Parte 3 - Entendendo as Armas do Inimigo - A Brecha da Ira

15-03-2012 23:46

"E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante." Gênesis 4:3-5

 

A ira é um dos sentimentos mais perigosos que um ser humano pode ter. Ela é iniciadora de outros sentimentos destrutivos, como a mágoa ou o ódio e pode levar uma pessoa a agir de maneira totalmente contrária à normalidade.

 

Existem diversos relatos de pessoas que, em momentos de ira, perderam o controle, agredindo, espancando ou mesmo matando os outros. Esse é um sentimento que provoca desejo de vingança e retribuição, sendo o oposto da longanimidade, que é um fruto do Espírito (veja Gálatas 5:22-23).

 

Apesar disso a ira, em si, não é pecado. Irar-se é um processo, até certo ponto, natural em determinadas situações e não implica em uma transgressão. A Bíblia diz isso claramente no Salmo 4:4: "Irai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração na vossa cama, e calai-vos". Dessa forma irar-se mas permanecer quieto não é um pecado, nem condenável segundo as escrituras.

 

Contudo, quando o homem está irado, torna-se um terreno fértil para o trabalho do diabo. Satanás sabe como trabalhar sobre a ira humana e aproveita esses momentos para incutir pensamentos contrários e vontades impróprias no coração das pessoas. Temos um exemplo disso com Caim, que irando-se fortemente contra Abel, levou-o ao campo e o matou (Gênesis 4:8). Da mesma forma agiu Saul contra os sacerdotes que haviam alimentado a Davi e mandou matar a todos, incluindo os habitantes da cidade onde eles viviam (leia I Samuel 22:16-19).

 

A ira abre brechas no coração e na mente daqueles que a cultivam, por isso a Palavra recomenda: "Irai-vos, e não pequeis: Não se ponha o sol sobre a vossa ira, e não deis lugar ao diabo" Efésios 4:26-27. Não devemos ficar irados por muito tempo para que não sejamos totalmente contaminados e consumidos por ela. Antes devemos combatê-la com amor, longanimidade e compaixão, perdoando como também fomos perdoados por Deus.

 

"Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia sejam tiradas de entre vós. Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo" Efésios 4:31-32.

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!