Parte 6 - Entendendo o Poder e Autoridade da Palavra de Deus

22-05-2012 11:49

"Assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, mas rega a terra, e a faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei" Isaías 55:10-11

 

A Palavra de Deus é, sem nenhuma sombra de dúvida, a arma espiritual mais poderosa concedida aos homens. Através dela conhecemos quem é Deus e aprendemos sobre sua Obra de Salvação através de seu Filho, conhecemos mais sobre Sua vontade para nossas vidas, temos estratégias para as lutas do cotidiano e somos fortalecidos e animados pelo consolo de suas palavras.

 

Pelas Escrituras entendemos o agir do inimigo através da história e como podemos enfrentá-lo, derrotando seus astutos intentos. Também compreendemos que a vida neste mundo é somente o princípio e enquanto aqui estamos devemos decidir qual futuro desejamos: de bênção ou maldição, de vida ou morte, conforme está escrito em Mateus 7:13-14: "Entrai pela porta estreita. Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que a encontram".

 

A Palavra de Deus é fonte de inspiração, transformação, libertação, purificação e instrução. Não há nada que precisemos saber que ela não ensine, conforme está relatado em 2 Timóteo 3:16-17: "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra".

 

A Sagrada Escritura também ensina sobre autoridade e poder. Quando vemos em Mateus 4 sobre as tentações de Jesus percebemos que por três vezes Satanás tentou o Senhor e em todas elas a resposta dada foi sobre a Palavra de Deus:

 

1- Mateus 4:3-4: "O tentador chegou-se a ele e disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Respondeu Jesus: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus";

 

2- Mateus 4:5-7: "Então o diabo o levou à cidade santa e o colocou sobre o pináculo do templo. E lhe disse: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo. Pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e eles te tomarão nas mãos, para que não tropeces nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus";

 

3- Mateus 4:8-10: "Levou-o novamente o diabo a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então Jesus lhe disse: Vai-te, Satanás! Pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás".

 

A autoridade (e poder) da Palavra desfez totalmente as tentações do inimigo que, sem poder para confrontá-la, precisou afastar-se de Jesus. E esta mesma autoridade está sobre as nossas vidas!

 

Além disso o poder da Palavra também está à nossa disposição para realizarmos coisas extraordinárias, conforme está escrito em Marcos 16:17-18: "E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes, e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum, imporão as mãos sobre enfermos e os curarão".

 

Tudo isso está sobre a vida daqueles que creem em Jesus como único Senhor e Salvador. Portanto, não se deixe abater pelas lutas do cotidiano, nem pelos levantes do adversário. Por três vezes ele se levantou contra Jesus, mas devido ao poder e autoridade dados pela Palavra, precisou se retirar. Passe você também a usar esse poder e autoridade que lhe são concedidas!

 

Leia mais a Bíblia, medite em seus profundos ensinamentos. Estude em casa e também participe de Escola Bíblica Dominical em sua igreja! Conheça mais sobre o Senhor, cresça em conhecimento e em sabedoria, aplicando os seus ensinos no dia-a-dia! Deixe a Palavra de Deus prosperar naquilo para que o Senhor a enviou e produzir sementes de vitória regando cada dia o terreno do seu coração!

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!