O Surgimento da Religiosidade

10-12-2015 12:33
"E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar." Gênesis 4:3-7
 
Compreender a origem e a natureza da religiosidade é básico para entendermos a extrema disseminação de seitas e ensinos falsos, não apenas em nossos dias mas em toda a história da humanidade. 
 
Este texto espelha de uma forma clara, a maneira pela qual o espírito de religiosidade começou a se manifestar entre os homens. A palavra "religião" vem do latim religio, que significa religar. 
 
O conceito implícito nessa palavra é o de uma tentativa do homem de "religar-se" a Deus, reatando uma comunhão rompida. Esse sentimento "religioso" é comum a todos os homens, não importando sua origem social ou geográfica.
 
O ser humano é um ser intrinsicamente religioso e espiritual e esse ser humano sem o conhecimento real de Deus, está aberto a aceitar qualquer outro ensino que não a verdade de Deus.
 
O homem foi feito para viver em comunhão com Deus, e na falta dessa comunhão ele experimenta, ainda que inconscientemente, um sentimento de profunda frustração.
 
Esse anseio  é que originou na humanidade a busca religiosa. O texto que lemos caracteriza alguns aspectos essenciais do espírito de religiosidade.
 
Caim ofertou do que lhe sobrava enquanto Abel trouxe suas primícias (note as palavras "oferta" e "primogênitos", nos versículos 3 e 4). 
 
O espírito religioso sempre oferta do que sobra, seja dinheiro, tempo, esforço: Caim procurou aproximar-se de Deus por seus próprios meios, enquanto Abel, pelo meio determinado por Deus. 
 
Este é um dos principais motivos que levou o Senhor a rejeitar a oferta de Caim. 
 
O espírito de religiosidade sempre apresenta uma oferta que Deus  não pediu, que é incapaz de resolver o verdadeiro problema que separa o homem de Deus: às vezes são obras, outras vezes são rituais mas sempre são coisas que não podem tratar adequadamente o problema do pecado.
 
O espírito de religiosidade é sempre o espírito do farisaísmo, o qual é marcado por uma ideia elevada de si próprio, o que o leva automaticamente a não cogitar jamais a possibilidade de ser recusado. Neste ponto, é diametralmente oposto ao espírito do cristão, o qual é marcado por um coração quebrantado.
 
No Novo Testamento, é a aproximação de Deus unicamente através de Jesus, submetendo-se ao Seu senhorio e governo e confiando apenas nos méritos da Sua obra realizada em nosso favor.
 
Não é difícil, contudo, verificar como o homem procurou seguir o caminho de Caim desde o princípio da humanidade.
 
"E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque" Gênesis 4:16,17
 
Caim foi tanto o iniciador da religião como o primeiro a procurar construir uma sociedade à parte de Deus. A expressão "retirou-se... da presença do Senhor" (v.16) nos mostra que Caim optou por afastar-se de Deus, vivendo longe dEle. À partir desse homem, surgiu toda uma linha de seres humanos que não tinham consciência da pessoa de Deus, mas que experimentavam o anseio inconsciente por comunhão com seu Criador, ao qual já nos referimos.
 
O mesmo espírito religioso que está por detrás de cultos como o islamismo, o animismo (adoração de espíritos, englobando todas as formas de umbanda), o espiritismo e outras manifestações religiosas, está também por detrás de todas as seitas e heresias que surgiram no meio da Igreja no decorrer da história.
 
Na verdade, o diabo é especialista em variar suas armas no ataque contra a Igreja. A diferença entre o paganismo e o cristianismo é fácil de ser detectada, mas o mesmo não acontece entre o cristianismo verdadeiro e alguns movimentos heréticos.
 
Nosso interesse aqui não é formar um painel acerca das religiões que atuam ou atuaram no mundo, mas analisar principalmente algumas heresias e seitas que surgiram no meio da Igreja. Para isso, precisamos compreender primeiramente a diferença entre "heresia" e "seita".
 
HERESIA
 
A palavra "heresia" vem do termo grego "hairesis".  E significa opinião doutrinaria contrária.  Ensino contrário á Verdade contida na Palavra de Deus - a Bíblia.
 
A heresia não pode ser confundida com a apostasia. O apóstata é alguém que rejeitou completamente a fé cristã; o herege continua vinculando-se à fé.
 
SEITAS
 
É um grupo religioso que se separa de um grupo maior. Podemos dizer que a seita é o produto final das heresias.
Grupo religioso, filosófico ou corrente que prega ou ensina práticas, preceitos e doutrinas contrárias à Palavra de Deus.
 
A SEMELHANÇA COM O CRISTIANISMO
 
Todas as seitas possuem forte semelhança com a fé cristã legítima, e é justamente essa semelhança que se constitui na principal estratégia do diabo com relação a elas (veja 2 Co 11:13-15).
 
ADEPTOS SINCEROS
 
As seitas são povoadas por pessoas zelosas, mas destituídas de verdadeiro entendimento (veja Rm 10:2).
 
Nunca devemos cometer o erro de questionar a sinceridade dos adeptos de qualquer seita; no entanto, precisamos reconhecer que esse zelo extremo a que se dispõem é uma característica do espírito de religiosidade que age por detrás delas.
 
Provérbios 19:2: "Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho!"
 
Romanos 10:2: "Posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento".
 
COMO RECONHECER UMA SEITA 
 
Existem milhares de religiões neste mundo, e obviamente nem todas são certas. O próprio Jesus advertiu seus discípulos de que viriam falsos profetas usando Seu nome, e ensinando mentiras, para desviar as pessoas da verdade (Mateus 24.24).
 
Não estamos dizendo que todos os que pertencem a uma seita são desonestos ou mal intencionados. Existem muitas pessoas sinceras que caíram vítimas de falsos profetas.
 
Para evitar que isto ocorra conosco, devemos ser capazes de distinguir os sinais característicos das seitas. Embora elas sejam muitas, possuem pelo menos cinco marcas em comum:
 
CARACTERÍSTICAS DE UMA SEITA
 
1. Elas têm outra fonte de autoridade além da Bíblia.
 
2. Elas acabam por diminuir a pessoa de Cristo.
 
3. As seitas ensinam a salvação pelas obras. Ensinam o homem a desenvolver sua própria salvação.
 
4. As seitas são exclusivistas quanto à salvação.
 
5. As seitas se consideram o grupo fiel dos últimos tempos.
 
CARACTERÍSTICA DO LÍDER DE UMA SEITA
 
É frequentemente carismático e considerado muito especial por razões variadas:
 
1. O líder recebeu revelação especial de Deus.
 
2. O líder reivindica ser a encarnação de uma deidade, anjo, ou mensageiro especial.
 
3. O líder reivindica ser designado por Deus para uma missão.
 
4. O líder reivindica ter habilidades especiais.
 
5. O líder está quase sempre acima de repreensão e não pode ser negado nem contradito.
 
QUEM É VULNERÁVEL A ENTRAR PARA UMA SEITA?
 
A. Todas as pessoas são vulneráveis: rico, pobre, educado, não educado, velho, jovem, religioso, ateu, etc.
 
PERFIL GERAL DO MEMBRO EM POTENCIAL DE UMA SEITA (ALGUNS OU TODOS OS ITENS SEGUINTES)
 
1. Desiludido com estabelecimentos religiosos convencionais.
 
2. Intelectualmente confuso em relação a assuntos religiosos e filosóficos.
 
3. Às vezes desiludido com toda a sociedade.
 
4. Tem uma necessidade por encorajamento e apoio.
 
5. Emocionalmente carente.
 
6. Necessidade de uma sensação de propósito, um objetivo na vida.
 
7. Financeiramente necessitado
 
Podemos e devemos ajudar as pessoas que caíram vítimas de alguma seita. Na carta de Tiago está escrito que devemos procurar ganhar aqueles que se desviaram da verdade (Tiago 5.19-20). Para isto, entretanto, é preciso que nós mesmos conheçamos profundamente nossa Bíblia bem como as doutrinas centrais do Cristianismo. Mais que isto, devemos ter uma vida de oração, em comunhão com Cristo, para recebermos dele poder, amor e moderação. A seguir vamos conhecer as principais seitas e suas características.
 
Não devemos nunca esquecer que na evangelização de qualquer pessoa, seja de uma seita ou não, o principal ingrediente é o amor. Sem ele não vamos levar ninguém para Cristo.