Não se Desespere!

22-11-2010 12:12

"Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba. E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou." Gênesis 21:14-16
 
"E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino." Gênesis 21:19
 
A passagem da Palavra de Deus em Gênesis 21:9-21 e resumida pelos quatro versículos acima nos ensina algo muito importante para os dias de hoje: Não se Desespere! Se procurarmos em um dicionário o significado da palavra desespero encontraremos as definições "Desesperança com irritação, angústia, raiva, desesperação". O desespero é a falta de esperança (desesperança) e aquele que perde a esperança também possui todo o seu potencial anulado, seus talentos tornam-se inutilizados e suas forças se esgotam. Foi exatamente isso que aconteceu com Agar quando se viu no meio de um deserto, sem água nem comida. O desespero tomou conta de seu coração e a atitude dela demonstra isso claramente: "E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores... porque dizia: Que eu não veja morrer o menino".
 
Algo muito interessante acontece nessa passagem: o desespero CEGA! Exatamente isso, o desespero pode cegar uma pessoa e até mesmo soluções simples tornam-se complexas e saídas que estão diante dos olhos não são percebidas. Veja o que disse o versículo 19, após Deus ter falado com Agar: "E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água". A Palavra não disse que Deus criou um poço, nem que fez brotar água da rocha naquele momento. A Bíblia diz que Deus lhe abriu os olhos! O poço estava lá o tempo todo, mas ela não via, porque deixou o desespero tomar conta de seu coração.
 
Ficar desesperado não levará você a nada. Controle seus sentimentos, confie em Deus e busque saídas com orações e criatividade. Você possui um grande potencial e enorme capacidade de raciocínio, acredite nisso e siga em frente. Lembre-se do que disse o salmista Davi, no Salmo 37:5 "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e Ele tudo fará".
 
Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!