A Salvação de Deus

24-05-2022 12:36

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8,9

 

O cristianismo é, sem dúvida, diferente de todas as outras religiões do mundo. Todas as religiões, incluindo o cristianismo, ensinam um "caminho de salvação" para seus adeptos, mas somente o cristianismo ensina que é unicamente o favor imerecido de Deus (ao que chamamos graça) que torna possível a salvação. Todas as outras religiões ensinam que o homem deve fazer algo para ser salvo, precisa destas ou daquelas virtudes para ser aceito por Deus, mas o cristianismo diz "não de obras, para que ninguém se glorie".

 

Ao invés de exigir obras dos homens, o cristianismo mostra a obra de Deus por meio de seu Filho Jesus Cristo e ensina que, por meio da obra de Cristo realizada na cruz, morrendo em lugar dos pecadores, somente assim podemos nos achegar a Ele. Cristo nos atribui sua justiça enquanto, ao mesmo tempo, pagou o preço pelos nossos pecados morrendo no madeiro. Ele é o segundo Adão, representando a raça humana que é salva por Deus. Por sua justiça somos justificados, por seus méritos somos abençoados e por seus sofrimentos somos redimidos.

 

As religiões do mundo trazem um tipo de salvação que inicia no homem em direção a Deus. Já o cristianismo mostra que a salvação não iniciou na vontade humana (na verdade é ensinado que o homem nem buscava, nem se importava com Deus). Isso se torna bem claro quando lemos João 1:12-13: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."

 

Foi a vontade divina que tornou possível a salvação. Foi escolha do Senhor salvar, não nossa escolha. A Bíblia deixa claro que para nós era impossível escolher a Deus: "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos" Efésios 2:4,5a. A declaração aqui era de morte e como sabemos um morto não tem capacidade de escolher coisa alguma. Somos mortos espirituais, incapazes de voltarmos para o Senhor por nossos próprios pés. Era necessário que uma vivificação acontecesse conosco como diz o restante do versículo: "nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos" Efésios 2:5b.

 

Também existe outra diferença entre o cristianismo e as religiões do mundo. As diversas religiões costumam ensinar um método pelo qual a pessoa pode ser salva e, se permanecer no método, continuará salva. Caso desista do método proposto ela perde a salvação. Já no cristianismo percebemos claramente que a perda de salvação não é algo possível. Veja novamente essa parte do capítulo de João 1:13 "os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." A salvação nos é apresentada como um novo nascimento! Isso vai de encontro às palavras de Jesus para Nicodemos "A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." João 3:3. O homem, na salvação, recebe uma nova natureza, um novo coração, uma nova disposição interior que o impulsiona para os braços do Pai: "Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis." Ezequiel 36:26,27.

 

Além disso é impossível perder tal condição. Jesus declara: "Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora." João 6:37 e ainda "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar." João 10:27-29.

 

Diante de todo o exposto podemos dizer que a salvação é iniciada em Deus, realizada por meio de Cristo e mantida pela obra do Espírito.

 

Mas certamente alguns poderão dizer: "Então não tenho que fazer nada?" e nossa resposta é: "A salvação não exige obras, mas fé. Sendo a fé dom de Deus, ou seja, oriunda Dele, então não há obras humanas que sejam necessárias." Ao que pode ser respondido: "Então posso fazer o que quiser e está tudo bem?". Ao que respondemos categoricamente: "NÃO!". As obras tem seu papel na vida de um verdadeiro cristão. O problema das religiões é trocar os papéis das coisas. Nunca dissemos que não há obras a se fazer, mas sim que elas não fazem diferença para ser salvo. Contudo, uma vez salvo, a verdadeira fé é demonstrada em atos. Leia todo o conteúdo do novo testamento e verá que, após serem salvas, as pessoas experimentaram profundas mudanças de atitudes e realizaram obras incríveis. Contudo não fizeram isso para garantir a salvação, nem para obtê-la, mas porque eram salvas. As obras externalizam o amor e a fé de um coração transformado pelo poder de Deus.

 

Após a salvação vem um período de constantes lutas interiores contra nós mesmos! Precisamos lutar contra nossas corrupções interiores, desejos pecaminosos e inclinações más. No entanto nada disso serve para manter a salvação ou mesmo para consegui-la. Fazemos isso pelo mesmo amor e fé que inundou nossos corações por um Senhor tão maravilhoso que morreu na cruz em nosso lugar. Afinal, como irei ter prazer naquilo que desagrada e ofende a quem tanto me amou? Essas são obras de gratidão!

 

Assim como sabemos que amor não demonstrado é provavelmente falso, entendemos que as obras de fé e amor são demonstrações do verdadeiro amor por Cristo e pelas pessoas que Ele tanto amou.

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!