A Eterna Esperança do Cristão

29-11-2016 15:23

"Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia." Salmos 139:16

 

É maravilhoso quando paramos e meditamos no Deus de Toda Consolação! Através de conhecer Seu Eterno poder e Sua Eterna determinação, temos grande ousadia e completa medida de esperança! Talvez essa passagem bíblica, tão simples em sua escrita, mas tão profunda em seu significado, possa trazer-nos para mais perto de Deus e de Seu Bendito Filho do que jamais estivemos até hoje: "todos os meus dias foram escritos, quando nenhum ainda havia!"

 

Deus tem um plano determinado para cada ser humano na face de toda terra. Se até mesmo os pássaros possuem o cuidado de Deus, o que dizer do ser humano, a coroa da criação! "Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai." Mateus 10:29.

 

Quando reconhecemos que o Senhor tem um plano traçado para nós, e que Sua vontade é infinitamente maior e melhor do que a nossa, nos submetemos a Ele em completa rendição! Rendidos aos Teus pés, aguardamos confiadamente que Ele realize a Sua vontade sobre nós! Quando analisamos as tempestades da vida sobre esse novo olhar, não mais nos desesperamos e esmorecemos, mas com confiança aguardamos em nosso Deus o bom fim que após a tempestade virá! Saber que mesmo as dores e angústias estão sendo controladas por Aquele que dá vida aos mortos é uma grande consolação para o povo de Deus desde antes de Cristo! Veja bem o que o Salmista está dizendo: "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe", ou seja, desde o ventre de sua mãe, ainda em sua gestação, os olhos do Senhor já vigiavam seu servo e, antes do nascimento, "no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia".

 

Existem algumas doutrinas ensinadas por aí que tiram a soberania dos acontecimentos das mãos de Deus e querem colocá-los em outras mãos. Alguns colocam Deus na posição de um mero expectador, que não faz nada além de observar e ficar quieto, enquantos outros colocam mais soberania nas mãos do diabo do que nas do nosso Senhor! Se uma catástrofre acontece, logo dizem: "o diabo fez isso", se um terremoto em algum lugar, falam: "o diabo fez aquilo". Pergunto: acaso pode o diabo fazer qualquer coisa que a vontade de Deus não tenha permitido? Quando o inimigo de nossas almas questionou a fé de Jó, o que lhe respondeu a vontade divina? "E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão." Jó 1:12. Satanás não pode, sem que Deus permita, fazer absolutamente nada em lugar algum! Outro exemplo temos com o espinho na carne do apóstolo Paulo. Ele ora a Deus e o que lhe diz a resposta divina?

 

"E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." 2 Coríntios 12:7-9.

 

Havia um propósito de Deus em permitir que um mensageiro do diabo afligisse o apóstolo, e o Pai revelou a ele, pois diz: "Para que não me exaltasse pela excelência das revelações". Irmãos, podem ter certeza, é melhor ser esbofeteado por um mensageiro do diabo do que pecar contra o Deus Vivo e Verdadeiro! Nosso Senhor proveu a Paulo um meio de permanecer humilde, dependente e servil, sem auto-exaltação a qual poderia fazê-lo desobedecer e cair em pecado.

 

Talvez você possa pensar: "Mas isso não vai contra o Amor de Deus?" Respondo: Claro que não! Pois sem problemas corriqueiros e lutas como aprenderíamos a depender Dele? E, se não soubermos depender Dele, como vamos dizer que temos colocado Nele a nossa confiança, como está escrito em Hebreus 2:13? A Palavra diz que "Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." Hebreus 10:38, mas como exercitar a fé se não surgirem situações que demandem fé? Se tudo sempre vai bem a alma apodrece, pois são nos momentos de maior fúria que nos prostramos e clamamos pelo Deus do Céu! Nossa natureza costuma acomodar-se em toda situação. Se um homem, por exemplo, tem dor na unha do pé, mas encontra uma posição em que a unha não doa, ele se acostuma e não vai ao médico. Assim somos muitos de nós em relação a Deus e à fé! Buscamos a Sua face quando a escuridão paira, mas se brilhar a luz nos acomodamos! Orávamos 5 vezes aos dia, agora que veio a bonança, se der tempo, oramos ao deitar (se o sono permitir). Por isso a aflição e a angústia, mesmo parecendo coisas más, acabam servindo a um propósito maior do Senhor, provendo maior comunhão com Seu Espírito do que se tudo estivesse bem!

 

Mas alguém pode dizer: "Não consigo enxergar um Deus amoroso que permita dores e aflições". Pois bem, o que diz a escritura acerca de Jesus, logo após ser batizado? Está escrito: "Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." Mateus 4:1. Pergunto: Foi o diabo que levou Jesus ao deserto? Foi sem consentimento de Deus que Nosso Senhor, o Filho de Deus, Todo Poderoso e Santo, foi tentado por 40 dias e noites pelo próprio Satanás? Não está claro no texto que foi o Espírito, ou seja, o próprio Espírito Santo que conduziu Cristo para ser tentado? E alguém pode afirmar, sem que sua consciência fique completamente atordoada, que o Pai não ama o Filho? E, se o Pai ama o Filho, como Ele mesmo disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." Mateus 3:17, segue-se que a tentação era necessária para cumprir um propósito maior do Pai!

 

Assim também acontece com cada um de nós, filhos de Deus! Quando compreendemos, à Luz das escrituras sagradas, que tudo já havia sido determinado antes de nosso nascimento, escrito no livro de Deus, permitido pela vontade Dele para um propósito maior em nossas vidas, sendo controlado pela Sua Vontade, para louvor e Glória do Seu Nome, temos grande consolação, bom ânimo e forças além de toda comparação. "No mundo tereis aflições" disse Jesus aos discípulos, mas "tende bom ânimo, eu venci o mundo" João 16:33. Ele está no controle, Ele venceu, nada em absoluto passa despercebido aos Seus olhos. Não há lágrimas, nem choro, nem clamor, nem dores que Ele não conheça, mas tudo resultará em Salvação e júbilo ao Nome do Senhor! Fique firme e creia, Ele já venceu pelos Seus!

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!