Doutrina da Eleição

22-11-2016 17:45
"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade" Efésios 1:4-5.
 
"Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas." 1 Pedro 1:2.
 
A Eleição da Graça é uma maravilha não admitida por todos os cristãos, ainda que confirmada por diversos textos das Sagradas Escrituras. Na verdade, há grande dificuldade de alguns em aceitar essa verdade, pois, segundo eles, a Eleição é contra o amor de Deus! Não vejo isso em absoluto. Ao contrário, mesmo na eleição vemos a grandiosidade do amor do Senhor, até mesmo para os que perecem. Pois pergunto: Deus não lhes concedeu vida? Não foi Ele que, sabendo antecipadamente de sua ruína, ainda assim os abençoou com o sol, a chuva, noites tranquilas, oportunidades profissionais, casamentos, filhos e filhas, assim como aos demais homens? E a pregação do Evangelho não chegou também até eles? Deixou Deus de chamá-los à salvação? Claro que não, pois como está escrito: "Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até aos confins do mundo" Romanos 10:18.
 
O Evangelho não é algo a ser pregado somente aos escolhidos, mas a TODOS os homens. Deus nunca manifestou aos pregadores quem são os escolhidos, mas somente pela obediência à fé são eles reconhecidos e isso está encoberto a todo homem, até que a fé se manifeste.
 
Segundo a presciência de Deus (1 Pedro 1:2) ele criou o ser humano, sabendo antecipadamente quem são os que O amarão e quem O rejeitará! Contudo deixa Ele de criar a ambos? Não lhes concede as mesmas oportunidades? Não se prega o evangelho a toda criatura? Deus não seria amoroso se concedesse vida somente a quem sabia que se dobraria a Ele, negando-a aos demais! Mas, como Deus é Amor, concedeu o dom da vida, mesmo aos rebeldes e contradizentes! "E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?" Romanos 9:22-24.
 
Quem está apto a enxergar o amor de Deus e compreender a Sua vontade não nega a doutrina da Eleição, pois mesmo nela vemos o transbordante amor do Senhor. Além disso, maior se torna nossa confiança, pois como disse Paulo: "nos elegeu nele antes da fundação do mundo". O que isso significa? Deus já nos conhecia antes mesmo de criar Adão! Ele já nos via antes mesmo de sangrar na cruz! Já nos amava antes de sermos formados no ventre de nossas mães! Já cuidava de nosso bem estar e preparava nossa salvação antes de sequer existirmos!
 
A Eleição nunca deixou de fora aquele que quer Jesus de coração! Os que negam essa doutrina dizem: "Mas e se uma pessoa não eleita desejar ser salvo?" Respondo: Se ela deseja ser salva, será salva e, por conseguinte, era uma eleita! A questão aqui é que NENHUM daqueles que Deus não conheceu JAMAIS desejará a salvação! Por isso são condenados, pois "a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más." João 3:19.
 
E outro pode questionar: "E se alguém que aceitou Jesus se afastar do caminho e nunca mais voltar?" Digo: será condenado! Mas, pode-se pensar, "ele não era um escolhido?" Novamente digo: Não! Ele está condenado! Pois "é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento" Hebreus 6:4-6. Então poderia pensar: "Então a salvação dele foi perdida?" Respondo: Não foi perdida, na verdade nunca foi alcançada! Ou pensais que Judas, o traidor de nosso Senhor, era um salvo? O próprio Cristo testemunhava que não, como está escrito: "Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos." João 13:10-11.
 
Existem muitos dentro das igrejas com o mesmo espírito de Judas! Parecem sãos, mas são doentes! Parecem filhos de Deus, mas os observem um pouco e mostram como ainda são filhos do diabo! Quem vive para o Senhor, guiado pelo Espírito Santo, mortificando a carne e caminhando prudentemente, mostra sua eleição através de atitudes e somente assim reconhecemos os verdadeiros filhos de Deus!
 
Lembrem-se do que disse o apóstolo Paulo: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." Romanos 10:9-10. Confessar a Cristo com os lábios é uma pequena parte! O grande segredo está naquilo que nos justifica dos pecados, e é "crer com o coração"! Pela fé somos justificados diante de Deus e aceitos como filhos no Amado! Confessar Jesus com os lábios deve ser fruto de um coração que crê! Somente confessar não garante salvação. Muitos dizem hoje: "Jesus está no meu coração", mas isso não significa nada para Deus se não for acompanhado pela fé. Declarar o Senhor com os lábios e pecar nas atitudes é o mesmo que negar a Cristo! Quem age dessa maneira jamais foi escolhido de Deus!
 
Agora se você é um escolhido, sua vida deve estar inteiramente em Cristo! A vontade Dele deve se tornar a sua, a direção Dele deve ser sua bússola, os sonhos Dele devem ser seus objetivos mais sinceros! Nada em sua vida, à parte Dele, tem mais valor. Seus clamores são pelo céu, seus olhos contemplam a eternidade e seus esforços o trazem aos pés da cruz salpicada de sangue! Eleito de Deus caminhe à Luz do Onipotente e regozije-se Naquele que te fez mais que vencedor ainda antes da fundação do mundo!
 
Que Deus os abençoe em nome de Jesus Cristo!