Parte 2 - Entendendo as Armas do Inimigo - A Mentira

04-02-2012 16:17

"Tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, Davi enviou Joabe, e com ele os seus servos e todo o Israel; e eles destruíram os amonitas, e sitiaram a Rabá. Porém Davi ficou em Jerusalém. Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. Tendo Davi enviado a indagar a respeito daquela mulher, disseram-lhe: Porventura não é Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então Davi mandou mensageiros para trazê-la; e ela veio a ele, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); depois ela voltou para sua casa. A mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida. Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe o enviou a Davi. Vindo, pois, Urias a Davi, este lhe perguntou como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra. Depois disse Davi a Urias: Desce a tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo foi mandado após ele um presente do rei. Mas Urias dormiu à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu a sua casa... Pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe, e mandou-lha por mão de Urias. Escreveu na carta: Ponde Urias na frente onde for mais renhida a peleja, e retirai-vos dele, para que seja ferido e morra. Enquanto Joabe sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. Quando os homens da cidade saíram e pelejaram contra Joabe, caíram alguns do povo, isto é, dos servos de Davi; morreu também Urias, o heteu." II Samuel 11:1-9; 14-17

 

Segundo o Dicionário Online de Português Dicio (www.dicio.com.br), o termo Mentir significa "Afirmar aquilo que se sabe ser falso, ou negar o que se sabe ser verdadeiro; enganar, iludir, ludibriar". Desta maneira, mentir também é enganar ao próximo, não apenas afirmar algo que não seja verdadeiro. E foi exatamente isso que Davi, em certa época de sua vida, fez com Urias, o heteu.

 

Davi cometeu um adultério com Bate-Seba, o que já era um erro gigantesco. Mas, desta vez, ao invés de se arrepender de seu pecado, ele resolveu remediar a situação: tentou fazer com que Urias, que estava com seus servos guerreando por ele, voltasse para sua casa, tivesse relações com sua mulher e assim o filho do rei pareceria ser filho de Urias! Davi tentou enganar Urias, encobrindo assim seu erro. O que ele não contava era com a fidelidade daquele homem.

 

Urias e Davi, nesta passagem bíblica, representam a guerra constante entre a verdade e a mentira, entre a fidelidade e o engano! Urias não quis ir para sua casa, apesar da insistência de Davi, porque não julgou ser apropriado descansar e aproveitar a companhia de sua mulher enquanto seus amigos e irmãos lutavam na guerra e dormiam ao relento. A fidelidade de Urias, a verdade de suas atitudes confrontaram Davi de tal maneira que ele resolveu então tomar outra atitude: matar Urias e tomar Bate-Seba como sua esposa. Assim todos pensariam que ela engravidou após ser desposada por ele e o pecado seria encoberto.

 

Notem como a mentira de Davi vai tomando proporções desastrosas e contrárias a Deus: passou de adultério para homicídio! Por isso alertou Jesus sobre a mentira, dizendo que ela é uma expressão do caráter do diabo, conforme está escrito em João 8:44 "Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira".

 

A mentira é uma das armas do inimigo contra todos nós! Por vezes parece ser mais fácil mentir do que expressar a verdade, principalmente quando a verdade pode nos prejudicar (por termos cometido um erro). Quando se usa o artifício da mentira para esconder um erro, enganando as pessoas em volta, prejudicando os outros, estamos deixando de parecer com Deus e nos assemelhando ao inimigo de nossas almas, cujas obras são imprestáveis e totalmente reprováveis diante do Senhor!

 

Quando você se sentir tentado a mentir, respire fundo e pense: "Isto pelo que quero mentir é mais importante para mim do que me parecer com Jesus?" Se a resposta for sim, então minta! Se for não, diga a verdade, por mais que possa parecer difícil assumir um erro cometido. Ter a consciência tranquila e poder olhar os outros nos olhos, sem vergonha e culpa, é sempre a melhor opção a se fazer. A verdade evita que muitos outros erros aconteçam...

 

Vençamos a mentira, uma verdade por vez!

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!