O Aguilhão do Pecado

03-01-2017 15:52

"Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei." I Coríntios 15:56

 

É incrível a variedade de termos e de idéias que os apóstolos e profetas utilizam na Santa Palavra de Deus para explicar as coisas espirituais. Nesse versículo em particular vemos o apóstolo Paulo comparar o pecado ao aguilhão, uma peça de ferro afiada que era colocada na ponta de uma vara, usada na época para tanger os bois. Paulo, usando esse simbolismo, diz "O aguilhão da morte é o pecado".

 

Como dito o aguilhão era uma peça de ferro afiada, usado numa vara para tanger o gado. Era usada como uma espécie de castigo ao animal desobediente. Se o animal não quisesse andar na velocidade desejada ou se embicasse por outro caminho, seu condutor fazia uso do aguilhão e dava picadas pontiagudas em seu lombo, indicando assim a direção e velocidades desejadas. Usando desse instrumento controlava-se as manadas. Era doloroso ao animal ser conduzido por esse método, o qual deixava o rebanho totalmente submisso ao seu condutor.

 

Agora vamos ver o texto e o uso desse instrumento nele: "O aguilhão da morte é o pecado". O que o apóstolo quis dizer com isso? O caminho do pecador é direcionado pelo duro e pontiagudo aguilhão do pecado! Se o pecador quiser se rebelar contra esse caminho, sair pela tangente, diminuir o passo, não poderá de forma alguma fazê-lo sozinho, pois logo vem o aguilhão ferozmente sobre seu lombo e o obriga a caminhar conforme a velocidade e curso deste mundo. O pecado torna o homem submisso ao mal, incapaz de caminhar livremente. Ao tentar desvencilhar-se logo sente as aguilhadas e tem que se mobilizar pelo caminho ditado pelo pecado, o qual conduz duramente até o precipício da morte!

 

O aguilhão do pecado bate constantemente contra a carne dos homens e golpe após golpe faz o pecador ir de mal a pior, mergulhando num charco de lodo e sendo coberto pelas multidões de suas transgressões. Ele quer sair, mas não pode; quer livrar-se, mas quando menos espera outro golpe certeiro tira toda sua convicção e o leva novamente ao pecado que queria abandonar!

 

Além disso, para aumentar ainda mais a opressão do pecado, foi dado ao homem a lei! A lei não é pecado, nunca foi pecado nem jamais será pecado, mas são os Mandamentos de um Deus Santo, que diz ao homem como agir e o que fazer para ser aceito por Ele! Contudo, quando o homem descobre pela lei que adulterar é pecado, logo vem dez mil golpes sobre sua carne, levando-o ao caminho do adultério! Quando se lê: "Não furtarás." Êxodo 20:15, logo vem os golpes da necessidade e com eles o caminho da transgressão.

 

A lei veio dizer ao homem o que é mal aos olhos de Deus, e com isso fez o próprio homem, em todo o seu procedimento, se tornar o pior ser da face de toda terra. Desta maneira fortaleceu o braço do pecado e os golpes do aguilhão se tornaram ainda mais fortes, mais constantes, mais dolorosos.

 

Em completo desespero de consciência, o homem sabe que é pecador! Até aqueles que parecem não ter consciência alguma, no fundo de seus íntimos, sabem que são dignos de morrer pelos males que praticaram. Ao olhar para nós e contemplarmos essa visão, podemos exclamar como o apóstolo: "Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?" Romanos 7:24. E somente uma resposta pode ser dada ao clamor: "Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor" Romanos 7:25, ou, como disse Paulo em I Coríntios 15:57: "Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo."

 

Jesus Cristo é a saída dessa escravidão do pecado e da morte! Não há força alguma no próprio homem para se livrar do aguilhão do pecado, mas há todo poder no sangue de Jesus Cristo para despedaçar toda ferramenta preparada contra você! O condutor do pecado, isto é, o diabo, não pode tocar mais naqueles que Cristo comprou por seu próprio sangue! Na cruz foram trazidos todos os pecados e todo o castigo foi cobrado em um só Homem, de tal forma que não sobrassem mais pecados a serem cobrados de você. O aguilhão do pecado, que com a força da lei batia e batia contra nós não pode mais tocar aqueles que não tem pecados em si, mas que foram completamente lavados pelo sangue de Jesus Cristo!

 

Mas, vocês poderão dizer, como alcançar essa graça? Digo que você não pode alcançá-la por méritos próprios, que são como trapos de imundícia. Também não são obtidos por meio de promessas, votos ou coisas do gênero. Somente com confiança e fé em Jesus Cristo você poderá obter essa redenção. A Palavra de Deus diz: "Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro." Isaías 45:22 e também: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." Romanos 10:9-10. Olhe para Cristo, pregado na cruz em seu lugar, derramando rios de sangue por sua vida! Olhe para a cruz, veja o homem crucificado nela, seu semblante de sofrimento e dor, moído por sua causa, blasfemado pelos homens, oferecido como cordeiro sem defeito nem mancha no lugar do vil pecador. Contemple sua figura, creia que foi por você e confesse o Seu Nome. Declare diante Dele sua incapacidade de sair do vício, do pecado, da escravidão da morte e receba-o como seu Salvador Pessoal. Creia de todo coração e nunca mais precisará temer o aguilhão do pecado, nem a força da lei, nem mesmo o precipício da morte!

 

Confesse o Senhor Jesus e receba liberdade e vida nessa mesma hora, torne-se filho de Deus e herdeiro do céu conforme a promessa de Sua Palavra!

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!