Escolha Soberana de Deus - a Tribo de Levi

16-11-2016 19:41
"Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão. Por isso não terão herança no meio de seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como lhes tem dito."
Deuteronômio 18:1,2
 
Quando os filhos de Israel saíram do Egito, foi-lhes dito que seriam levados para uma terra deleitosa, terra que manava leite e mel. Se eles obedecessem a Deus, seguindo os mandamentos e ordenanças que foram entregues por intermédio de Moisés, prosperariam e teriam uma possessão permanente na terra prometida. Saindo eles do Egito, caminharam no deserto, vendo e se maravilhando com os sinais que Deus realizava: pedras fluíam em águas para matar sua sede, a abençoada comida caía do céu para que recolhessem, suas roupas não se gastavam, nem seus sapatos envelheciam. Viram a glória e poder de Deus no Sinai, de onde receberam as tábuas da aliança, que continham os mandamentos do Senhor para eles. Viveram todos estes sinais e muitos outros, mas não criam de coração, nem cuidaram de dedicar-se ao Senhor.
 
Passados quarenta anos, nos quais foram provados e castigados, puderam finalmente entrar e tomar posse da terra prometida. Obedecer aos mandamentos era garantia de sucesso, providência, fartura e riqueza para eles, enquanto que a maldição seguiria aqueles que descumprissem o que as tábuas de pedra continham. Mas quem dera somente as tábuas fossem de pedra! Na verdade, as tábuas de pedra eram como seus corações insensatos, duros como rocha não polida, incapazes de seguir e obedecer fielmente ao que o Senhor Deus mandava. Assim como os mandamentos foram escritos em tábuas de pedra, assim também em corações de pedra o povo de Israel recebeu a primeira aliança, o que provocou ira da parte de Deus.
 
Contudo, em meio a tudo isso, vemos o levantamento de uma tribo especial. Essa tribo não teria possessão na terra prometida, mas receberam o Senhor Deus como herança. Essa tribo tinha a tarefa de servir ao Senhor, comiam daquilo que se oferecia ao Senhor em sacrifício e ensinavam ao povo sobre os mandamentos e ordenanças de Deus.
 
Levantar a tribo de Levi como uma tribo especial, de onde sacerdotes viriam, possui uma íntima relação com a obra salvífica de Jesus Cristo, resgatando para si pessoas de todas as tribos, línguas, povos e nações. Quero nesse estudo relacionar as particularidades da escolha da tribo de Levi com as maravilhas da Cruz e espero assim trazer às mentes de vocês uma gratidão tão grande quanto for possível pela pessoa de Jesus Cristo.
 
1- Levi - uma Tribo de homens falhos
 
Em primeiro lugar vemos que a tribo de Levi não tinha nada de especial em relação às outras tribos de Israel. Tanto os membros dessa tribo como os membros das demais tribos eram homens de dura cerviz e coração endurecido. Percebemos isso nas palavras do Senhor, onde toda a geração de homens que haviam saído do Egito foram punidos a peregrinar no deserto até que morressem e seus filhos amadurecessem - leia Números 14:21-33.
 
Eram pecadores, murmuradores, fracos na fé e na vontade. Eles viram os sinais de Deus no deserto, mas não creram. Ouviram a voz do Senhor, mas não obedeceram. Eram mortos em delitos e pecados, como toda a congregação, mas independente disso, foram escolhidos. Somente a graça soberana de Deus pode explicar o levantamento desses homens como sacerdotes do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Não houveram méritos de justiça aqui, nem pureza anterior, nem quebrantamento inicial de coração. Nada, absolutamente nada, senão somente a Graça elegeu esses homens.
 
Agora olhe para você mesmo e me diga: há méritos em você que impulsione a escolha de Deus? Talvez você diga: mas eu faço doações a instituições de caridade... acaso pode a graça de Deus ser comprada pelas suas doações? Outros talvez pensem: mas eu não falo palavras torpes contra ninguém... pergunto: mas nunca pensou em se vingar de alguém? Nunca pensou em aliviar sua ira pisando o seu próximo? O pensamento também é condenável diante de Deus! E há pessoas que imaginam com tanto prazer que sentem como se a vingança realmente estivesse consumada. Tais idéias são abomináveis e tão detestáveis quanto a própria ação da carne!
 
Talvez outro diga: desde criança eu tenho buscado respeitar as leis de Deus! A questão aqui não é o que você tem se esforçado por fazer, mas o que você de fato tem feito. Quem pode dizer que respeita as leis de Deus o tempo todo, sem jamais tropeçar em um único ponto? Quem é tão perfeito que possa bater no peito e clamar: sou mais alvo do que a neve? Por minha experiência tenho certeza que nenhum homem, desde a criação até hoje, excetuando-se o Filho de Deus, pode afirmar de consciência tranquila tal coisa!
 
Assim como os levitas eram homens falhos, eu e vocês somos pessoas falhas. Se Deus buscasse perfeição em qualquer de nós, nunca seríamos aceitos diante Dele. Graças a Deus que os olhos do Senhor não ficam pousados sobre o meu coração, porque haveria tanta podridão diante de Sua vista que certamente Ele se enojaria de mim! Assim também sobre todos os homens que repousam sua fé em Cristo, os olhos do Senhor pousam antes sobre Cristo, onde o preço do pecado já foi quitado. Somente então Ele pode olhar para nós sem nojo por sermos falhos como somos e fracos como somos. Em Cristo a nova criatura é vista pelo Senhor habitando em nós, mesmo que nossos olhos não possam ver isso ainda!
 
2- Levi - uma Tribo de Revoltas
 
Em Números, capítulo 16, vemos a revolta de Coré (levita), Datã e Abirão (filhos de Rúben) contra Moisés, elevando-se em seus insensatos corações contra a liderança dele. Pela leitura do primeiro verso "E Coré, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filho de Pelete, filhos de Rúben" temos a idéia de que Coré foi o propagador da revolta, tomando então consigo outros homens de Israel.
 
Se lêssemos todo o capítulo, veríamos que, devido a essa ação de Coré, muitos morreram, sendo tragados pela terra. Mas, apesar disso, a escolha de Deus não foi mudada, como está escrito: "Deus não é homem, para que minta; Nem filho do homem, para que se arrependa" Números 23:19.
 
Como é gracioso saber que as escolhas de Deus não dependem da conduta de homens! Como é bom ver que, uma vez determinado algo sobre a vida de alguém, nada pode fazer a Sua poderosa mão tornar atrás! Se Ele escolheu abençoar, ninguém pode amaldiçoar, se Ele escolheu levantar, ninguém pode fazê-lo cair! O que Deus firmou como Seu conselho e propósito jamais poderá ser mudado ou cancelado por alguém. "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" Isaías 43:13.
 
Assim é com relação à salvação de nossas almas. Não depende do homem, depende de Deus! Não é pela vontade da carne, mas pela vontade do Espírito! Se nossas almas dependessem de nós, coitados de nós, estaríamos todos condenados para sempre! Se a conversão fosse pelo meu esforço, ai de mim! Seria como Isaías dizendo ao Senhor: "Ai de mim! Pois estou perdido" Isaías 6:5. Pobre do homem cuja fé não está inteiramente em Cristo, mas dividida entre a Obra da Cruz e a vontade própria! Pois eu sei, e estou certo no Senhor, que se minha salvação dependesse da minha própria vontade, enquanto escolha livre, estaria para sempre condenado, porque o mal em mim NUNCA permitiria que eu escolhesse a Deus! Pois assim diz o apóstolo Paulo:
 
"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus." Romanos 8:5-8.
 
Cada ser humano é inclinado para a carne e, por natureza, inimigo de Deus! Fazíamos revoltas contra a Sua bendita vontade, não queríamos que Ele reinasse sobre nós. Se não fosse por Sua ação graciosa sobre nós, jamais O escolheríamos, jamais nos converteríamos e nunca O adoraríamos. Sabendo Ele que a carne não podia obedecer à Sua vontade, proveu-nos do Espírito Santo para que nos achegássemos a Ele por meio de Jesus Cristo, pois "ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo" I Coríntios 12:3. Assim podemos recebê-Lo como Deus e como Pai: "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai." Romanos 8:15.
 
Oh bendita graça derramada sobre nós! Que cada dia possamos abundar em sua plenitude!
 
3- Levi - Uma Tribo abençoada!
 
O terceiro ponto de nossa mensagem diz respeito à benção que a tribo levítica recebeu do Senhor! Meus irmãos, eles foram escolhidos para herdar ao próprio Deus como herança! Será que temos condições humanas para dimensionar o tamanho dessa graça que eles receberam? Ter o próprio Deus incorruptível, Todo Poderoso, Santíssimo e Imaculado como Herança para Sempre! Ter comunhão, intimidade e estar na presença do Rei da Glória! Oh Deus, quanto desejamos receber essa mesma herança, assim como a tribo de Levi. Que nos importa ter terras, se elas serão consumidas? De que adianta ter bens, se serão corroídos pelas traças e ouro em abundância, se a ferrugem o cobrirá? É claro que receber uma dádiva eterna jamais se comparará com uma benção temporal. Assim também os cristãos devem se armar desse mesmo pensamento...
 
Você luta em suas orações para receber o que por herança? Simplesmente uma porta de emprego? Apenas uma casa onde morar? Somente filhos que se assentem à roda da sua mesa? Sua mente vagueia pelas coisas terrenas e se esquece das espirituais? Por quanto tempo esperamos viver nesse mundo? Vale mais 70 ou 80 anos (se Deus nos der) de alegria ou a eternidade? 
 
Nossas orações devem estar recheadas de clamores pelo céu! Paulo certa vez disse: "Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor." II Coríntios 5:4-8.
 
Vejam a maravilha dessa afirmação: eles viviam esperando o dia em que partiriam para habitar com o Senhor, ou seja, queriam a herança que é eterna, viver com Deus para Deus! Quem dera essa fosse a intenção de todos que estão na igreja! Talvez veríamos muito menos alvoroços, invejas, ciúmes e avareza. "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens" I Coríntios 15:19.
 
Irmãos, não é errado desejar coisas temporais, mas viver em função delas é pecado! Antes nossos empregos, filhos, casas e tudo mais que possuirmos devem sempre redundar para a glória de Deus, pois no final é a Deus que receberemos por herança! Vamos adornar nossa herança com os melhores adornos, que são frutos de lábios que confessam o Seu Nome! Vamos agradá-Lo em tudo, pois Ele se agradou de nós e quis nos salvar! Vamos nos dedicar a Ele, pois Seu Filho foi dedicado em sacrifício por nós! Façamos orações em lágrimas esperando o céu, como aquele que sente saudades de sua terra natal. 
 
Desejemos de todo coração fazer parte da Tribo de Levi, do Israel de Deus, e haverá grande regozijo na presença do Senhor! Amém e amém!
 
Que Deus os abençoe em nome de Jesus Cristo!