Um Por Todos, Todos por Cristo!

07-01-2016 13:38
"Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.
E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." 2 Coríntios 5:14-15
 
É maravilhoso pensar como ocorreu a salvação de nossas almas! Quando uma pessoa aplica o seu coração à meditação da Palavra e do amor de Jesus, ela certamente se sentirá a mais sortuda de todas as criações de Deus. Quando lemos sobre a bondade de Deus, o amor do Senhor e a forma como nossa remissão foi concedida, podemos perceber vários aspectos, os quais estão resumidos na passagem citada de 2 Coríntios. Desta maneira quero introduzir o assunto por meio da divisão da passagem em duas partes: 
 
- Estamos mortos pelo pecado ("... se um morreu por todos, logo todos morreram")
 
- Mas vivos para Cristo! ("E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou")
 
Estamos Mortos pelo Pecado
 
Primeiramente devemos lembrar que o pecado nos matou espiritualmente! Nossa comunhão com Deus foi rompida, brutalmente assassinada pelo pecado o qual passou a ser nosso mestre, cativeiro e, no fim, nossa morte: "Porque o salário do pecado é a morte" Romanos 6:23a. Nesse sentido todos os homens, desde Adão, estão mortos e, por assim dizer, separados de Deus: 
 
"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos." Romanos 3:10-18.
 
O pecado seduziu-nos a tal ponto que trocamos as coisas eternas pelas coisas materiais, numa tentativa de dar um sentido à vida. Assim passamos a apreciar os três P's
 
- Prata (dinheiro e bens) - "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." Mateus 6:24; "Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." 1 Timóteo 6:9,10;
 
- Poder (status social, status econômico) - "Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." Mateus 4:8-10;
 
- Prazer (sexo, drogas, orgias) - "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." 1 João 2:15-17; "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis." Gálatas 5:16,17.
 
Como se não bastasse, ainda tentamos nos convencer que nossas próprias obras nos capacitam à comunhão com Cristo. Pensamos que pode haver algo em nós que agrade a Deus e possa ser aceito por Ele: "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam." Isaías 64:6.
 
Assim andamos de abismo em abismo, de erro em erro, tropeçando e caindo como o cego guiado por outro cego. Se dependesse de nós nunca poderíamos ser salvos, pois buscamos nosso próprio caminho e desejo, não o Verdadeiro Caminho e Vontade do Senhor. Por isso está escrito: "Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios" Romanos 5:6 e "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" Romanos 5:8. Isso mesmo, Cristo morreu por nós, não porque éramos bons, honestos e sinceros, buscando a Sua vontade, mas justamente porque éramos incapazes de fazê-lo. Estávamos fracos, éramos pecadores, mas ainda assim, Cristo morreu por nós! O próprio apóstolo se admira dessa verdade e expressa: "Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer" Romanos 5:7, mas, em nosso caso, foi justamente o oposto... Jesus morreu por quem não era justo, por quem não era bom. O Filho de Deus se fez pecado por nós, para que Nele fôssemos justificados e feitos filhos de Deus.
 
Mas Vivos Para Cristo!
 
Agora quero trazer o assunto da justificação em Cristo, o qual é o prazer e alegria de todo cristão. Primeiramente, devemos ter em mente que nem todos os que estão nas igrejas podem receber o título de cristão, como nem todos que confessaram a Cristo são realmente novas criaturas e tornados filhos de Deus! Aquele que recebe verdadeiramente a Jesus como Senhor e é justificado por Ele tem, em si mesmo, testemunho de sua nova filiação e condição nesse mundo. Como vimos anteriormente, os caminhos dos pecadores são totalmente contrários ao Caminho do Senhor e, em todos os sentidos, opostos à Vontade de Deus. Da mesma forma, aquele que recebe a Cristo é verdadeiramente transformado em seu caminhar e em sua vontade. Vemos isso por meio de várias características que marcam o novo nascimento de um crente, mas principalmente pelos três F's:
 
- Fidelidade (obediência) - "Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." Mateus 7:17-20; "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." Mateus 7:24-27;
 
- - "Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." Hebreus 10:38; "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Hebreus 11:6; "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." 1 João 5:4;
 
- Firmeza (Perseverança) - "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." Romanos 5:3-5; "Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo." Mateus 24:13.
 
Todo homem que nasceu de novo perceberá que é impossível viver para Cristo e para si mesmo, pois a carne é inimiga do Espírito. Assim, enfrentará um conflito, onde a nova criatura, nascida de Deus, lutará contra a antiga tendência pecaminosa da carne e, por fim, a derrotará. No entanto esse é um conflito que perdurará durante toda a vida, pois a velha natureza, antiga dominadora do homem, sempre tentará voltar ao domínio.
 
A nova natureza é a nova vida espiritual do homem regenerado! Antes ele estava morto para Deus e vivia para o mundo, mas agora ele está morto para o mundo e vivo para Cristo! Cada dia dessa nova vida traz mais sabedoria ao cristão, que aprende pelo Espírito a cumprir a vontade de Deus. Nesse aprendizado o novo convertido:
 
- se submete a Cristo: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4:7; "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte" 1 Pedro 5:6;
 
- Vem a Cristo para Salvação: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" Mateus 11:28-30;
 
- Mantém o olhar voltado para Cristo: "Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro" Isaías 45:22, pois isto leva ao arrependimento "Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito" Zacarias 12:10
 
- Aparta-se do mundo: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso" 2 Coríntios 6:14-18.
 
Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. Sendo assim, devemos tomar uma decisão séria em nossas vidas. Deus deu o seu melhor por nós, Ele entregou o próprio Filho por pecadores dignos do inferno. Devemos reconhecer nossa necessidade de Cristo para perdão de nossos pecados, remissão de nossas culpas, salvação de nossas almas... Ele está hoje de braços abertos, lembrando a imagem da Cruz, para receber a todos aqueles que se chegam a Ele. Jamais desprezará o culpado que se coloca sob Sua proteção e desde o momento em que nos curvamos a Ele somos limpos de toda transgressão, recebemos um novo coração, uma vida nova a ser vivida para Glória Dele, em obediência e submissão à Sua Vontade. Vivamos para Cristo a partir de hoje e estaremos com Cristo por toda a eternidade!
 
Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!