Como desviar o pensamento do mal?

19-11-2010 14:48

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8
 
Já fui perguntado certa vez: "Como eu posso desviar meu pensamento daquilo que é mal?" Paulo, no versículo acima, nos ensina justamente sobre essa questão. Os estudiosos da ciência já demonstraram que cada um de nós possui apenas um processo mental por vez. Não conseguimos prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo mas, em frações de tempo muito pequenas, nossa mente se volta para uma tarefa e depois, em outra fração de tempo muito curta, se volta para outra tarefa. Mesmo aquelas pessoas que possuem uma vida agitada e atarefada somente trabalham com um processo mental por vez.
 
Se possuímos somente um processo mental, a forma de aliviar os pensamentos da malícia, desonestidade, desejos impuros e profanos é focar nossos pensamentos em algo bom, agradável, honesto, puro e santo, ou seja, nas coisas de Deus. Há mais de dois mil anos o apóstolo Paulo já sabia sobre essa verdade e em diversas cartas escreveu sobre esse assunto, inclusive na carta aos Colossenses, capítulo 3, versículo 2 ele diz: "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra".
 
Satanás também conhece esse princípio e por isso todos os dias somos bombardeados de informação maligna, principalmente pelos meios de comunicação. Cuidado com o que você vê, pois o processo visual é o mais próximo e mais rápido de atingir o processo mental. Por isso também Jesus Cristo disse: "A lâmpada do corpo são os olhos, se os seus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz" Mateus 6:22.
 
Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!