O Que É Conversão?

06-05-2011 23:33

"Simão, Simão, Satanás vos pediu para vos peneirar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos." Lucas 22:31-32

 

Segundo o dicionário da Bíblia de Almeida, o termo conversão significa "Mudança de vida operada por Deus. Essa mudança tem dois aspectos. O primeiro, relacionado com o pecado, chama-se arrependimento. O segundo, relacionado com Cristo, é a fé".

 

Desta forma, a conversão está intimamente ligada com a mudança de rumo na vida de alguém. Quando uma pessoa se arrepende de seus erros, confessa a Jesus como Único Senhor e Salvador, demonstrando fé e decide direcionar seus passos de acordo com os ensinos da Palavra, está principiando um processo chamado conversão.

 

A conversão não está relacionada com o tempo que um indivíduo passa na igreja, nem com a quantidade de "glória a Deus" ou "Aleluia" que ele fala. Vejam o caso de Pedro citado nos versículos acima: ele já andava há mais de três anos com Jesus, ouvindo seus ensinos, comendo com Ele, viajando e servindo ao Senhor em todo tempo, mas ainda não era convertido, pois o Senhor disse: "... E tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos" Lucas 22:32b.

 

Existem muitas pessoas que estão há anos nas igrejas, ouvindo a Palavra, algumas até servindo a Deus como obreiros, mas que ainda não experimentaram a verdadeira conversão. Basta uma situação inesperada acontecer, ou alguém ofendê-los por algum motivo, e logo tiram a "capa" de crente, mostrando realmente quem são...

 

A verdadeira conversão é aquela que aplica a Palavra de Deus na vida prática do cotidiano. A verdadeira conversão é aquela que imita a Cristo, transformando o indivíduo em discípulo e cristão (seguidor de Cristo). Não é vista em trajes sociais ou cabelos compridos, mas em trajes espirituais de mansidão, bondade e amor.

 

"Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" I Coríntios 11:1.

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!