A Pobreza de Jesus Cristo

09-10-2018 09:42
"Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis." 2 Coríntios 8:9
 
Nessa mensagem quero levá-los a refletir sobre o amor de Jesus por nós. Imaginem por um instante isso: um Rei, cheio de glória, cheio de poder, cheio de riquezas, vestido de melhores trajes, com uma coroa resplandecente em Sua cabeça, servido por milhares e milhares de súditos, não tendo falta de nada e possuindo tudo. Então, esse mesmo Rei decide que, para o bem daqueles a quem ama, Ele deve se despir das vestes reais e vestir roupas simples, trajes de camponês. Retira Sua coroa da cabeça, esvazia-se de Sua glória e resplendor, e enche-se de humildade, tomando um corpo formado do pó, de forma semelhante a aqueles que ama. Deixa os súditos no palácio, os quais O serviram sempre, para passar a servir aos outros, não com coisas, mas com Sua própria Vida Bendita!
 
Pois foi exatamente isso que fez Jesus Cristo por nós! Sendo rico, por amor de nós se fez pobre! Tendo tudo, passou a um nível infinitamente inferior ao qual era digno, para socorrer aqueles que estavam perdidos na miséria e escuridão! Deixou Sua Glória para trazer a glória aos que tinham completa carência dela!
 
Mas não foi apenas isso! Nossa tradução limita demais as palavras do apóstolo Paulo ao descrever tal ato de Cristo! Quando vamos no grego, língua original da escritura, vemos o real significado daquilo que o Senhor fez por nós!
 
A palavra grega para pobre "por amor de vós se fez pobre" é ptochos, que não significa apenas alguém que possui pouco de algo. Eu e a maioria de vocês somos pobres, mas não no sentido da palavra grega ptochos. Eu sou pobre, mas tenho casa, tenho alimento, tenho roupas, minha filha e mulher possuem de tudo (não com luxo), mas possuem. Isso não é ptochos! A palavra ptochos significa a pobreza de um mendigo, um indigente! Paulo quer dizer que Jesus Cristo, por amor de nós, se fez mendigo, se fez um indigente, tamanha pobreza na qual veio para nos salvar.
 
Um Rei se fez mendigo! Um Rei se fez indigente! Um Rei se fez tão pobre como a própria palavra pobreza talvez não consiga expressar! E tudo isso para que? Paulo responde: "para que pela sua pobreza enriquecêsseis". Um amor que doa tudo, um amor que aceita a perda de tudo, um amor que se esvazia de tudo para salvar o que ama! Esse é o amor de Jesus Cristo por nós!
 
Ele vestiu-se de um corpo carnal, feito de pó, semelhante ao nosso, corpo que sentia fome, sede, que se cansava, suava, sangrava e morria! Imagine um oleiro constituindo-se a si mesmo um vaso de barro! Imagine um pastor que se torna como ovelha, pastando no mesmo pasto de seu rebanho, sujeitando-se a comer da mesma grama, padecer os mesmos sofrimentos e muito acima de todos os sofrimentos de qualquer mortal. Isso foi o que Jesus fez por você.
 
Talvez uma pessoa, rica e próspera, pudesse suportar a perda de todos os seus bens por amor de alguém, mas suportaria morrer? Ainda mais, suportaria morrer a pior das mortes, a morte de um criminoso? Além disso, suportaria que tal ato fosse feito à vista das pessoas, sendo humilhado aos olhos de todo o mundo? E, para concluir, suportaria tudo isso sabendo que, o seu amor não era correspondido? Pois isso fez Jesus por nós! Tornou-se pobre, tornou-se fraco e pequeno como os homens, aguardando ser humilhado e morto por eles! Quem faria isso? Somente Jesus, somente Jesus!
 
Não conheço você que está lendo isso, pode ser que nunca venha a conhecê-lo, mas saiba que há Um que te conhece, e Esse deseja que você também O conheça! Seu nome é Jesus Cristo, um Rei e Senhor, que se fez pobre e servo para que você se torne filho e aceito pelo Pai, herdeiro de Deus e rico em Deus! Não virá a Ele que fez tanto para vir até você? Que não haja tal coração dentro de nós, a ponto de desprezarmos um amor tão grande assim! Que Deus conceda que nossos corações se derretam e nossos olhos se desmanchem em lágrimas aos pés Daquele que se tornou pobre para nos fazer ricos!
 
Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!