O Amor e a Justiça de Deus: Jesus

12-09-2011 13:27

"E a vós outros que estáveis mortos nos vossos pecados; e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os nossos delitos, havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, tirou-o do meio de nós, cravando-o na cruz." Colossenses 2:13-14

 

Deus possui diversos atributos muito importantes, os quais nos ajudam a compreender a razão pela qual Jesus precisou morrer na cruz para nos salvar. Um dos atributos de Deus é que Ele é amor: "Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor" I João 4:8. Outro dos atributos de Deus é que Ele é justiça: "Pois o Senhor é justo e ama a justiça; o seu rosto está voltado para os retos" Salmo 11:7.

 

Conforme a lei de Deus, o preço do pecado é a morte, pois somente com a morte esse preço é totalmente pago. Vemos isso quando o Senhor declara a punição de Adão, no jardim do Éden, quando ele pecou comendo do fruto da árvore do conhecimento: "Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; pois és pó, e ao pó tornarás" Gênesis 3:19.

 

Desta maneira o amor de Deus (que é um dos seus atributos) queria perdoar os homens, mas a justiça não permitia que isso fosse feito. O Senhor não podia negar a Sua justiça pelo amor, pois havia um preço a ser pago pelos erros da humanidade. Assim sendo, Ele resolveu tomar a única decisão que podia cumprir a justiça e o amor ao mesmo tempo: enviou o seu Filho, sem pecado, sem erros, para carregar o peso dos pecados alheios: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" João 3:16-17.

 

Como Jesus é o Filho de Deus, Ele não possuía pecado. Caso ele morresse, podia então pagar o preço dos pecados de quem quisesse. Assim foi determinado que, aquele que crê em Jesus, segue os seus passos e fica firme em fé, terá a sua dívida saldada pelo sangue puro e limpo derramado naquela cruz, onde Ele suportou o peso dos pecados de todos nós.

 

Satisfeitos a Justiça e o Amor de Deus, somos então reconciliados com Ele através de Cristo: "Dificilmente morrerá alguém por um justo, embora alguém possa se animar a morrer pelo bom. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" Romanos 5:7-8.

 

Nisto conhecemos o amor de Deus para conosco e nos alegramos em saber que há alguém que nos ama tanto!

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!