Características de Deus

24-11-2010 12:58

A Bíblia, juntamente com a Teologia, nos fornecem muita informação sobre as características de Deus. Nesse pequeno estudo citarei algumas das características principais, focando principalmente o que a Bíblia ensina, visto que não interessa para nós, nesse estudo, aprofundamentos teológicos. Mas, em virtude da facilidade que a Teologia nos proporciona em determinadas explicações, farei uso de alguns de seus termos, quando for oportuno. Vamos começar...

 

1- Onisciência - Conhece todas as coisas

 

A onisciência é uma característica exclusiva de Deus. Onisciência é a capacidade de conhecer todas as coisas, em todos os tempos, de todas as eras, ao mesmo tempo. O Senhor possui essa capacidade e, desta forma, Ele sabe o que acontecerá daqui a 100 anos, assim como sabe o que acontece agora. Ele conhece tudo o que está ocorrendo na China, ao mesmo tempo que sabe o que está se passando em sua mente nesse instante. Nada escapa ao Seu conhecimento completo e isso é testificado pela passagem bíblica abaixo:

 

"Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces." Salmo 139:1-4.

 

2- Onipresença - Está em todos os lugares

 

A onipresença é uma característica exclusiva do Senhor, que significa a presença Dele em todos os lugares, ao mesmo tempo. Desta maneira se você está na China e eu no Brasil, ambos podemos contar com a presença do nosso Deus. Por essa razão também a Bíblia ensina que ninguém pode escapar de suas mãos (Isaías 43:13). O Salmo 139:5 testifica dizendo: "Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão" e nos versículos 7 e 8 diz: "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também."

 

3- Onipotência - Poder para fazer tudo

 

A onipotência é o poder ou capacidade que Deus possui para fazer qualquer coisa que quiser. Através da onipotência criou Deus os céus, a terra, os seres existentes nesse mundo e, no sexto dia, criou o homem (Gênesis 1). Pelo seu eterno poder dividiu o Mar Vermelho para que o povo de Israel fugisse do Egito (Êxodo 14:21). Temos relatos diversos, em momentos diferentes da história bíblica, que demonstram a onipotência de Deus. E o melhor: tal poder está disponível para todo aquele que crê no Senhor Jesus Cristo!

 

"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios, falarão novas línguas, pegarão nas serpentes e, se beberem alguma coisa mortífera não lhes fará dano algum, e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão." Marcos 16:17-18

 

"E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." João 14:13-14

 

4- Três em Pessoas, mas Um em Essência

 

Este é realmente um grande mistério que, se alguém for tentar entender por completo, pode enlouquecer! Sobre esse assunto darei a explicação mais aceita e não tentarei ultrapassar os limites desse mistério, sabendo que "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre" Deuteronômio 29:29.

 

Deus é, na verdade, formado por Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo, as quais participam da mesma essência divina. Desta maneira Deus, em relação a pessoas, é três, mas com relação a essência, é somente um. Assim uma definição aceita para essa característica é: Deus é um só, subsistindo em três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo), as quais participam da mesma essência divina.

 

Esse é realmente um assunto que pode dar um "nó" na cabeça de muita gente! Pois essas três pessoas, além de serem distintas, também possuem conhecimentos diferentes! Veja o que disse Jesus acerca de sua volta em Mateus 24:36: "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente o Pai". E depois, quando fala do Espírito Santo, disse: "Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar" João 16:13-14. Ou seja, o Espírito Santo ouviu o que Jesus disse e anuncia para nós hoje!

 

Mas, ao mesmo tempo que são pessoas diferentes, com características e conhecimentos diferentes, também são UM SÓ: "Eu e o Pai somos um" João 10:30. Por isso que eu disse no início desse tópico que grande é este mistério, mas é uma característica do nosso Senhor.

 

5- Antropomorfismo

 

Antropomorfismo é o nome dado a atribuição de características físicas (mãos, pés, olhos, ouvidos e outros) a Deus. Essa atribuição de características físicas é um meio utilizado na Palavra para aumentar o nosso entendimento sobre o Senhor. Na verdade a Bíblia diz que "Deus é Espírito" João 4:24 e, sendo espírito, não possui olhos, mãos, pés nem outras partes que compõem um corpo, visto que um espírito não tem forma corpórea. Veja algumas passagens bíblicas onde é usado o recurso do antropomorfismo:

 

Salmo 34:15: "Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor" - atribuição de olhos e ouvidos.

 

Isaías 43:13: "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" - atribuição de mãos.

 

Isaías 66:1: "Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?" - atribuição de pés.

 

O fato do Senhor ser espírito e, portanto, não possuir um corpo, não o impede de aparecer com forma corpórea para que seus servos o vejam e compreendam sua vontade. Observe essas passagens bíblicas onde o Senhor aparece, tanto com forma humana, como em forma de outros seres:

 

Apocalipse 1:13-16: "E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece".

 

Apocalipse 5:5-6: "E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra" - perceba a descrição de Jesus Cristo!

 

6- Antropopatismo

 

Antropopatismo é a atribuição de sentimentos da órbita humana para Deus. Também é um recurso usado para explicar alguns detalhes sobre momentos bíblicos e a reação do Senhor. Por exemplo, em vários instantes, é dito que o Senhor se irou, se indignou, se arrependeu, entre outros. Contudo tais sentimentos não são compatíveis com um Deus onisciente, pois dizer que Deus se arrependeu, por exemplo, significa falar que Ele estava errado naquilo que pretendia fazer (o que é um absurdo). Assim sendo, essa atribuição de sentimentos é apenas uma forma bíblica de explicar momentos da história e como o Senhor se portou diante das situações, não significando que Deus realmente se ira, como o homem, ou se arrepende, como os seres humanos.

 

Veja abaixo algumas passagens bíblicas onde é usado o recurso de antropopatismo:

 

Êxodo 4:14: "Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração." - sentimento de ira.

 

Deuteronômio 3:26: "Porém o Senhor indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes o Senhor me disse: Basta; não me fales mais deste assunto" - sentimento de indignação.

 

Gênesis 6:6: "Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração." - sentimento de arrependimento.

 

Deuteronômio 30:9: "E o Senhor teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto de teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais" - sentimento de alegria.

 

Gênesis 2:2: "E havendo Deus acabado no sétimo dia a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito." - atribuição de cansaço ou necessidade de descanso.

 

Percebam que tais sentimentos não condizem com Deus, pois senão teríamos que admitir que o Senhor se cansa, erra e por isso se arrepende, se ira, e a própria Palavra, ao falar do Senhor, contradiz esse entendimento. Veja abaixo alguns exemplos:

 

Salmo 121:3-4: "Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel." - o Senhor não precisa dormir nem descansar.

 

João 5:16-17: "E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." - Deus não pára de trabalhar nem no sábado, não necessita de descanso.

 

Números 23:19: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" - o Senhor não se arrepende, pois não erra.

 

Por tudo isso verificamos que esse recurso, chamado antropopatismo (atribuição de sentimentos humanos ao Senhor) é somente para ilustrar, de uma forma mais didática, momentos de ação divina diante das situações.

 

7- Sempre Existiu

 

Deus é o criador de todas as coisas que existem, tanto nos céus como na terra. Todo o universo, os planetas, as estrelas, os continentes, os céus, os mares, os anjos, os seres vivos, tudo foi criado pelo Seu poder, através da Sua Palavra. Mas Ele próprio não possui um criador, ou um nascimento. O Senhor sempre existiu e isso é confirmado pelas Sagradas Escrituras:

 

Isaías 43:13: "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?"

 

8- Imortalidade

 

O Senhor, como vimos anteriormente, sempre existiu. Além desta característica, Ele também é imortal, ou seja, nunca deixará de existir. Existem várias passagens que ilustram esse fato:

 

Salmo 66:7: "Ele domina eternamente pelo seu poder; os seus olhos estão sobre as nações; não se exaltem os rebeldes. (Selá)."

 

Salmo 146:10: "O Senhor reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Louvai ao Senhor."

 

I Timóteo 1:17: "Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém."

 

9- Imutabilidade

 

Imutabilidade é uma característica de Deus segundo a qual Ele permanece sempre o mesmo, não mudando apesar da passagem dos tempos e das eras. Ele não envelhece nem muda sua forma de pensar e/ou agir de acordo com a cultura social. Por essa razão também Sua Palavra permanece a mesma e tem o mesmo efeito hoje. Entre os versículos que tratam disso podemos citar:

 

Hebreus 13:8: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente."

 

Tiago 1:17: "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação."

 

10- Deus é Amor

 

Vimos anteriormente que o antropopatismo é a atribuição de sentimentos humanos para Deus. Atribuir sentimentos como ira, irritação, alegria e outros ao Senhor foi a maneira que o próprio Senhor encontrou para deixar as escrituras em um nível de compreensão mais básico, facilitando o nosso entendimento. Contudo, com relação ao amor, não é assim.

 

Sentimentos gerais (ira, raiva, irritação, alegria, ódio) estão relacionados com a alma do homem e, por essa razão, não podem ser aplicados ao único Deus, que é Espírito (João 4:24). Já o amor é um caso particular, conforme está escrito em I João 4:8: "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor".

 

Perceba o emprego do verbo SER na frase do apóstolo João. Ele não disse que Deus ama (o que poderia ser associado ao antropopatismo), mas disse que Deus é amor. O amor, nesse caso, não se refere simplesmente a um sentimento associado a alma, mas está sendo relacionado com caráter. O verbo SER é demonstrativo de essência, formação do caráter de alguém e, nesse caso, João está dizendo que Deus possui o amor como parte componente de seu próprio caráter divino.

 

Veja outras passagens que associam o amor a Deus e a Sua perfeição:

 

Colossenses 3:14: "E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição." - torna nosso caráter parecido com o do Senhor.

 

I João 4:16: "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele."

 

Por essa razão considero o amor como outra característica do nosso Senhor e, por causa dele, recebemos Salvação em Seu Nome, graças ao sacrifício de Jesus Cristo.

 

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!