Como Vencer os Ventos Contrários?

11-02-2011 11:19

"E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus." Mateus 14:22-33

 

Em nossa trajetória nessa vida enfrentamos, em determinados momentos, ventos e tempestades arrasadores, situações inesperadas que ultrapassam nossa capacidade e nossa força. Não importa se você é um doutor formado na melhor universidade ou se você é uma pessoa humilde que não teve oportunidades de estudar; não importa se você é rico ou pobre, se é empregado ou patrão, se é capacitado ou não... Quando um vento contrário nos atinge esses "rótulos da sociedade" deixam de existir e a situação torna-se insustentável. A pergunta aqui é: o que fazer para vencer os ventos contrários? Como agir diante das adversidades da vida?


Veremos nessa mensagem o exemplo deixado pelos discípulos no Mar da Galiléia e aprenderemos como superar os momentos adversos que atingem cada um de nós.

 

1- Esteja enquadrado na vontade de Deus

 

Se lermos atentamente o versículo 22 de Mateus 14 perceberemos que os discípulos não estavam no Mar da Galiléia a toa. Em Mateus 14:22 diz: "Logo em seguida ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão".


Os discípulos foram para o mar obedecendo a ordem de Jesus, seguindo assim a vontade do Senhor. Não estavam lá por capricho, nem a passeio, mas tinham uma ordem para cumprir. Dessa maneira aprendemos o primeiro ensinamento para quem quer vencer os ventos contrários: enquadre-se na vontade do Senhor, obedeça as Suas ordens.


Se você for submisso a Deus, obedecendo-lhe em tudo e ouvindo a Sua voz, certamente Ele verá a sua situação e virá como seu socorro bem presente no momento da angústia para livrá-lo do mal.


O Senhor não requer sacrifícios dos homens, mas obediência! Veja a resposta do profeta Samuel para Saul quando este tentava justificar-se de sua desobediência ao mandado de Deus:


"Porém Samuel respondeu: Tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça a sua palavra? Obedecer é melhor do que sacrificar, e atender melhor é do que a gordura de carneiros." I Samuel 15:22


Por isso não adianta fazer sacrifícios, votos a Deus ou promessas de espécie alguma. O Senhor não requer isso e não é isso que O agrada. Quer ser agradável ao Senhor? Então obedeça a Sua vontade, submeta-se a Cristo e você verá a recompensa que o bom servo recebe de seu Senhor.


"O seu senhor lhe disse: Bem está servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu senhor."  Mateus 25:21

 

2- Não questione ao Senhor

 

Na mesma narrativa em Marcos 6:31-32 vemos que Jesus, ao receber os discípulos (pois havia enviado os doze, de dois em dois, pelas cidades, para anunciar as boas novas do reino dos céus) pretendia levá-los para um lugar deserto, a fim de que eles se alimentassem e descansassem. Mas no versículo 33 vemos que as multidões, vendo-os sair, seguiram eles e chegaram antes deles ao local para o qual estavam se dirigindo.


Os discípulos estavam cansados e não tiveram tempo de descansar, apesar de Jesus ter tentado dar-lhes descanso, pois o povo não permitiu. Logo depois o Senhor mandou-lhes entrar no barco e ir para o outro lado do mar. Eles estavam cansados e ainda receberam essa ordem e teriam que remar, gastando mais energia para cumprir a vontade do Senhor.


Um ponto interessante aqui é que não vemos nenhum deles resmungando, nem questionando, nem reclamando. Eles só queriam obedecer. Esse é o segundo ensino para vencermos os ventos contrários: não questione a ordem que você receber de Deus, mesmo que você já esteja cansado pelas lutas e situações do seu cotidiano. Lembre-se que na parte C de Romanos 12, versículo 2, está escrito que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Siga essa vontade, não questione nem murmure e o Senhor te fará prosperar e vencer.


"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará."  Salmo 37:5

 

3- Não desista! Lute!

 

Os discípulos de Jesus, nessa passagem que lemos, nos dão um grande exemplo acerca de perseverança e luta. Quando lemos novamente a passagem em Mateus 14:23-24 vemos que ao cair da tarde, Jesus estava sozinho no monte orando e o barco já estava no meio do mar, açoitado pelas ondas, porque o vento era contrário.


Para compreendermos a lição de perseverança que os discípulos nos dão, você deve saber algumas coisas sobre o Mar da Galiléia e a contagem de tempo naquela época. Primeiramente, apesar do nome muitas vezes ser dado como Mar da Galiléia, na verdade se trata de um lago com aproximadamente 21 quilômetros de comprimento por 13 quilômetros de largura que, muitas vezes, era açoitado por fortes ventos e tempestades. Vemos que ao cair da tarde os discípulos já estavam no meio do mar, sofrendo com os ventos contrários. O cair da tarde para os judeus indica o fim do dia e princípio da noite, correspondente ao horário das 18 horas. A noite e o dia para os judeus são divididos em 12 horas, de forma que do nascer ao pôr-do-sol é contado 12 frações de tempo e o mesmo para a noite. No caso da noite, os judeus contavam como vigílias de 4 horas cada, existindo assim 3 vigílias e os romanos contavam 4 vigílias de 3 horas. Os autores dos evangelhos fizeram uso da vigília romana para indicar o tempo que os discípulos ficaram no mar. Assim no versículo 25 vemos que os discípulos continuavam lutando contra a fúria do vento e já era a quarta vigília da noite, ou seja, entre 3 e 6 horas da manhã.


Eles estavam remando há cerca de 9 horas sem parar tentando cumprir a vontade de Jesus e chegar do outro lado. Lembre-se que a extensão desse mar é 13 Km de largura e eles não estavam na parte mais larga. Eles estavam remando e remando sem sair do lugar a horas, continuavam no meio do mar. Suas forças certamente estavam acabando. Eles eram homens acostumados com o mar (eram pescadores), tinham experiência nessa área, técnicas para enfrentar ventos e ondas impetuosas, mas apesar de tudo isso não estavam conseguindo vencer a situação.


Talvez seja exatamente isso que você esteja enfrentando hoje. Uma situação incontrolável, que foge de sua capacidade de solucionar. Talvez você já tenha usado todos os recursos, toda a sua experiência e conhecimento, sem resultado nenhum. Suas forças, assim como os discípulos, podem estar acabando... Mas não pare de lutar! Faça como o exemplo dos discípulos: lute, persevere, aguente firme, esforce-se ao máximo porque o Senhor virá em teu auxílio. Ele vai te ajudar nessa situação, creia e persevere! Não desista, pois não há vento nem tempestade que possa impedir o Senhor de te abençoar. Ele está vendo o seu esforço e a sua luta, porque nada passa despercebido aos olhos do Senhor.


Leia o que está escrito em Marcos 6:48: "E, vendo-os fatigados a remar, porque o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando por sobre o mar".


Jesus viu o esforço deles e que já estavam cansados de lutar. Ele também está vendo o seu esforço e, assim como veio em socorro dos discípulos naquele tempo, também virá em seu socorro nesse tempo presente, pois "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e eternamente" Hebreus 13:8.


Tome posse dessa palavra e fique firme em Nome de Jesus!

 

4- Jesus andou sobre o mar

 

O nosso Deus é Todo Poderoso, tem todo o poder no céu e na terra. Ele andou por sobre o mar, não se importando com a fúria dos ventos ou a força das ondas. Sabe por que Ele fez isso? Para mostrar a nós o seu eterno poder e para que saibamos que não há limites nem impossíveis para Ele.


Aquilo que tem pesado sobre você não tem peso algum para o Senhor. A situação que tem oprimido e perturbado você não é maior do que o nosso Deus! Jesus caminhou por sobre o mar para mostrar aos discípulos que aquilo que os estava oprimindo por horas não era nada diante Dele e estava totalmente em Seu controle, debaixo de Seus pés. O mar revolto e as ondas ficaram sob os pés de Jesus, que caminhava sobre elas calmamente.


Isso é profético para a sua vida! Não importa o tamanho do problema, nem a força do vento contrário, Jesus Cristo tem poder para andar sobre essa adversidade e te dar a vitória! Creia Nele de todo o seu coração, aguente firme e veja o livramento do Senhor sobre a sua vida!

 

5- A dúvida e a fé

 

No versículo 28 até o 31 vemos algo muito interessante acerca da fé e da dúvida. A fé é o agente que move o poder de Deus a favor daquele que crê. A dúvida faz o homem se perder e afundar. Observe o que ocorre com Pedro: ele pede ao Senhor uma palavra para poder andar sobre as águas (versículo 28); o Senhor profere a palavra e Pedro começa a andar pelas águas (versículo 29); enquanto conservou a fé no que Jesus disse manteve-se em pé sobre a situação; pela fé caminhou em meio a ondas e forte vento, o que os discípulos, juntos, não conseguiam vencer.


A fé fez com que Pedro andasse sobre as águas e, se ele tivesse conservado a fé, teria chegado a Jesus tranquilamente. Contudo, observando em volta e vendo a fúria do vento e do mar ele temeu, duvidou, e a fé deu lugar a incerteza, fazendo-o afundar (versículo 30).


A dúvida e a fé cumprem papéis antagônicos na nossa vida. A primeira te faz afundar, a segunda te faz caminhar. A primeira te faz cair, a segunda te faz levantar. A primeira move a situação sobre você (quando Pedro duvidou o mar começou a engoli-lo), a segunda move você sobre a situação (te faz caminhar sobre o mar).


Portanto, crer no Senhor e conservar a fé é outro ensinamento que uma pessoa deve aprender para vencer os ventos contrários e o mar revolto.

 

6- O vento cessa quando Jesus entra no barco

 

Observamos na leitura de Mateus 14:22-32 que em todo o tempo da narrativa o vento não parou de soprar contra o barco dos discípulos. Eles remam por cerca de 9 horas e o vento estava soprando. Jesus começa a caminhar por sobre as águas e o vento não cessou. Pedro pede permissão e vai ao encontro de Jesus por sobre o mar e o vento continua forte. O Senhor salva a Pedro de se afogar e o vento continua soprando. Somente no versículo 32, quando Jesus entra no barco, o vento cessou.


Sabe qual é o ensinamento em tudo isso? O ensino é que não importa o quanto você lute, nem o quanto se esforce, o vento na sua vida só vai cessar se Jesus puder entrar no seu barco! Tudo o que dissemos aqui: obediência ao mandamento, não questionar as ordens recebidas, perseverança, ter fé, somente terá resultado contra os ventos contrários se Jesus entrar no barco da sua vida.


Portanto, se você está enfrentando um forte vento contrário, se você esforçou-se e lutou, mas não conseguiu sair dessa situação, não perca mais tempo. Entregue o controle de seu barco a Jesus, convide-o para entrar em sua vida. Somente assim o vento que te castiga até agora irá cessar e você poderá chegar ao outro lado.


Se você ainda não entregou a vida a Cristo, confessando-o como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador ou se você está caído, afastado do evangelho, venha para os braços do Pai hoje. Entregue a sua vida a Ele, confesse os seus pecados, confie Nele e então verá o rumo de sua embarcação mudar, sua história não será mais a mesma e as bênçãos do Senhor serão derramadas sobre você!


Transforme o vento contrário em brisa suave que sopra em seu favor confessando a Jesus Cristo como seu Único e Suficiente Salvador.


Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!