Conhecendo mais acerca do nosso inimigo...

20-08-2013 12:57

Vimos no artigo anterior "Introdução - Efésios, capítulo 6, versículos 10 ao 18" passagens mostrando contra quem lutamos, mas perguntas ainda podem ficar em seu coração: Quem é esse inimigo afinal? De onde surgiu? Como trabalha? Por que nos odeia tanto e quer nos destruir?

 

A Bíblia nos ensina muito acerca desse adversário, e todas as questões acima (e talvez outras que você tenha em sua mente) podem ser respondidas através dela. Nosso inimigo era (acredite!) um querubim ungido de Deus, poderoso e formoso, chamado na criação de Lúcifer, que significa "Fonte de Luz". Acerca dele é falado em Ezequiel, capítulo 28, a partir do versículo 12:

 

"Tu és o selo da perfeição, cheio de sabedoria, e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus, cobrias-te de toda pedra preciosa: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda. Os teus engastes e ornamentos eram feitos de ouro, no dia em que foste criado foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; estavas no monte santo de Deus, andavas entre as pedras afogueadas".

 

Assim era o nosso adversário: belo, formoso, coberto de pedras preciosas e ouro... Mas afinal de contas, o que aconteceu com esse querubim? A continuação de Ezequiel nos dá essa informação também:

 

"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti" Ezequiel 28:15.

 

Mas qual foi o erro desse querubim ungido? Que iniquidade era essa? Isaías, no capítulo 14, a partir do versículo 13, informa-nos disso com clareza:

 

"Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte. Subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao Altíssimo".

 

Esse belo querubim cometeu a loucura de querer ser maior que Deus! Ele quis ser como Deus, acima de Deus, corrompeu-se no propósito de servir ao Senhor e quis ser servido! Quando esse querubim firmou esse propósito para si mesmo, Deus lançou-o do céu, como está escrito:

 

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!" Isaías 14:12.

 

"Mas serás levado à cova, ao mais profundo do abismo" Isaías 14:15.

 

"Disse-lhes Jesus: Eu vi Satanás, como raio, cair do céu" Lucas 10:18.

 

Quando esse querubim caiu, levou consigo uma terça parte dos anjos de Deus, os quais conseguiu corromper em seu propósito. Está escrito:

 

"Viu-se também outro sinal no céu: um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. A sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra." Apocalipse 12:3-4a.

 

"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" Mateus 25:41.

 

Estes que caíram, hoje, são os demônios, guiados por Satanás, os quais lutam constantemente contra o povo de Deus, tentando impedí-los de chegarem ao céu, de onde eles próprios foram expulsos, em rebeldia, para nunca mais voltarem para lá. Imagine você, querido irmão, porque o diabo e seus demônios (anjos caídos) lutam contra nós e nos odeiam tanto: eles eram formosos, belos, cheios de luz, continuamente na presença do Trono Branco (que é Deus, o Senhor), sendo sempre iluminados pela Sua Glória e, tendo perdido tudo isso, olham no mundo para nós, seres imperfeitos, nascidos em pecado, sujeitos a erros e tentações, naturalmente mais fracos do que eles, sem nunca termos visto com nossos olhos a Glória e Resplendor do Próprio Deus, mas, apesar de tudo isso, damos louvores a Ele, adoramos a Jesus Cristo, Seu Filho, e em Seu Nome e pelo Seu Sangue, temos acesso ao Céu, moradia eterna com o Senhor, onde tais anjos nunca mais entrarão... Deu para entender o ódio deles agora? Conseguiu perceber porque somos perseguidos e atacados o dia todo? Compreendeu de onde vem essa Guerra?

 

Sempre o plano do diabo foi destruir o que Deus quer para si. Sempre foi ir contra o Senhor! Como ele não é onisciente, nem onipresente, ele usa seus demônios para cuidar de regiões da terra, de povos específicos, impedindo tais pessoas de virem a Cristo! Existem legiões especializadas em tentar as pessoas concedendo prazeres em troca de suas almas, outras em convencer que não existem mais soluções possíveis aos seus problemas e a melhor saída é o suicídio, outras em atacar o povo santo de Deus, mostrando que o pecado não é pecado e o certo e errado são meros pontos de vista às vezes contraditórios... Atacam em sensualidade, homossexualidade, pornografia, vícios, mentiras, provocam divisões, contendas, discussões, avareza, engano e toda espécie de males imagináveis e inimagináveis.

 

Fazem de tudo para que ninguém se salve, como eles próprios não têm salvação. Levantam-se contra os planos de redenção de Deus em Cristo, querendo destruir tudo o que é bom nesse mundo e focando na obra prima da criação, ou seja, cada um de nós, seres humanos!

 

Agora que vimos quem é esse inimigo mortal, aprenderemos no próximo artigo intitulado "Como o inimigo age? - Parte I" um pouco mais sobre sua ação contra nós, suas estratégias e astúcias contra o povo santo de Deus!