O Poder da Palavra de Deus

11-02-2011 18:45

"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." II Timóteo 3:14-17

 

A Palavra de Deus é a maior fonte de fé que possuímos. Através da Palavra aprendemos sobre a criação do mundo e do homem, os propósitos de Deus para nossa vida, a maneira de adorar a Deus, o sacrifício salvífico de Cristo por nós e diversos outros ensinos importantes para nossa vida e crescimento como cristãos.


Desta forma quero destacar nessa mensagem o poder que a Palavra de Deus tem para manifestar na minha e na sua vida. Esteja atento a essa mensagem e que o Espírito Santo fale fortemente ao seu coração em Nome de Jesus.

 

1- A Palavra de Deus é fonte de Fé

 

Como foi dito anteriormente na introdução dessa mensagem, a Palavra do Senhor é a maior fonte de fé que dispomos. Como está escrito em Romanos 10:17: "De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". Desta maneira é indispensável para aquele que deseja buscar ao Senhor o conhecimento de Sua Palavra. A leitura diária da Bíblia é fundamental para o fortalecimento da fé do indivíduo e seu crescimento espiritual. É através da Bíblia que aprendemos sobre as lutas enfrentadas por José no Egito, Moisés, Josué, Davi e tantos outros e como o Senhor os livrou e exaltou sobre a terra. Tal conhecimento fortalece nossa esperança, pois como Deus agiu para com eles pode também agir para conosco hoje e, assim, nossa fé é alimentada.


Lendo as Sagradas Escrituras temos consciência do amor de Deus para conosco, ao observarmos o sacrifício de Jesus Cristo por nós e, dessa maneira, somos consolados e nossa fé é firmada. Tudo o que necessitamos para desenvolver nossa fé encontra-se na Bíblia Sagrada, daí a importância de ler a Palavra e ouvir a Palavra, através das pregações do evangelho que se fazem na igreja.


Ter o hábito de ler a Bíblia e ir a igreja aumenta nosso conhecimento sobre Deus, seu amor, sua fidelidade e bondade, propiciando crescimento espiritual e, consequentemente, desenvolvimento da fé.


2- A Palavra de Deus é fonte de Salvação

 

Observe o que está escrito em Romanos 1:16-17: "Não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Pois nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: O justo viverá da fé".


Paulo ensina aos cristãos de Roma que a Palavra de Deus tem poder para salvar o homem que nela crê. Aquele que crê em algo deve viver e agir conforme essa crença. Se eu e você cremos realmente no evangelho, devemos andar conforme o evangelho e, assim, seremos salvos.  Lembremos o que disse Jesus em Lucas 6:46: "Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu mando?".


De nada adianta apenas conhecer a Palavra, pois crer implica em obedecer e praticar a crença no dia-a-dia. Assim mostramos a fé e não seremos vistos como hipócritas, como está escrito em Mateus 15:7-8: "Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito: Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim".


Devemos ter uma maneira de pensar, sentir e agir renovados pelo conhecimento das escrituras, devemos nos confrontar em nós mesmos e analisarmos se realmente mudamos em nosso comportamento com as outras pessoas e diante das situações do cotidiano, para que o evangelho possa realmente nos salvar de acordo com a nossa crença.


Assim, para que esse poder salvífico flua em nós, devemos fazer conforme está escrito em I Coríntios 11:28: "Examine-se o homem a si mesmo...".

 

3- A Palavra de Deus é fonte de Cura e Libertação

 

Através do conhecimento da Palavra do Senhor, da fé em Jesus Cristo e da prática da vida cristã, a Palavra também se torna fonte de cura e libertação. Leia o que está escrito em Mateus 8:16: "Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos e curou a todos os enfermos".


Veja só o poder que está a nossa disposição! Infelizmente tem muita gente nas igrejas que pensam que somente os obreiros, pastores e missionários possuem acesso a esse poder, preferindo receber orações e deixando de orar por si próprios. Contudo, esse poder foi dado por Jesus a todos os que crerem, como está escrito em Marcos 16:17-18: "E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão". Observe que Jesus não disse "Dou esse poder aos pastores, missionários e obreiros", mas disse "E estes sinais hão de seguir os que crerem". A regra para ter esse poder sobre a sua vida é crer e aquele que crer "também fará as obras que eu faço. E as fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai" João 14:12.

 

4- A Palavra de Deus é fonte de Restituição

 

Existe uma passagem bíblica muito interessante que conta a história do rei Manassés em II Crônicas capítulo 33. Ele foi um rei que governou Judá em 698 a.C. e seu reinado durou cerca de 55 anos. Começou seu governo fazendo várias atrocidades, adorando a outros deuses; fazendo feitiçarias, bruxarias e adivinhações; fez seus filhos passarem pelo fogo em adoração a outros deuses; consultou médiuns e adivinhos (versículos 3-6). Tanto se afastou de Deus que o Senhor permitiu que ele fosse derrotado em batalha e levado preso para a Babilônia (versículo 11).


No cárcere, preso e humilhado, Manassés se arrepende e suplica a Deus, humilhando-se muito perante o Senhor. A Bíblia diz que diante disso o Senhor ouviu a sua súplica, se aplacou para com ele e o trouxe de volta ao reino (versículos 12-13). E Manassés foi um dos reis de Judá que mais tempo permaneceu no trono.


Aprendemos aqui que o Senhor sempre está disposto a perdoar e restituir o seu povo. Ele nunca se esquece de seus filhos, não importando o tamanho do erro cometido. Se você conhecia ao Senhor e por algum motivo se afastou, saindo da presença do Todo Poderoso e desviando-se da Sua vontade, não perca mais tempo! Retorne hoje para a Casa Paternal e seja restituído em tudo o que você perdeu.


O Senhor está de braços abertos e disposto a perdoar os seus pecados, restituir a sua vida e lhe conceder vitória diante dessa situação que está lhe oprimindo o coração. Volte para o Senhor hoje e desfrute de todo o poder que Ele tem para operar em sua vida.

 

5- A Palavra de Deus é uma fonte de escolha!

 

Em muitas ocasiões e situações nesse mundo não sobram opções a escolher. O mundo leva as pessoas de um lado para outro e elas, sem opção, acompanham esse movimento (pessoas sem a liberdade de Cristo). Com o Senhor não é assim. Com o evangelho não funciona dessa maneira. A Palavra de Deus nos dá o poder da escolha! Depende de mim e de você escolher o que nos parece melhor e o Senhor respeitará isso. Veja o que está escrito em Deuteronômio 30:19: "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolhe a vida, para que vivas, tu e os teus filhos" e em Mateus 7:13-14: "Entrai pela porta estreita. Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz a perdição, e muitos são os que entram por ela. Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que a encontram".

 

O Senhor nos permite fazer a escolha que mudará a nossa vida para sempre. Ele não escolhe por nós, como se estivesse invadindo e impondo a sua vontade. Ele deu para nós o poder de escolha! O Senhor até dá a dica do que é melhor quando diz "Agora escolhe a vida, para que vivas, tu e os teus filhos" Deuteronômio 30:19b, mas não nos obriga a nada. Depende de nós querermos uma vida melhor, abençoada, restituída e salva das trevas e do juízo vindouro.


Se você ainda não entregou a vida a Jesus Cristo, confessando-o como seu Salvador pessoal, esta é a sua chance. Exerça seu poder de escolha e opte por servir a Deus através de Jesus Cristo. Somente assim o poder de restituição, cura e libertação da Palavra de Deus poderá operar em sua vida. Apenas confessando e entregando a vida a Cristo o poder salvífico da Palavra poderá salvá-lo da condenação e juízo que virá sobre a terra. Somente assim a fé crescerá em seu coração, pois esse é o primeiro passo de fé: vir até Cristo, arrependendo-se de seus pecados e confessando-o como seu único e suficiente Salvador. Isso só depende de você. O que você escolhe?


"Eis que estou a porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" Apocalipse 3:20.


Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!