Onde Está a Jactância?

26-06-2014 09:13

"Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé" Romanos 3:27.

 

Jactância é o comportamento de quem age com arrogância e possui o hábito de se gabar. No versículo acima Paulo questiona sobre a arrogância daqueles que pensam que sua salvação pode ser alcançada por méritos próprios de obras realizadas.

 

Mesmo em nossos dias existem muitos irmãos em completa confusão acerca de sua salvação. Alguns se gabam de terem aceitado a Cristo muito cedo, enquanto outros se converteram já em idade mais avançada. Há aqueles que fazem questão que suas obras de piedade sejam vistas por todos, não com a intenção de edificar os irmãos, mas para exibição de seu trabalho. Outros falam com arrogância sobre o dia que aceitaram a Cristo, como se fosse mérito ou uma dignidade própria a causadora final de suas conversões.

 

A Palavra do Senhor é clara quando diz: "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?" Romanos 2:4. Também diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie" Efésios 2:8-9.

 

É a benignidade de Deus, o amor pela graça, que conduz cada indivíduo ao encontro com Cristo. Não são méritos próprios de justiça, "não vem de vós, é dom de Deus", e principalmente, "não vem das obras, para que ninguém se glorie" Efésios 2:9. Muitos arrogantes estão enchendo a cabeça das pessoas, principalmente do povo de Deus, querendo se exaltar acima da própria obra de Cristo, buscando mostrar suas obras de justiça como necessárias à salvação. Se isso fosse verdade, teríamos que aceitar que o trabalho de Cristo foi em vão ou, pelo menos, não foi completada na cruz. Isso é uma heresia!

 

Saiba com plena certeza que, se você é um salvo, aceitou a Cristo, essa foi uma obra de Deus em você, não de você para Deus! Ele agiu em seu coração impenitente, tornando o coração de pedra em coração de carne (Ezequiel 11:19), dobrou sua vontade pecadora à Sua Vontade remissora e afastou de Sua Face os seus pecados (leia Salmos 103).

 

Contudo, é claro, deve-se ter obras, mas não para ser salvo por elas. Por meio de nossas obras a glória deve ser dada a Deus, pois foi Ele que primeiro realizou uma grande obra dentro de nós, pelo seu constante e bendito amor para conosco em Cristo Jesus!

 

"Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai, que está nos céus" Mateus 5:16.

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!