Entendendo a Guarda do Sábado

18-03-2013 13:11

A Paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Tenho recebido alguns e-mails questionando acerca de um tema que, ainda hoje em dia, causa muita confusão e polêmica no meio cristão. Em virtude desses questionamentos, que talvez tenham raiz na seita dos Sabatistas, resolvi escrever esse pequeno estudo para que as consciências fiquem tranquilas e a fé dos irmãos não seja de maneira alguma transtornada. O questionamento que tenho recebido por e-mail é: O cristão deve guardar o sábado? Visto que guardar o sábado é citado como um dos Dez Mandamentos em Êxodo 20, por que não é ensinado isso nas pregações e doutrinas das igrejas cristãs hoje?

 

Para compreendermos com exatidão esse assunto, vou dividí-lo em três partes essenciais para a nossa meditação:

1- A Observância do Sábado no Antigo Testamento;

2- A Lei e a Graça;

3- A Igreja Primitiva.

 

1- A Observância do Sábado no Antigo Testamento

 

Diferentemente do que muitos que defendem a guarda do sábado pensam, mesmo em Israel a observância desse mandamento não era feita em sua totalidade. Se lermos cuidadosamente várias passagens bíblicas do Antigo Testamento (e mesmo do Novo Testamento), podemos verificar claramente que, em várias situações, o sábado não era guardado como um dia em que nenhum trabalho podia ser realizado:

 

a) Os soldados não guardavam o sábado

 

 "No sétimo ano Jeoiada mandou chamar os centuriões, os caritas e os da guarda, e fê-los entrar consigo na casa do Senhor, e fez com eles uma aliança e os ajuramentou na casa do Senhor, e lhes mostrou o filho do rei. Então lhes ordenou: Esta é a obra que vós haveis de fazer: Uma terça parte de vós, os que entrais no sábado, fará a guarda da casa do rei, outra terça parte estará à porta Sur, e a outra terça parte à porta detrás dos da guarda. Assim fareis a guarda desta casa, afastando a todos" 2 Reis 11:4-5.

 

Nessa passagem o sacerdote Jeoiada está dando ordens aos soldados que entravam e saíam aos sábados, acerca da guarda do futuro rei de Judá. Essa passagem demonstra que os soldados tinham que trabalhar aos sábados, não podiam deixar suas posições. Não podemos esquecer que a guarda do sábado era mandamento para o povo de Israel, mas as outras nações da terra, as quais continuamente faziam guerra contra Israel, não tinham tal costume. Vocês já imaginaram o comandante israelita se aproximando sábado após sábado do comando inimigo e pedindo trégua de um dia para que pudessem guardar o sábado e no domingo poderiam retornar à guerra? Creio que não.

 

b) Os sacerdotes não guardavam o sábado

 

"Ou não lestes na lei que, no sábado, os sacerdotes no templo violam o dia, e ficam sem culpa?" Mateus 12:5

 

Os sacerdotes não podiam deixar de trabalhar aos sábados, pois tinham muitas tarefas a serem realizadas no templo que somente eles poderiam executar. Imaginem vocês o povo subindo para adorar no templo, em dia de sábado, e encontrando uma plaquinha pendurada na entrada: "Hoje é sábado, portanto não podemos realizar nossas funções. Voltem amanhã e então podereis orar, clamar e sacrificar a Deus". Isso definitivamente não podia acontecer...

 

c) Em certas situações nem o povo guardava o sábado

 

"Ele lhes respondeu: Qual de vós será o homem que, tendo uma ovelha e, no sábado ela cair numa cova, não vai apanhá-la e tirá-la de lá?" Mateus 12:11

 

Jesus, ao citar essa passagem, não está acusando ninguém de pecar por tirar a ovelha da cova no dia de sábado. Ele simplesmente queria abrir os olhos daquele povo para a real importância do dia de sábado. E qual era a importância desse dia? Era realmente um simples dia para descanso? Claro que não. Era um dia para adoração a Deus. Só que o povo de Israel estava iludido acerca do que é adoração (e nisso os Sabatistas também estão iludidos até hoje). Veja na passagem abaixo o que era um perfeito sábado de adoração ao Senhor:

 

"Mas se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes." Mateus 12:7

 

"Eles lhes respondeu: Qual de vós será o homem que, tendo uma ovelha e, no sábado ela cair numa cova, não vai apanhá-la e tirá-la de lá? Quanto mais vale um homem do que uma ovelha? Logo, é lícito fazer bem nos sábados." Mateus 12:11-12

 

Adorar a Deus é fazer aquilo que o agrada. Deus queria que em um dia o povo deixasse seus afazeres para praticar a justiça, a bondade, o amor, a fidelidade. E praticando-o nesse dia, que tal prática se estendesse por mais dias durante a semana. Contudo, ao verem Jesus curando no sábado, o criticavam. Ao ver seus discípulos colhendo espigas para comer, os apontavam... Com a desculpa de estarem servindo à lei de Deus violavam a própria lei, que se baseava no amor ao próximo.

 

2- A Lei e a Graça

 

"Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porque não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." Romanos 6:14

 

Biblicamente existem dois tempos diferentes, marcados por circunstâncias e regras distintas: O Tempo da Lei e o Tempo da Graça. Os que querem guardar o sábado, como no Tempo da Lei, ainda não alcançaram a Graça de Deus. Está escrito: "Assim meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressurgiu dentre os mortos, a fim de darmos fruto para Deus" Romanos 7:4. Quem já morreu com Cristo, pela lei morreu, pois foram os que viviam pela lei que crucificaram Jesus (ainda que o Nosso Senhor tenha sido crucificado injustamente, sem pecado). E, estando mortos para a lei, vivemos hoje pela fé, pela Graça, a qual diz: "Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" Romanos 13:9.

 

Irmãos, devemos de uma vez por todas compreender que a Lei tinha seu intuito, que era quebrantar o coração de um povo que viveu como escravo no Egito por 430 anos, acostumado com os costumes estranhos daquele povo, e fazê-los voltar para Deus, vivendo em santidade, perfeição e harmonia. Se buscarmos a raiz de cada mandamento em Êxodo 20, veremos por trás deles o amor e a vontade do Senhor em mostrar que o homem vale mais que um relacionamento ilícito (não adulterarás), vale mais do que os bens que possui (não furtarás, não cobiçarás as coisas de teu próximo), sua vida é de valor inestimável (não matarás), não deve prejudicar seu semelhante por nada (não dirás falso testemunho), deve temor a Deus (não usarás o seu Santo Nome em vão, não terás outros deuses diante Dele) e que deve amar e adorar a Deus (guardarás o dia de sábado para o santificar).

 

A Lei tinha regras que eram duras, servindo para mostrar a transgressão do povo e tornando o pecado algo abominável, que levava à morte:

 

"Quando alguém se voltar para os médiuns e feiticeiros, para se prostituir após eles, eu me voltarei contra ele, e o eliminarei do meio do seu povo" Levítico 20:6;

 

"Se alguém tiver um filho obstinado e rebelde, que não obedece à voz do pai nem da mãe e, embora o castiguem, não lhes dê ouvidos, seu pai e sua mãe o tomarão, e o levarão aos anciãos da sua cidade, à sua porta, e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e obstinado, não dá ouvidos à nossa voz. É dissoluto e beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra. Assim extirparás o mal do meio de ti e, ao sabê-lo, todo o Israel temerá" Deuteronômio 21:18-21.

 

Pensem isso meus irmãos: se ainda vivêssemos conforme a Lei, a guarda do sábado era necessária, mas o cumprimento das leis acima também! Imaginem vocês se algum membro da igreja se desvia e procura uma cartomante ou mesmo um médium... Tal pessoa deveria ser morta, segundo a Lei. Ou então se teu filho ou filha fossem totalmente desobedientes, não respeitando vocês como autoridade dentro do lar. A Lei dizia que tais filhos deveriam ser apedrejados na porta da cidade, para que o mal fosse cortado pela raiz. Dura coisa seria viver pela Lei...

 

Mas nós, que somos salvos em Cristo, pelo Sangue de Jesus, vivemos pela Graça, na qual não se fala mais sobre essas leis, nem mesmo do sábado. Leiam novamente o que Paulo escreveu à Igreja em Roma: "Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" Romanos 13:9. Claramente está escrito: "... e se há algum outro mandamento, TUDO nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". Onde está a referência ao sábado? Exatamente na palavra em destaque TUDO. Assim não é mais necessário guardar o sábado como mandamento, mas uma coisa é certa: Como adoração a Jesus todos os nossos dias devem ser SÁBADOS, pois sempre devemos lhe dar glórias!

 

"Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." I Coríntios 10:31

 

3- A Igreja Primitiva

 

Na Igreja Primitiva, ou seja, a igreja formada pelos apóstolos, não se fala sobre a guarda do sábado como lei para os que aceitavam a fé em Cristo. Em certo momento na história da Igreja Primitiva, algumas pessoas, querendo transtornar a fé de todos, começaram a querer acrescentar coisas da Lei na igreja, o que provocou uma séria discussão entre os apóstolos. Ao fim dessa discussão, eles chegaram à seguinte solução:

 

"Por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos e os anciãos, irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde. Ouvindo que alguns que saíram dentre nós, aos quais nada mandamos, vos perturbaram com palavras, e confundiram as vossas almas, pareceu-nos bem, tendo chegado a um acordo, escolher alguns homens, e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo. Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais de boca vos anunciarão também o mesmo. Pareceu bem ao Espírito Santo, e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da prostituição. Fazeis bem se vos guardardes destas coisas. Bem vos vá." Atos 15:23-29.

 

Onde está a referência ao sábado, feita pela Igreja Primitiva, às pessoas que em todas as nações aceitavam a Fé em Cristo? Simplesmente não existe! Desta forma meus irmãos, Igreja e Coroa de Cristo, Noiva Incontaminada e Perfeita, Separada para ser Santa e Irrepreensível, não se deixem enganar por tais assuntos, os quais não acrescentam nada, nem à vossa fé, nem à fé daqueles que estão em volta. Vivemos no Tempo da Graça, portanto, amando-nos uns aos outros, cumprimos toda a Vontade de Deus e somos discípulos de Cristo!

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!