Crescimento Espiritual - Equilíbrio entre o Ser e o Fazer

30-07-2012 11:14

"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." Tiago 2:26

 

Todo ser humano almeja crescimento... A busca por crescimento demanda aprimoramento, entrega, mudança de rotina e atitudes que visem o alcance de objetivos que propomos para nós mesmos. Um exemplo disso são os atletas que, para vencerem uma competição, aprimoram-se na área do atletismo em que atuam, treinando continuamente, entregando-se a grandes períodos de esforço e condicionamento físico para conseguirem atingir as suas metas. Não apenas dizem que são atletas, mas agem como tal, mudando sua alimentação, suas atitudes e a rotina comum cotidiana a todos os homens, vivendo em função daquilo que dizem ser.

 

Da mesma forma os que se dizem cristãos devem buscar o equilíbrio entre o ser e o fazer para realmente alcançarem crescimento espiritual e serem vistos como servos de Deus. Ser cristão não é simplesmente ir na igreja uma, duas ou três vezes por semana, chorar em meio aos louvores e se alegrar juntamente com os irmãos por algum tempo. Ser cristão exige mudança, aprimoramento, entrega, ações e sentimentos que demonstrem o que Paulo disse em II Coríntios 5:17: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo".

 

Ser cristão é agir mediante a fé que dizemos que temos. Se a fé diz "Amai a vossos inimigos" Lucas 6:27, eu devo fazer assim. Se a fé diz "Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso" Lucas 6:36, eu preciso agir desta maneira. O crescimento espiritual começa quando passamos a viver mais para Deus do que vivemos para nós mesmos. Não se resume no conhecimento da Palavra, mas na aplicação prática Dela no dia-a-dia.

 

"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito." Tiago 1:22;25

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!