A Escrita na Terra

23-06-2011 12:25

"Os escribas e os fariseus trouxeram a Jesus uma mulher apanhada em adultério. Puseram-na de pé no meio do grupo, e disseram a Jesus: Mestre, essa mulher foi apanhada em adultério. Na lei nos ordenou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas. Ora, o que dizes? Eles usavam esta pergunta como uma armadilha, para terem de que acusá-lo. Mas Jesus se inclinou, e começou a escrever na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, ele se endireitou e disse: Aquele que dentre vós está sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. Inclinando-se novamente, escrevia na terra." João 8:3-8

 

Essa passagem bíblica é, sem dúvida, muito conhecida dos cristãos. Contudo, quero chamar a sua atenção para um detalhe muito importante acerca dessa passagem, que serve para todos nós, em nosso dia a dia. Sempre que vemos, na Bíblia, Jesus fazer algo inédito, devemos atentar muito bem, pois por trás existe um significado e um ensino importantíssimo, que deve ser aplicado e vivido.

 

O Senhor faz algo que nunca tinha feito antes, quando questionado pelos escribas e fariseus: Ele se abaixa e começa a escrever na terra com o dedo. Mas por que Ele fez isso? O que Ele queria dizer para aquela multidão de acusadores? Estaria Jesus brincando? Claro que não! O Nosso Senhor queria lembrar aquela multidão do que está escrito em Gênesis 2:7: "Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente".

 

Jesus estava querendo dizer: "Se todos vocês são feitos do mesmo pó, que direito têm de julgar ao seu próximo? Se todos igualmente são feitos do mesmo material e são semelhantes em erros e acertos, porque pensam que podem acusar e condenar alguém?"

 

Caro leitor e amigo, todos nós, em algum tempo do passado, éramos apenas pó da terra, igualmente inúteis e sem vida! Deus nos concedeu viver e adorar a Ele, vivendo em retidão e santidade, não nos julgando, nem nos condenando, pois isso não foi o propósito da criação. Por esta razão também está escrito: "Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido, hão de vos medir" Mateus 7:1-2.

 

Viva bem, quanto for possível, com todas as pessoas, não sendo um acusador dos erros alheios, mas focando-se nas qualidades que as pessoas mostram ter. Ore por aqueles que andam por caminhos errados, para que Deus os alcance e, na medida do possível, seja você um agente do Senhor para a transformação de vidas, assim como Jesus nos deu o exemplo, livrando aquela mulher da morte por apedrejamento. Façamos o bem a todos e, no devido tempo, receberemos a recompensa.

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!