencer o mal, nem a adversidade, nem a tristeza e amargura de coração, senão pela bondade, misericórdia e preocupação com o próximo, demonstrados através do amor!

 

"O amor nunca falha" I Coríntios 13:8a.

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!