A Doutrina da Eleição - Um Exemplo em Judas

24-11-2016 17:00

"Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes, e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata" Mateus 26:14-15

 

Judas Iscariotes, na minha opinião, é um dos maiores exemplos que temos da Doutrina da Eleição. Nele vemos um homem que, para um leitor descuidado, pareceria um verdadeiro filho de Deus:

 

1- ele se juntou a Cristo e aos discípulos, aprendendo o mesmo que eles;

 

2- presenciou os milagres de Jesus;

 

3- não abandonou Jesus após o Sermão de João 6 (leia João 6:26-69);

 

4- foi enviado com os demais discípulos a pregar nas aldeias e recebeu poder de realizar curas e expulsar demônios (leia Mateus 10).

 

Contudo, apesar disso, na última páscoa, traiu e entregou o Senhor por trinta moedas de prata! Meus irmãos, seja notório a todos vocês que se havia alguém que tinha características de um verdadeiro cristão (aos olhos desapercebidos) era Judas! Ele ouviu todos os discursos de Cristo, presenciou Seus milagres, provavelmente quando enviado às aldeias para pregar realizou milagres juntamente com os outros, viu o rosto de Nosso Senhor por três anos e meio, mas no final, mostrou-se um filho do diabo: "Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo." João 6:70.

 

Judas é o maior exemplo bíblico que temos de uma pessoa Não Escolhida! Quando alguém não faz parte dos escolhidos de Deus, podem ter certeza, nem se o próprio Cristo aparecer em sua frente ela se converterá! Nem mesmo um milagre, uma revelação, uma visão especial, nada em absoluto fará curvar seus joelhos e clamar por Jesus! Assim como Saulo, em uma única aparição de Cristo, converteu-se totalmente e se tornou um dos maiores apóstolos, assim um infiel, se não escolhido, poderia contemplar o rosto da glória do Senhor e nunca se curvar a Ele em adoração!

 

Gostaria de chamar a atenção agora para outro fato da vida de Judas, o qual é bem contemporâneo e pode ser percebido na vida de muitos falsos irmãos: a máscara de cristianismo nunca fica bem ajustada! Passado um tempo, a máscara sempre cai e revela o mal que estava por baixo dela! Eis alguns outros fatos bíblicos da vida de Judas:

 

1- Era ladrão: "Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento. Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava." João 12:3-6;

 

2- Era ganancioso: "Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes, e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei?" Mateus 26:14;

 

3- Era desequilibrado e descrente: "E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar." Mateus 27:5.

 

Infelizmente há muitos dentro da igreja que utilizam uma capa de crente, mas basta saírem fora dos templos, tiram a capa e tomam a túnica da iniquidade. Esses traidores do Reino provocam contendas, queixas e vergonha contra o Caminho da Verdade, não temem o Senhor dos Senhores e acabam por dificultar a vinda de novos irmãos à fé! Usam máscaras de cordeirinhos, mas por dentro são lobos devoradores! A esses avisou o Senhor:

 

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." Mateus 7:21-23.

 

A Doutrina da Eleição é apta para explicar tanto a dureza do coração do homem, como o seu quebrantamento, tanto a sua teimosia como a sua conversão. Assim, por mais duros que sejam os corações dos eleitos, eles sempre se derreterão diante da visão de Cristo e, por mais experiências que os demais tenham com Deus, jamais reconhecerão a Cristo Nosso Senhor!

 

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!